TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Supervisionado Estatal

Por:   •  29/6/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.841 Palavras (16 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

FABIANA FELIX ROCHA

ESTAGIO SUPERVISIONADO I

CAMPO GRANDE MS

2014

[pic 2]

FABIANA FELIX ROCHA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Projeto de estágio supervisionado apresentado ao Prof. Mestre Agenor Mattielo no Curso de administração do Instituto de Ensino Superior da FUNLEC – IESF, como requisito parcial para obtenção de grau de bacharel em administração.

CAMPO GRANDE, MS 2014.

CAMPO GRANDE MS

2014

SUMÁRIO

1. Introdução ----------------------------------------------------------------------------------------04
2. História dos Correios --------------------------------------------------------------------------05
3. Operações nos Correios ---------------------------------------------------------------------06
4. Logística Integrada ----------------------------------------------------------------------------06
5. Conceito Cross Docking ----------------------------------------------------------------------08

6.Objetivo --------------------------------------------------------------------------------------------10
7. Fundamentação Teórica ----------------------------------------------------------------------11
8. Significado das Siglas e Termos Técnicos -----------------------------------------------11
9. Considerações Finais -------------------------------------------------------------------------13
10. Bibliografia -------------------------------------------------------------------------------------15

  1. INTRODUÇÃO

“A concorrência cada vez mais acirrada, a globalização da economia e a acelerada revolução tecnológica fizeram com que as empresas passassem a objetivar melhorias em seus diversos sistemas, principalmente de produção e de

logística e distribuição, visando alcançar maior eficiência e melhores serviços e, consequentemente, um posicionamento no mercado mais favorável. (OLIVEIRA & PIZZOLATTO, 2003) ”.

A logística integrada ainda está em processo de consolidação, e por isso necessita de estudos que contribuam com a consistência, diversidade e aplicabilidade de sua teoria. As atividades existentes na logística sempre foram praticadas desde a antiguidade, porém, ao longo do tempo, sofreram evoluções em suas práticas e seus conceitos, até que, na era contemporânea foram reconhecidas como atividades integradas. A sistematização da teoria vem sendo atualizada ao passo que as demandas variam devido às alterações ambientais, que exigem aumento de eficiência e de eficácia no fluxo físico e de informação e no atendimento ao cliente. A concorrência global e a evolução da tecnologia da informação (TI) foram importantes estímulos da modernização das atividades logísticas por possibilitarem a flexibilidade e a agilidade necessárias para atender a um novo perfil de cliente, mais informado e exigente. Entretanto, os estudos têm sido direcionados para as atividades de manufatura ou de transporte. Anteriormente, as atividades de serviços não exerciam importante influência econômica, mas a evolução tecnológica e o surgimento de um novo tipo de empresa prestadora de serviços – global, virtual e inteligente – abrem espaço para a ampliação da abrangência dos conceitos de logística, pois essa nova empresa está preocupada em solucionar questões a respeito de distância dos clientes, de fluxo de informações e de suprimento dos materiais utilizados na prestação dos serviços. Este trabalho tem o intuito de apresentar a cadeia logística dos Correios (ECT), especificamente do tratamento nos CTC, que possui uma infraestrutura, sistema operacional e um conjunto de recursos físicos e humanos aptos para realização das operações que hoje caracteriza a empresa como sinônimo de rapidez e confiabilidade e através da análise do estágio e estudos direcionados buscar o maior aproveitamento e melhorias nos processos realizados nesse setor primordial na conclusão dos serviços com eficácia.

4

2. HISTÓRIA DOS CORREIOS

O início da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) se fez quase paralelamente ao descobrimento do Brasil, em 1500, Pedro Vaz de Caminha enviou a primeira carta ao Rei informada o descobrimento de uma nova terra. Contudo, somente em 1798 instituiu-se a criação de uma instituição colonial responsável pelo processo de organização postal dos Correios terrestres estabelecendo assim uma ligação postal marítima regular entre a colônia “Brasil” e Portugal. Desta data em diante o processo de distribuição das correspondências evolui de acordo com as necessidades da então Colônia, onde durante o Período Imperial criou-se o serviço dos carteiros em todas as províncias, caixas de coletas e de postais e, já no Período Republicano, implantou-se o Correio aéreo. Em 1931, a partir da junção feita por Getúlio Vargas da Direção Geral dos Correios com a Repartição Geral dos Telégrafos, surgiu o Departamento de Correios e Telégrafos (DCT) que, juntamente com o Correio Aéreo Nacional, era responsável pelo serviço postal do país. Entretanto, dada a necessidade de acompanhamento da modernização dos serviços, é idealizada em 1969 a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), mostrando a importância de cada vez mais encurtar distâncias. O serviço postal disponibilizado pela ECT hoje é divido em dois segmentos: o Segmento de Cartas, caracterizado como um serviço de monopólio, onde a ECT evidencia-se como a única empresa que realiza entregas de cartas e telegramas no Brasil; e o segmento de SEDEX, no qual existe a concorrência com outras empresas particulares do setor de entregas expressas.

5

3. OPERAÇÕES NOS CORREIOS

O estágio supervisionado foi realizado no CTCE de Campo Grande – MS, e através das observações foi possível ter conhecimento de todo o fluxo postal, que inicia pelas coletas nas agências, nas caixas de coleta e nos computadores, as correspondências passam pela primeira triagem nos CTCE’s dos locais de origem. Então são encaminhadas para outra triagem nos CTC’s dos locais de destino que as encaminha aos CDD’s que são responsáveis pela entrega aos destinatários por meio de carteiros a pé, de bicicleta, de moto ou de carro, dependendo da densidade de domicílios nos pontos de entrega. Configurações estratégicas da malha logística que é estruturada para encaminhar os lotem de correspondências para as CDD’s que cobrem determinada área geográfica, que, por sua vez, após a triagem, desmembram os lotes conforme o local de destino e encaminham os novos lotes para os próximos CDD’s, até que as correspondências e encomendas cheguem aos seus destinos. Através da análise das operações realizadas na organização, as informações prestadas por toda equipe e o estudo das normas e procedimentos da empresa Correios do setor CTCE – Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas, foi possível analisar os sistemas de administração através do organograma da organização e da visão sistêmica, no caso dos sistemas de comunicações através da hierarquia das funções muito bem estabelecidas e dos sistemas de informações internos, as tecnologias utilizadas como citado anteriormente em relação ao sistema de informações que inclusive através dos projetos de inovações de métodos de racionalização estão em constante processos de melhorias e os sistemas de avaliação de resultados através da auditoria interna e do manual do avaliador contendo discriminadamente as atividades realizadas no setor avaliado. Dentro do contexto geral da organização o foco principal, em relação a missão da empresa sobre soluções, é a logística. A organização está em constante mudança e adequando-se as exigências do mercado em que atua para ganhar vantagem competitiva aprimorando e criando novas técnicas que agilizem seus processos, que possam agregar valor aos seus produtos e serviços. A logística é um ponto chave pela busca de vantagem frente à concorrência, visto que os clientes hoje esperam ter os seus desejos e expectativas superados com excelência na qualidade do bem ou serviço entregue como também tempo de entrega.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)   pdf (183.1 Kb)   docx (270.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com