TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrategia da Globalização

Por:   •  26/8/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.822 Palavras (8 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSE DE SOUZA HERDY

ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Curso de Administração

Administração Estratégica

Caroline Maia Rangel

Duque de Caxias

2017

Caroline Maia Rangel _ MAT: 2029167

Andressa dos Santos Ramos

Daniel Flores da Costa

Ingrid da Silva Cruz

Natasha Felisberto de Souza

Administração Estratégica

O PAPEL DA ADMINISTRAÇÃO NA GLOBALIZAÇÃO NO CONTEXTO DOS NEGÓCIOS.

Trabalho apresentado à disciplina Administração Estratégica do curso de Administração da Escola de Ciências Sociais Aplicadas da UNIGRANRIO como componente de nota para AV1.

Orientador: Luiz Claudio

Duque de Caxias

2017

SUMÁRIO

 

 INTRODUÇÃO.......................................................................... 4

1 Globalização....................................................5

2  

3  .......................................................6

4 R......................................................................... 7

5 Conclusão .................................................................... 8

6. Referências bibliográficas .............................................. 9

Introdução

A administração como ciência surgiu a partir do início do século XX, com as ideias de grandes pensadores e criadores de conceito que são utilizados até hoje, como Frederick Winslow Taylor (1854 – 1915) que desenvolveu a Escola da Administração Científica que enfatizava a adoção de métodos racionais padronizados e máxima divisão de tarefas. Outro nome do início da administração como ciência foi Frederick Winslow Taylor (1854 – 1915) que desenvolveu a Escola da Administração Científica que enfatizava a adoção de métodos racionais padronizados e máxima divisão de tarefas.

Estes conceitos ao longo dos anos foram e ainda estão sendo adaptados à nossa realidade; realidade essa que sofre com impacto causado pela globalização que entendesse-se como um processo de integração social, econômica e cultural entre as diferentes regiões do planeta. Por ser extremamente abrangente, a globalização alcançou as organizações empresariais e o mundo dos negócios, transformando-o por assim ser.

Os anos 90 presenciaram uma mudança de paradigma no campo da administração a partir do surgimento de novas formas de corporações, que incluem parcerias estratégicas e redes organizacionais. O acirramento da concorrência, os rápidos avanços da tecnologia de informação e, principalmente, a globalização da economia atuaram como catalisadores no desenho de um novo ambiente de negócios (Webster, 1992).

        O mercado globalizado - caracterizado pela ausência de fronteiras, empresas sem pátria e produtos sem nacionalidade - enfoca novas diretrizes para a atuação empresarial, conforme Wind (1998), tais como criação de valor, flexibilidade e aprendizagem, tecnologia da informação, multifuncionalidade e formação de redes a partir do estreitamento dos relacionamentos intra e interorganizacionais. Essas organizações, empresas transnacionais, devem desenvolver um entendimento mais sofisticado das diferenças culturais que marcam suas interações no ambiente global.

        Estamos em uma aldeia global, onde todos estão próximos em mundo grandioso; o que remete à ideia de que a integração mundial no meio técnico-informacional tornou o planeta metaforicamente menor. Este fenômeno é fomentado e fortalecido desde o advento da internet, as redes de relacionamento, tecnologias, acesso a informação em tempo real ,imigrações, facilidade de viagens ao exterior e outros fatores que conhecemos e usufruímos devido a globalização.

Percebe-se no mundo atual que a globalização impôs mudanças ás organizações e ao mundo dos negócios, não há como negar e fugir dessa realidade. Cabe as organizações perceberem e saberem administrar essas mudanças e também saberem seus respectivos papéis nesse fenômeno da globalização.

Este trabalho tratará de alguns aspectos da globalização nas empresas, impactos causados e a interferência da administração no mundo de negócios globalizado.

1 Administração no mercado globalizado.

 “Administrar uma organização é sem dúvida, uma das atividades mais complexas da atualidade. Por constituírem uma das mais complexas invenções do homem, sua complexidade surge na medida em que são vistas de maneira global e abrangente. Evidentemente podemos concluir que, se trata de uma tarefa bastante crucial e que implica no desenvolvimento de habilidades e competências gerais e específicas” (CHIAVENATO, 2004).

2  Papel do administrador no mundo de negócios globalizado

Um dos recursos que as organizações dispõem chama-se pessoas. Para muitos é o principal bem de uma empresa. E nesse cenário, como já visto até aqui, as pessoas são impactadas e devem acompanhar essas mudanças e também serem agentes transformadores no mundo de negócio globalizado.

Foi visto no início desta pesquisa que a globalização é um processo contínuo que sofre mudanças e gera mudanças. Sendo assim é fundamental que os profissionais desenvolvam habilidades comportamentais como: flexibilidade, adaptabilidade, motivação e saber suportar pressões para exercerem melhor seu papel dentro das organizações.

Segundo Dias (2004), o processo que caracteriza como revolucionário atinge todos os aspectos da sociedade, particularmente a microeletrônica, a biotecnologia e os novos materiais.No campo econômico modificam-se as estruturas de investimento e de consumo, de bens e serviços, processos produtivos são destruídos, e empregos e ocupações são eliminados (profissões desapareceram e outras surgiram).

 Com base nessa análise, entende-se que a capacidade de um profissional se adaptar e de estar à frente do mercado é fundamental, assim como sua constante qualificação técnica e conhecimento de novos recursos e tecnologias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (125.9 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com