TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Supervisionado

Por:   •  3/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.589 Palavras (7 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNISEB

UNISEB INTERATIVO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

PLANEJAMENTO EMPRESARIAL

ARMANDO DE CARVALHO MARTINS

RIBEIRÃO PRETO – SP

2014

ARMANDO DE CARVALHO MARTINS

PLANEJAMENTO EMPRESARIAL

Relatório de Estágio Supervisionado (I), apresentado ao Uniseb Interativo, no Curso de Administração como pré-requisito para obtenção do título de Bacharel em Administração.

Ribeirão Preto – SP

2014

INTRODUÇÃO

A empresa Fenix Engenharia e Manutenção Ltda, objeto deste relatório de estágio supervisionado, é uma empresa de porte médio, localizada sua sede no município de Cotia – Estado de São Paulo.  Possui filiais nas cidades de Santos, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto, sendo esta última, a localidade onde os dados e estágio foram obtidos.

Os serviços oferecidos pela empresa compreendem instalações elétricas; rede de dados; sistemas de combate contra incêndios; montagens industriais; estruturas metálicas; construção civil, reforma e ampliação de escritórios corporativos.

A empresa foi fundada em 2006 atuando no segmento de rede e cabeamento estruturado e em 2007 passou a realizar instalações elétricas e pequenas obras civis.  Em 2008 passou a oferecer serviços de instalações nas diversas áreas de engenharia, ampliando assim seu escopo de atuação.  De 2009 até a presente data passou a ofertar também serviços de gerenciamento, administração e fiscalização de obras.

Possui um quadro bem diversificado e multidisciplinar de funcionários alocados em sua sede e filiais, distribuídos nas áreas administrativas (gerência, finanças, recursos humanos), técnicas (engenharia) e operacionais.  Atualmente possui x funcionários em seu quadro.

O perfil de seus clientes são empresas de médio porte, atendidas mediante contratos terceirizados através de licitações, contratações, como por exemplo, agências bancárias.

Os fornecedores são em sua maioria, empresas do ramo elétrico que comercializam itens do gênero.  Os concorrentes são basicamente empresas do segmento de construção civil e engenharia elétrica.

  1. PLANEJAMENTO EMPRESARIAL

O planejamento empresarial é imprescindível para o bom funcionamento administrativo e para o alcance de metas estipuladas pelas organizações.  Na prática, as empresas que não investem seu tempo e recursos em planejar suas ações a curto, médio e longo prazo estão fadadas ao fracasso.  

 A formulação da estratégia refere-se à definição, avaliação e seleção de áreas de negócio nas quais a organização irá concorrer e a ênfase que cada área deverá receber. Neste nível, a questão fundamental é a alocação de recursos entre as áreas de negócio da organização, segundo os critérios de atratividade e posição competitiva de cada uma dessas áreas, e as estratégias são predominantemente voltadas para o crescimento e a permanência (sobrevivência) da empresa.

BATEMAN e SNELL (1998) definem o planejamento como processo consciente e sistemático de tomar decisões sobre objetivos e atividades que uma pessoa, um grupo, uma unidade de trabalho ou uma organização buscarão no futuro.

Destarte, durante este estágio supervisionado, foi verificado que a empresa Fênix leva a questão muito a sério, pois, vem expandindo de forma ordenada e planejada a gama de serviços oferecidos aos seus clientes.

Este trabalho foi estruturado ao longo de 110 horas de estágio, onde foram analisados os dados disponíveis na empresa e o modelo de negócio observado.

  1. A ORGANIZAÇÃO

A empresa Fenix Engenharia e Manutenção Ltda, CNPJ: 58.720.178/0001-97 tem sua sede estabelecida à Avenida Professor Manoel José Pedroso, n.º 652 no Parque Bahia, município de Cotia – Estado de São Paulo – CEP: 06717-100.

A empresa iniciou suas atividades no ano de 2007 e seu quadro atual de funcionários é de 112 colaboradores, distribuídos nas áreas administrativas (gerência, finanças, recursos humanos), técnicas (engenharia) e operacionais.  

Possui três filiais, localizadas nos municípios de Santos, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto, sendo este último o local onde o estágio foi desenvolvido.  Na filial de Ribeirão Preto, o responsável é o Sr. Norberto Toma, engenheiro elétrico.  

Dentre os produtos e serviços oferecidos pela empresa figuram:

Instalações Elétricas/Dados

-Instalações Alta e Baixa Tensão;

-Painéis de comando e distribuição;

-Infraestrutura para Dados e CFTV;

-Instalações para Escritórios e CPD's;

 Sistemas de Detecção e Combate a Incêndio

-Sistemas de Sprinklers e Hidrantes;

-Sistemas de Alarme de Incêndio;

-Manutenção em Geral;

 Montagens Industriais

-Sistemas de Utilidades;

-Instrumentação;

-Tubulação Industrial;

 Outros

-Paredes em Drywall e Divisória Naval;

-Paredes Corta Fogo;

-Forros, Carpetes e Pisos em geral;

-Hidráulica.

A empresa opera nos setores de construção civil e elétrica.  Seus fornecedores são essencialmente empresas que comercializam produtos empregados nestes setores.  

Os clientes são empresas de médio e grande porte, construtoras que terceirizam serviços de engenharia elétrica, órgãos públicos e agências bancárias que firmam contratos através de licitações.

A empresa adota uma estrutura centralizada onde os cargos estão agrupados de acordo com a função de negócios e as habilidades que requerem, conforme ilustra o organograma abaixo: [pic 1]

Figura 01 – Organograma empresarial elaborado pelo autor

  1. HISTORICO DA EMPRESA

No mercado desde 2007, a empresa tem apresentado um crescimento médio à taxa de 25% até o final de 2014 segundo os dados dos balanços analisados. No ano de 2007 a empresa fechou seu faturamento bruto em R$ 4.532.320,17.  No ano de 2014 o faturamento foi de R$ 5.665.400,59

A empresa conta com 112 funcionários distribuídos em 3 filiais e sua sede.  A principal atividade da empresa está ligada à prestação de serviços de engenharia elétrica.

3.1. Análise Mercadológica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (110.9 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com