TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Espécies normativas existentes no ordenamento jurídico brasileiro

Por:   •  9/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  743 Palavras (3 Páginas)  •  627 Visualizações

Página 1 de 3

Espécies normativas existentes no ordenamento jurídico brasileiro (arts. 59 a 69 da Constituição Federal), que são: emenda constitucional, lei complementar, lei ordinária, lei delegada, medida provisória, decreto legislativo e resolução.

O processo legislativo é um conjunto de atos realizados pelos órgãos legisladores que promove ao desenvolvimento de normas preditas no art. 59 da Constituição Federal como vértice do ordenamento jurídico. Deste modo trata-se de uma exigência do Estado de Direito, onde o art. 59 da CF/88 que precede a elaboração de emendas à Constituição, leis complementares, leis ordinárias, leis delegadas, medidas provisórias, decretos legislativos e resoluções.

Emenda Constitucional é a espécie normativa que tem por um ato alterações feita pelo poder constituinte derivado a fim de modificar, acrescentar ou suspender normas elaboradas pelo poder constituinte originário. A Constituição não poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou de estado de sítio art. 60, § 1º. A emenda pode ser originar-se de indicações que devem ser realizada com o um terço, do mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados ou Senado Federal, do poder Executivo e de mais da metade das Assembleias Legislativas dos núcleos da Federação. Sendo, assim sobrevém a votação da emenda no Congresso Nacional, em dois turnos, do qual se a mesma é aprovada segundo os requisitos art. 60, § 2º. Assim a emenda passará pela Mesa dos Deputados e do Senado sua promulgação, baseando art. 60, §3º. Não será objeto de determinação a proposta de emenda tendente a abolir a forma federativa de Estado, o voto direto, secreto, universal e periódico, a separação dos poderes e os direitos e garantias individuais art. 60,§ 4º. A matéria constante de proposta de emenda rejeitada ou tida por prejudicada não pode ser objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa art. 60, § 5º. 

Leis complementares e ordinárias o art. 61 prevê que forme disposta abertamente, quaisquer membros podem ter por iniciativa a sua elaboração, como por exemplo, aos cidadãos, o Presidente da República, ao Supremo Tribunal Federal, aos Tribunais Superiores, a Comissão da Câmara dos Deputados, do Senado Federal ou do Congresso Nacional e ao Procurador-Geral da República. O quórum de votação para lei complementar é de maioria absoluta (art. 69). O quórum de votação para lei ordinária é de maioria simples (art. 47).

Leis delegadas são realizadas pelo art. 68 a delegação do poder Legislativo ao Executivo, onde a mesma será elaborada pelo Presidente da República após antecedente requisição ao Congresso Nacional que, por meio da resolução, demarca o conteúdo e os termos de exercício. Logo, no art. 68 § 1º, veta delegações, que partem de atos de competência privativa a Câmara dos Deputados ou Senado, atos de competência exclusiva do Congresso Nacional, a objeto reservado à lei complementar e a legislação sobre a organização do Ministério Público e Poder Judiciário, tendo a carreira segurança de seus membros, cidadania, nacionalidade, direitos individuais, políticos e eleitorais.

A medida provisória é espécie normativa que é elaborada em situações de urgência e relevância precedida no art. 62, editada pelo Presidente da República, que passará sobre julgo na Câmara dos Deputados e Senadores que analisará e dará um parecer antes que a normativa siga a avaliação no Congresso Nacional, pois a mesma há caráter de lei que tem por vigência 60 dias, onde somente por uma vez poderá ser prorrogada pelo mesmo prazo inciso § 3º, ou vedada logo de inicio na sessão legislativa ou tenha ela perdido sua eficácia por decurso de prazo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (156.1 Kb)   docx (33.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com