TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esta etapa deve conter parágrafos que falem sobre a importância do tema escolhido, sua relevância e aplicabilidade. Este trabalho acadêmico traz a análise dos principais tópicos abordados nas disciplinas de Gestão de Negócios, Administração em S

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.262 Palavras (18 Páginas)  •  3.258 Visualizações

Página 1 de 18

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 SISTEMA DE INFORMAÇÃO – Tópico 1 4

2.1.1 Automação Comercial 4

2.1.2 Hardware e Software 5

2.1.3 Banco de Dados 6

2.1.3.1 Tipos de Bancos de Dados 6

2.1.4 Redes e Comunicação de Dados 8

2.2 SISTEMA DE INFORMAÇÃO – TÓPICO 2 9

2.2.1 Sistemas Empresariais 10

3 ESTRATÉGIA EMPRESARIAL 12

3.1 Definição de Estrategia 13

3.2 Estratégias generias de porter 13

3.3 Estrtégia de Liderança de Custos 14

3.4 Estratégia de Diferenciação 14

3.5 Estratégia de Enfoque 15

4 TOMADA DE DECISÃO 16

4.1 Ferramenta – Matriz GUT 16

5 CONCLUSÃO 18

REFERÊNCIAS 19

1 INTRODUÇÃO

Esta etapa deve conter parágrafos que falem sobre a importância do tema escolhido, sua relevância e aplicabilidade.

Este trabalho acadêmico traz a análise dos principais tópicos abordados nas disciplinas de Gestão de Negócios, Administração em Sistemas de Informação e Administração tratados neste oitavo semestre do curso de Administração da Universidade Unopar.

O administrador precisa de ferramentas para que possa gerir de forma equilibrada uma instituição ou empresa e para tal se faz utilização de conceitos e aprendizados resultantes do estudo trazido por cada disciplina. Com esta análise e aprofundamento nos estudos, é possível observar que uma disciplina interage com a outra, bem como seus fundamentos e para que como em uma máquina que necessita de suas engrenagens para funcionar bem, também o administrador utilizará destes conteúdos como engrenagens em sua gestão e aplicabilidade caso a caso.

Diversos softwares de sistemas empresariais usualmente utilizados por empresas, além de suas tecnologias farão parte desta análise bem como seus conceitos e características onde traz aos futuros administradores bagagem para uma prospecção e aplicação da forma correta sem desperdícios e exageros.

Percorrendo os diferentes caminhos da Administração estratégica, a importância de tê-la bem formulada e de como desenvolve-la de forma coerente e alinhada com os aspectos no qual a empresa está inserida e com os objetivos traçados pela diretoria, faz com que sua relevância e necessidade torne-se cada vez mais essencial.

Embasados nos estudos e analises comentadas, a tomada de decisão tornar-se-á acertada e alinhada com todo o planejamento minunciosamente discorrido e elaborado com o dados e informações coletados a partir de ferramentas de qualidade.

Face ao acima exposto, nas linhas a seguir todos estes conceitos serão expostos e interligados.

2 DESENVOLVIMENTO

A informação toma o papel principal e eixo central para qualquer tomada de decisão em uma gestão organizacional, onde em um mundo globalizado no qual as empresas estão inseridas, todo cuidado se faz essencial para o desenvolvimento e elaboração de uma boa estratégia e criação de um planejamento otimista e real.

De forma clara e expositiva cada item abaixo trará os pontos propostos de cada disciplina de forma organizada com a valorização e aplicabilidade da qual no seu contexto.

2.1 SISTEMA DE INFORMAÇÃO – TÓPICO 1

Aprofundando os estudos em Administração de Sistema de Informação, é possível verificar a sua importância e sua aplicação eficaz nas organizações, pois tudo em uma empresa é gerado a partir de uma informação importante e que com isto cada um de seus colaboradores precisam estar se comunicando de forma precisa sem qualquer tipo de ruído nas trocas de informações e certificando-se que os receptores das mensagens recebam na íntegra de fato o que o emissor enviou.

Em conjunto com a valorização da informação, trouxe também à tona a importância de guardar estas informações de forma segura a fim de evitar que a mesma esteja em mãos de pessoas não autorizadas, ou até mesmo com seus concorrentes, onde isto poderia se tornar uma vantagem competitiva para este comprometendo até à saúde organizacional.

Oriundo desta necessidade e com a perspectiva de agilizar os processos facilitando assim a troca de informações entre os colaboradores e seus clientes e otimizando os processos internos e externos, aplica-se a Automação Comercial.

2.1.1 Automação Comercial

Quando se pensa em Automação comercial como na aplicação de métodos e ferramentas para automatizar processos comerciais, onde na prática se traduz em mecanizar e agilizar processos manuais, alcançando total eficiência.

A integração entre o homem e a máquina somados a gestão, busca reduzir a mão-de-obra e despesas, além de gerência e controle operacional sobre um negocio ou determinada tarefa. Com a automação, tarefas passíveis de erros, como: cálculo e digitação de preços, quantidades, preenchimento de um cheque, emissão de nota fiscal; ficam mais seguras e eficientes, pois os próprios sistemas a partir de sua programação monta todos os dados e seus resultados necessitando assim o usuários apenas inserir os dados variáveis de cada operação. Melhorando o trabalho dos funcionários e o atendimento aos clientes como um todo.

2.1.2 Hardware e Software

Os computadores são muito bons em armazenar informações e fazer cálculos, mas não são capazes de tomar decisões sozinhos. Sempre existe um usuário orientando o computador e dizendo a ele o que fazer a cada passo, seja ele teclando e usando o mouse, ou, num nível mais baixo, o programador que escreveu os programas que o usuário está usando. Toda esta parte física ou palpável dos computadores podem ser chamados de Hardwares.

Chegamos então aos softwares, gigantescas cadeias de instruções que permitem que os computadores desenvolvam tarefas solicitadas, onde denomina-se os chamados Softwares ou também chamados de Sistemas operacionais.

Um bom sistema operacional é invisível. A função

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.3 Kb)   pdf (80.2 Kb)   docx (25.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com