TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Envelhecimento Populacional

Por:   •  4/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  568 Palavras (3 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 3

Referência Bibliográfica :

Os números do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que o Brasileiro, está vivendo mais, (de 1.980 até 2014) a expectativa de vida passou de 62.5 para 74.9 (anos).O aumento foi maior entre as mulheres que de 65.7 aumentou para 78.3 um aumento de quase 13 anos, nos homens passou de 59.6 para 71 anos, ou seja aproximadamente 11.7 (anos) a mais. Estima-se também que a população mundial na Ásia, Europa e América Latina, envelheçam mais rápido.

Resenha do artigo : Gestão de serviços com foco no envelhecimento populacional

Introdução :

Os fatores determinantes do envelhecimento, a nível da população de um país, são, fundamentalmente, ditados pelo comportamento de suas taxas de fertilidade e, de modo menos importante, de suas taxas de mortalidade. Para que uma população envelheça, é necessário, primeiro, que haja uma queda da fertilidade; um menor ingresso de crianças na população faz com que a proporção de jovens, na mesma, diminua. O envelhecimento populacional é um fator mundial e que traz impactos positivos e negativos á sociedade, abordarei a seguir de uma forma ampla a visão da Gestão de serviços nesse aspecto.

Quais são os impactos causados pelo envelhecimento populacional :

- Crescimento econômico global

- sistema previdenciário e aposentadoria.

- Afeta a saúde pública e assistência médica

- No consumo e força de trabalho

- Os serviços sociais, a composição das famílias

- Oportunidades no mercado de consumo

Esses são os principais impactos, dentre os quais se destaca : As oportunidades, no mercado de consumo , o crescente números de idosos ativos e que ainda estão no mercado de trabalho, resulta em novos potenciais consumidores disponíveis no mercado, setores de serviços e de produtos direcionados á terceira idade encaram o envelhecimento como uma ótima oportunidade de negócios . O consumidor sênior que possui recursos financeiros suficiente para aquisição bens não essenciais, normalmente é um tipo de consumidor sofisticados e que exige produtos diferenciados, adequados á necessidade de sua faixa etária. A geração da chamada de terceira-idade, está cada vez mais se preocupando com a saúde e com a estética, se tornando cada vez mais aberta a novos produtos e serviços, com tecnologia e resultados satisfatórios.

Se tornando um público-alvo na gestão de serviços, gerando crescimento econômico á sociedade. Os empreendedores devem se atenta á essa gama de oportunidades, visando investimentos, inovação, desenvolvendo novos opções a este público e ampliando cada vez mais seu sucesso econômico.

Viver mais e com Qualidade :

O idoso está cada vez mais `atual`, ou seja vale a pena ressaltar que houve uma mudança de mentalidade do idoso, o sentido de aproveitar intensamente cada momento da vida, isso traz o desejo de viver mais e com qualidade, o torna mais exigente em relação aos tipos de serviços, escolhidos para utilização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (120.6 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com