TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estado, Governo e Mercado

Por:   •  7/6/2017  •  Resenha  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 2

Contrariamente à expectativa de todos, a experiência do século XX mostraria que democracia e capitalismo poderiam conviver numa mesma sociedade. Diante disso, comente de forma objetiva e sucinta sobre o papel do Estado e a democracia nas sociedades modernas a partir da leitura dos conteúdos da página 62 até página 67. (mínimo 15 linhas – máximo 30 linhas)

Dentre muitas transformações que o século XX trouxe para a sociedade, deve-se ressaltar a conclusão de que democracia e capitalismo poderiam conviver num mesmo corpo social, contrariando o pensamento marxista. A convicção no mercado autorregulado deu lugar para o reconhecimento da exigência de intervenção do Estado na economia.

        Para isso, foi o momento de rever o conceito de democracia, passando do clássico “governo do povo para o povo e pelo povo”, para ser entendida como competição pela liderança. Nesse momento, Joseph Schumpeter (1883-1950) descreve a democracia como um sistema de competição entre elites que disputam o voto popular, trazendo-a para a realidade do liberalismo.

        Desta forma, deve-se ressaltar a nova concepção do papel do Estado, para isso, temos Louis Althusser (1918-1990), qual reconheceu o desempenho do estado em outras funções, além da repreensão (pensamento marxista). Ele acreditava na função na manutenção ideológica da sociedade, a partir de “aparelhos ideológicos” como escolas, a igreja, a família, enfim, toda organização que não tinham ligação direta com o sistema produtivo. Estes aparelhos, apesar da não ligação com “produção” seriam fundamentais para manutenção dos valores da sociedade.

        Portanto, percebe-se que essas novas concepções foram necessárias para explicar compatibilidade entre democracia e economia de mercado nas sociedades modernas, o que vem dando certo, com ressalvas. Acredito que ainda não foi encontrado um sistema ideal, apenas um que atende as necessidades criadas pelo próprio capitalismo.  

Referências:

COELHO, Ricardo Corrêa. Estado, Governo e mercado. 3.ed. rev. atual. - Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [ Brasília] : CAPES : UAB, 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (74 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com