TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entrevista com Gestor Público

Por:   •  16/6/2021  •  Ensaio  •  735 Palavras (3 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]APROXIMAÇÃO AO AMBIENTE PROFISSIONAL I

Opção I – Entrevista com Profissional da Área

NOME DO ALUNO:

José Ricardo Vargas de Souza

CURSO:

Tecnólogo em Gestão Pública

ROTEIRO DE PERGUNTAS:

1. IDENTIFICAÇÃO:

- Nome: Leonardo Pascoal.

- Formação: Graduação em Gestão Pública e Ciências Econômicas (formando) e Mestrando em Direção de Recursos Humanos.

- Área de Atuação (Onde e desde quando): Prefeitura Municipal de Esteio, exercendo a função de Prefeito desde janeiro de 2017.

2. ATUAÇÃO NA ÁREA:

- Por que escolheu atuar nessa área: Apesar de possuir uma carreira privada, com atuação junto ao Banco do Brasil S.A., optei por ingressar na política por ver nela a possibilidade de promover uma transformação social positiva em larga escala, materializada por meio da melhoria da qualidade de vida das pessoas.

- Fale um pouco de sua atuação. Como é o seu trabalho (rotina)? Uma das características de minha função é justamente ter pouca rotina, com novos desafios diários que impõem medidas e tomadas de decisões rápidas. Em geral chego na Prefeitura por volta das 7h30min e saio de lá tarde da noite. Meu dia de trabalho se divide entre reuniões, audiências, eventos, despacho de processos administrativos, vistoria em obras, análise de projetos e programas e outras ações necessárias ao bom funcionamento da Administração Municipal.

- Você se sente realizado nessa área que escolheu ou já pensou em desistir e atuar em outra área? Plenamente. Apesar das dificuldades e dos desafios diários que uma função com este grau de responsabilidade traz, ver o resultado concreto do nosso trabalho impactando positivamente na vida das pessoas é muito gratificante. É claro que em alguns momentos, por conta das muitas renúncias impostas pelo cargo, como o convívio familiar e com amigos, por exemplo, sempre surge o questionamento sobre o tamanho do sacrifício. Mas cada vez que se recebe um abraço afetuoso, um sorriso ou um agradecimento, fruto do trabalho que fizemos, qualquer dúvida deixa de existir.

- Como você vê a importância da sua área? A gestão pública é fundamental para promover uma boa alocação dos recursos públicos, de maneira a maximizar os resultados para a sociedade.

- Em sua opinião quais seriam os maiores desafios de atuar nessa área? A gestão pública, de modo geral, está intrinsecamente ligada à política, e é natural que seja assim em um regime democrático. Nesse sentido, o desafio é justamente possibilitar que os profissionais capacitados nesta área possam atuar e ter protagonismo nos espaços de gestão, e não apenas aqueles que, por força de suas relações, são escolhidos de forma arbitrária.

- Como você vê o mercado de trabalho em relação a sua área? A profissionalização da gestão pública, com maior cobrança de resultados por parte da sociedade, exigirá cada vez mais pessoas bem formadas e capacitadas para esta atuação. O acesso à informação, a transparência, a complexidade social e outras características deste novo tempo que vivemos, tornam este caminho irreversível. Quem insistir no amadorismo, com o uso de gestores desqualificados, terá vida curta neste ambiente.

- O que você diria para alguém que está começando ou pretende começar na sua área? Que abandone as certezas e se abra aos questionamentos. Que se qualifique constantemente, busque experiências diversas e se permita escutar e ler sobre diferentes assuntos e diferentes pontos de vistas. Que tenha o diálogo e o respeito institucional como características presentes no dia a dia. E, por fim, que entenda que as coisas só fazem sentidos, quando falamos de gestão pública, se tiverem resultados concretos, que ajudem a melhorar a vida das pessoas. Do contrário, são apenas boas ideias, bons discursos, boas intenções ou, às vezes, nem isso.

AVALIAÇÃO DO ALUNO SOBRE A ENTREVISTA REALIZADA:

    Nesta entrevista, o prefeito municipal Leonardo Pascoal faz uma reflexão sobre as necessidades do serviço público e os caminhos que se precisa percorrer no caminho da eficiência, de forma que o futuro gestor público possa enfrentar sem sobressaltos os desafios do dia a dia, onde é de extrema importância a profissionalização na área de gestão publica, pois tende a fortalecer a percepção da complexidade que é gerir o bem público, como destinar de forma eficiente os recursos públicos em prol do bem da comunidade em geral, corrigindo falhas em planejamentos e execuções de projetos, desta forma evitando o desperdício na aplicação desses recursos. Orienta ainda, ao futuro gestor, abandonar certezas e estar aberto a questionamentos, a novas ideas, buscar qualificação constantemente, ler muito sobre o assunto, pesquisar, assim estará apto a conversar com diversos profissionais dos variados setores da administração publica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (63.4 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com