TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola para surdos

Por:   •  1/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 2

Curso: ADMINISTRAÇÃO - 2/A

Disciplina: Língua Brasileira de Sinais

Tutor: Ana Paula Ferreira

Aluno: Ana Luiza Freitas Melegari

RGM: 16383133

Unidade II: História da pessoa com surdez ao longo dos tempos

1) A educação mais adequada para surdos, atualmente, deve acontecer na Escola Especial ou na EscolaRegular?

Acredito que devemos buscar uma educação inclusiva. Trata-se de buscar integrar cada vez mais pessoas com deficiências diversas na sociedade. A escola especial é um meio de segregação da pessoa com surdez.A educação inclusiva é um direito de todos, e transforma a escola em um lugar para todos, auxilia na mudança de visão dos alunos que passarão a ver não uma deficiência e sim uma diversidade.

Ao refletir sobre a abrangência do sentido e do significado do processo de Educação inclusiva, estamos considerando a diversidade de aprendizes e seu direito à equidade. Trata-se de equiparar oportunidades, garantindo-se a todos - inclusive às pessoas em situação de deficiência e aos de altas habilidades/superdotados, o direito de aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a conviver. (CARVALHO, 2005).

Claro, fica a critério de cada um a escolha, talvez a pessoa com surdez ou a família prefiram um ambiente voltado as suas necessidades com pessoas que passam pelas mesmas dificuldades rotineiras. Neste caso, deve-se entender que os dois modelos de educação devem caminhar juntos na busca de um mesmo objetivo, a Inclusão Social.

2) Língua de Sinais ou oralização? Qual a melhor forma de comunicação para os surdos?

O ideal é que o surdo determine a forma mais confortável de se comunicar. Porém, é inevitável afirmar que a língua de sinais proporciona infinitas possibilidades de comunicação e educação, visto que uma pequena parte da população com deficiência auditiva utiliza a oralização. A língua de sinais auxilia na compreensão da língua portuguesa e serve como segundo idioma.

(ALONSO, Denise. Os desafios da Educação inclusiva: foco nas redes de apoio. Em: http://novaescola.org.br/formacao/palavra-especialista-desafios-educacao-inclusiva-foco-redes-apoio-734436.shtml >. Acesso em: 19 de agosto de 2016.)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (43.3 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com