TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO MAIS ADEQUADA PARA SURDOS, ATUALMENTE, DEVE ACONTECER NA ESCOLA ESPECIAL OU NA ESCOLA REGULAR?

Por:   •  19/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  550 Palavras (3 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 3

QUESTÃO 01:

A EDUCAÇÃO MAIS ADEQUADA PARA SURDOS, ATUALMENTE, DEVE ACONTECER NA ESCOLA ESPECIAL OU NA ESCOLA REGULAR?

Há uma série de questionamentos sobre este tema. Muitas das vezes os pais de crianças surdas procuram uma escola especializada no assunto, pensando que assim a inserção de seu filho na sociedade será mais fácil, mas, se enganam.

Se formos avaliar afinco:

• A expectativa de vida do brasileiro que é de 75,2 anos segundo o site globo.com;

• O tempo que o mesmo passa na escola que é cerca de 12 a 13 anos;

• Podemos concluir que ficamos 16,62% de nossas vidas na escola para concluir o ensino básico.

Esse tempo de escola é o período em que a criança se adapta na sociedade em que ela vive, aprendendo a conviver de acordo com os padrões impostos por tal.

Se o mesmo for educado em uma escola especial, será adaptado para o seu mundo, irá viver a realidade de uma minoria, coisa que não vai acontecer quando ele (o aluno) sair do ensino básico.

Já em contrapartida a inserção deste em uma escola regular será um processo onde a criança terá de vencer as barreiras do preconceito e da adaptabilidade. O ensino regular dará certo apoio para que este estudante se sinta à vontade no ambiente escolar e possa aprender tudo o que lhe foi passado com o acompanhamento de um especialista. Mas, temos alguns empecilhos como por exemplo o ensino ali passado será apenas o que a massa social define como necessário para pessoas “normais” saírem dali preparados para a vida social e a criança surda, querendo ou não, tem um mundo diferente, não viverá como os outros colegas. Posso ainda citar a vivência com os colegas de turma, que será algo difícil, justamente pela dificuldade de comunicação com os mesmos e a discriminação que nossa sociedade “ensina” aos pequenos.

Não há como definir qual seria o melhor ambiente para a criança, o ensino regular teria as barreiras do preconceito e do ensino padronizado, mas futuramente a criança teria uma inserção menos complexa na sociedade, pois desde pequena conviveu com a realidade. E na escola especial a criança teria a atenção necessária para que desenvolva todas as suas habilidades, viverá em um ambiente favorável ao seu crescimento pessoal, mas viverá fora da realidade do mundo e quando for inserido na sociedade passará por algumas dificuldades.

QUESTÃO 02

LÍNGUA DE SINAIS OU ORALIZAÇÃO? QUAL A MELHOR FORMA DE COMUNICAÇÃO PARA OS SURDOS?

Talvez, ,em uma nem outra, creio que o bilinguismo seria a método mais eficaz para estes. Sabemos é claro que nem todo surdo é ou pode ser oralisado, mas perante a tal situação não temos a opção de escolha, só resta ao mesmo a linguagem de sinais.

O meu apoio ao bilinguismo se dá pelo fato de que o surdo se inclui mais facilmente na sociedade por conta da oralização, caso o mesmo consiga aprendê-la. Na educação de crianças surdas o bilinguismo privilegia a língua de sinais libras frente as demais formas de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (60.2 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com