TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estado, Governo e Mercado

Por:   •  1/2/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 2

Estado, Governo e Mercado.

O Estado estabelece as regras, administra a justiça, cobra impostos, julga os infratores. Exerce poder político na sociedade contemporânea, enfim, estamos todos sob a intervenção do Estado.

O Governo transforma em atos a vontade do Estado, e sua força depende do apoio que suas propostas políticas encontram no parlamento, nos eleitores e na sociedade. Por isto é essencial ter governabilidade e governança.

O pleno funcionamento do Mercado requer regras e princípios para funcionar, e a concorrência é indispensável para o seu funcionamento, que por sua vez, deve ser assegurada pelo Estado.

Diante dos tópicos estudados, é possível perceber quão complexo é compreender o poder do Estado, do Governo, e as fases e oscilações turbulentas sofridas pelo Mercado.

A sociedade deve ser flexível e aberta às mudanças e transformações para tentar encontrar a sua estabilização.

A função estabelecida para o Estado pelo pensamento Liberal.

O Estado tem o dever de garantir a todos os indivíduos da sociedade, de acordo com a Constituição Federal o direito à vida, à liberdade, à segurança e à propriedade.

A partir dos conceitos de Estado, Governo e Mercado, é possível distinguir claramente a função de cada um na sociedade e também da relação de interdependência que exercem nos indivíduos.

Ao longo das décadas muitos filósofos e pensadores contribuíram com a organização da vida em sociedade e acredito que foi a partir daí que ocorreram grandes transformações no mundo contemporâneo

De acordo com o pensamento liberal, os indivíduos são portadores de direitos naturais aos quais eles não podem abdicar e partem do pensamento que todos são iguais por natureza.

Desta maneira pude compreender que a função estabelecida para o Estado pelo liberalismo é garantir aos indivíduos todos os seus direitos e assegurar tratamento igual a todos, sem distinção de qualquer natureza.

Porém, estas exigências mínimas nem sempre são garantidas, pois o mercado concentra a riqueza nas mãos de poucos e há muito desequilíbrio na sociedade como um todo.

Acredito que seja por este motivo que passamos e ainda devemos passar por grandes revoluções na forma como o Estado é governado, e tentarmos de alguma maneira encontrar o tão planejado equilíbrio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (26 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com