TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola do Posicionamento

Por:   •  9/7/2017  •  Resenha  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  899 Visualizações

Página 1 de 3

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA – UNIR

NÚCLEO DE CIÊNCIAS SOCIAIS (NUCSA)

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Discipl. ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA E COMPETITIVIDADE

PROF(a): MARILUCE PAES DE SOUZA

Dulcelina de Fátima Barbosa Correia

ESCOLA DO POSICIONAMENTO E EMPREENDEDORA

Resumo

PORTO VELHO, 2017.

RESUMO (ALTERAR)

        

Logo após o surgimento das duas primeiras escolas, surgiu a escola do posicionamento, em meados da década de 80, e além dela aceitar a maior parte das premissas subjacentes as escolas anteriores, enfatizou a importância das próprias estratégias e não apenas do processo pelo qual elas foram formuladas. Ao focalizar o conteúdo das estratégias, abriu o lado prescritivo da área a áreas investigação substanciais. Agora além de das demais teorias podiam estudar e prescrever as estratégias especificas disponíveis as organizações e os contextos em que cada uma parecia funcionar melhor.

Nesta escola o planejador tornou-se um analista, ou seja, um calculador estudioso que acumulava e estudava pilhas de dados factuais para recomendar ótimas estratégias genéricas. Prem ele não criava estratégias somente selecionava as que melhor se adaptava a estrutura da organização e ao mercado.

Suas premissas são:

  • Estratégias são posições genéricas, especificamente comuns e identificáveis no mercado;
  • O mercado é econômico e competitivo;
  • O processo de formulação de estratégia é, portanto, da seleção das posições genéricas com base em cálculos analíticos.
  • Os analistas desempenham um papel importante neste processo, passando os resultados dos seus cálculos aos gerentes, que oficialmente controlam as opções.
  • Assim, as estratégias saem deste processo totalmente desenvolvidas para serem articuladas e implementadas; de fato, a estrutura do mercado dirigi as estratégias posicionais deliberadas, as quais dirigem a estrutura organizacional.

Esta escola teve três ondas de desenvolvimento, por assim dizer, fases em que seguiu uma linha especifica de desenvolvimento ao longo do tempo, são elas:  

Primeira onda: Origens nas máximas militares 

Se a escola do posicionamento focaliza a seleção de estratégias especificas como posições tangíveis em contextos competitivos, ela precisa ser reconhecida como sendo muito mais antiga do que se poderia supor. Na verdade, ela e a escola mais antiga de formulação de estratégia, que datam de mais de dois mil anos, tratavam da seleção de estratégia ótimas para posições especificas no contexto de batalhas militares, os quais os escritos codificavam e expressavam a sabedoria do senso comum a respeito das condições ideias para atacar um inimigo e defender a própria posição, um grande exemplo foi Sun Tzu com o escrito a Arte da Guerra (1971).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (119.1 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com