TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entrevista com o empreendedor

Por:   •  30/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.213 Palavras (5 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE JOSÉ DO ROSÁRIO VELANO – UNIFENAS

LUIZ SCACCIO NETO

ENTREVISTA COM O EMPREENDEDOR

JOÃO BRONZATTO

DA EMPRESA ELLEN PLASTIC

[pic 1]

Alfenas – MG

2016

  1. Descrição do empreendimento

A Ellen Plastic é uma empresa que já está há 10 anos no mercado, localizada na cidade de Embu das Artes, São Paulo.

Atua no ramo de embalagens plásticas soprada em material PEAD. Trabalha com material virgem e material reciclado. A empresa produz embalagens de 10 ml a 5 Litros, todas sopradas. Também presta serviços de silk-screen.

  1. Entrevista
  1. Que fatores o influenciaram a se tornar um empreendedor?

O principal fator foi seu pai, que já estava no ramo e aprendi com ele muito. Além disso havia oportunidade de mercado na região. Sempre teve muita vontade interior de ter seu próprio negócio, e com isso cursou Administração, para poder conhecer e utilizar de ferramentas que lhe ajudariam em seu projeto.

  1. Que pessoas/empreendedores o inspiraram?

Seu pai foi o maior influenciador.

  1. Alguém de sua família era empreendedor?

Desde pequeno trabalhava na empresa de produtos de limpeza que seu pai possuía.

  1. Houve algum evento de “disparo” para iniciar o negócio, como demissão ou aposentadoria?

Seu pai sempre dizia que não havia fornecedores de embalagem para armazenar os produtos de limpeza, na região. Muitas empresas tinham que comprar embalagem de fornecedores que estavam localizados em um raio de aproximadamente 400 quilômetros, então isso gerava altos riscos para essas empresas.

  1. Ele criou seu próprio negócio durante a faculdade/colégio?

O negócio foi criado durante seu curso de Administração, com a ajuda de professores elaborou um plano de negócio e realizou pesquisas de mercado.

  1. Que educação formal ele teve? Foi relevante para o negócio?

Estudou Administração na Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo. Segundo informou, sem o curso poderia não ter conseguido levar o negócio em frente.

  1. Como o empreendedor encontrou a oportunidade?

Através de conversas com seu pai, e pesquisas com potenciais clientes na região, detectou que ali não havia fornecedor do produto, e então conquistou o mercado.

  1. Como ele avaliou a oportunidade?

Entendeu que ele teria que se adaptar corretamente e se adequar para atender as necessidades desses clientes. Nada poderia dar errado, tudo foi minuciosamente estudado e calculado para que a oportunidade fosse conquistada.

  1. Ele tinha um plano de negócios? Se não, ele fez algum tipo de planejamento?

Realizou um plano de negócios na Universidade, e foi orientado por seus professores. Além disso fez um planejamento financeiro, uma previsão de fluxo de caixa para saber se com o que ele tinha de capital, poderia dar conta de arcar com as despesas até que obtivesse seu payback.

  1. Que experiência de trabalho anterior o empreendedor teve antes de abrir o negócio?

Trabalhou por muitos anos na empresa de seu pai, onde pode aprender todo o processo desde o chão de fábrica, até o administrativo. Afirmou que isso foi essencial para seu amadurecimento. Disse que toda experiência que ele conquistou na empresa de seu pai, agora ele reproduz em sua empresa.

  1. Ele teve sócio? Ele complementou suas habilidades para tocar o negócio?

Iniciou a empresa com seu irmão, porém atualmente o irmão não está mais na sociedade devido a problemas que teve com vício de drogas, e está em recuperação em uma clínica em outro estado.

  1. Que recursos (econômicos/financeiros) ele precisou para implementar o negócio?

Realizou um investimento inicial de R$40.000,00 que foi emprestado por seu pai. Logo após 2 anos de empresa, conseguiu devolver a quantia para seu pai.

  1. Onde e como ele obteve estes recursos?

Seu pai fez esse empréstimo a ele.

  1. Quando ele obteve seu primeiro cliente?

Com muita sorte, obteve seu primeiro cliente já no primeiro mês de funcionamento da empresa. Comentou que em seis meses já contava com um quadro de 12 clientes fixos e alguns que compravam conforme necessidade.

  1. Qual foi o momento mais crítico no início do negócio ou mesmo depois de sua criação? Como foi superado?

Quando ele tinha 4 anos de empresa, a família descobriu que sua mão sofria de um Câncer maligno, foram mais dois anos de muito tratamento o que causou grande sofrimento para todos.

Nesse momento, João se aprofundou em uma grande depressão, o que causou grandes perdas em sua empresa, pois este não estava presente na empresa durante muitos dias, algumas vezes, ficou fora da empresa, por mais de um mês.

Sua mãe, infelizmente, veio a falecer, onde após o fato, as coisas pioraram, seu pai entrou em falência na empresa, o que ele tinha teve que ajudar seu pai a pagar as contas que tinha. Passaram por momentos muito difíceis e quase chegou a fechar sua própria empresa também. Seu irmão entrou em forte depressão e entrou no mundo das drogas, tornou-se viciado, acabou deixando a empresa e sumiu de todos por longos meses.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (112.2 Kb)   docx (300 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com