TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entendendo a Previdência

Por:   •  22/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.052 Palavras (9 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 9

ENTENDENDO A PREVIDÊNCIA 

Alanna Aparecida Silva, 4°Período, Administração.

Andressa Moreira da Silva, 4°Período, Administração.

Camila Hott Nunes Sana, 4°Período, Administração.

Larissa Hohn Cota, 4°Período, Administração.

Jose Antônio Silva Vieira.

Tipo de apresentação: Apresentação oral.

Resumo:

A Previdência Social consiste em uma arrecadação mensal com objetivo de proteger o trabalhador benefíciando-o com a aposentadoria e, o cargo-chefe para essa capitalização mensal, é o Instituto Nacional de Seguros (INSS). Diferente da Previdência Social, a Previdência Privada é uma ótima opção para quem deseja complementar a aposentadoria do INSS. Existe vários tipos de contribuição e planos para aderir à Previdência Privada, com tributações e descontos distintos, já a Social é determinada pela empresa que repassa o valor ao cargo-chefe. A Previdência Social vem para assegurar ao trabalhador no cenário de afastamento do trabalho, enquanto a Privada beneficia na complementação desse benefício.

Palavras-chave: Previdência, Previdência Social, Previdência Privada, Planos e Benefícios.

  1. INTRODUÇÃO 

O desejo da maioria das pessoas é em algum momento da vida, reduzir o ritmo de trabalho ou se aposentar. Esta necessidade cresce conforme a idade avança. Por isso, criou-se o sistema de Previdência Social.

A ideia é que as pessoas contribuem ao longo da vida, durante o período em que estiverem trabalhando e, quando atingirem determinada idade e tempo de contribuição, terão direito a aposentadoria.

Porém, o assunto da atualidade é em relação aos debates da reforma da Previdência Social em nosso país. A novidade vem tomando os meios de comunicação e mostrando como isso pode influenciar no futuro deste nosso modelo atual de Previdência Social.

Com isso, o aumento da procura pela Previdência Privada é relevante e apresenta uma alternativa para aqueles que deseja complementar os benefícios que receberá no futuro.

  1. OBJETIVO 

Analisar as relações e diferenças na Previdência Social e Privada, expondo os principais benefícios existentes no assunto.

  1. METODOLOGIA 

Esta pesquisa será realizada por meio de conhecimentos adquiridos com estudos, sites que definem, auxiliam no entendimento e vantagens do assunto em questão. Portanto, a pesquisa científica para realização desse trabalho é destinada à fundamentação terórica, alcançando dessa forma, o objetivo geral.

  1. DESENVOLVIMENTO

  1. Previdência

Previdência é aquilo que se prevê, com o objetivo de evitar preventivamente, algo indesejado que possa atingir o individuo futuramente.                                                                                                      Com isso, foram criadas medidas no ambito economico e financeiro, a fim de que garantisse a sobrevivência financier de pessoas em situaçoes de velhice ou invalidez, como por exemplo: a aposentadoria e a pensao. Para isso, o individuo contribui com uma quantia mensal por  um determinado período.

Segundo Margarete  Souto Oliva (2008, p. 1)  A previdência social é um segmento de seguridade social, destinado a estabelecer um sistema de proteçao social mediante contribuiçao, que objetiva proporcionar meios de subsistencia ao segurado, e sua familia,  quando necessário.

  1. História da previdência social

Em 1923, surgiu o primeiro conceito de previdência no Brasil, com o intuito de formar reservas para os empregados das empresas ferroviarias do país. Ganharam mais atençao, com o avanço da industrialização que imcentivaram o surgimento de varios institutos de aposentadoria e pensão.

A previdência privada ou complementar, se eleva a um processo de evolução dos institutos fechados de pensão e socorro mutuo, que tinha a função de pagar aos familiares uma pensão em caso de morte do empregado. E através da lei n° 6.435 a previdência social foi regulamentada, no ano de 1977.

Nos anos de 1980, constituiam público alvo dos grupos financeiros para aquisição de planos de previdência privada, os brasileiros entre 30 a 40 anos, que não exercessem cargos públicos e que tivesse um rendimento de mais de 10 salários minímos.

Mesmo após a previdência privada ter sido regulamentada, o crescimento só foi verificado após a década de 1990. E hoje são muito procuradas para ajudar na formação do projeto de vida.

        

  1. Previdência Social e Privada

No Brasil, vigoram as previdências social e privada, de acordo com os artigos 201 e 202 da Constituição Federal de 1988. Apesar de conter uma palavra em comum, as duas expressões guardam suas diferenças.

A Previdência Social é aquela referente ao benefício pago pelo INSS aos trabalhadores. Ela funciona como um seguro controlado pelo governo, portanto, é publica. Garanti que o trabalhador continue a receber uma renda quando se aposentar, mas que também não fique desamparado em caso de gravidez, acidente ou doença. Todo trabalhador brasileiro com carteira assinada é automaticamente um segurado da Previdência Social.

Já a Previdência Privada, é uma opção do indivíduo. Também chamada de Previdência Complementar, ela estabelece a formação de uma reserva a ser usada tanto para complementar a renda recebida pelo INSS,  quanto para realizar um projeto de vida, como  o pagamento da faculdade dos filhos ou investir em um negócio próprio.

Na Previdência Social, todos os trabalhadores contribuem para incrementar a renda daqueles que irão se aposentar; é o chamado regime de repartição simples. Na Previdência Privada, a formação da reserva é individual e o beneficiário escolhe como quer receber o saldo acumulado ao longo do tempo.

Observando o atual cenário da previdência social no Brasil, o assunto que esta na atualidade é a reforma previdenciária proposta pelo governo federal e o déficit previdenciário.

O rombo nas contas do INSS é um risco para as aposentadorias futuras. Com o intuito de adotar uma estratégia para melhorar a saúde financeira do sistema, a reforma previdenciária vai apertar as regras, como o aumento da idade mínima para aposentadoria.

Assim, muitos brasileiros estão procurando planos de previdência privada para se protegerem do déficit previdenciário e amenizar os efeitos da reforma na legislação sobre as finanças pessoais no futuro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (169 Kb)   docx (74.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com