TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrategia e diamica competitiva

Por:   •  25/10/2015  •  Monografia  •  2.269 Palavras (10 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 10

UNIDADE DE NEGÓCIOS

A Unidade de Negócios simplifica a analise de mercado. Numa empresa, cada setor de uma empresa é considerado uma UEN. Com esta estratégia pode-se comparar e analisar o desempenho de cada setor se houve melhora ou piora nos seus indicadores. Pode-se também observar e comparar vários setores, a economia gerada por cada setor.

Segundo o artigo de Fusco (1997) unidades estratégicas de negócios uma ferramenta para gestão competitiva de empresas, a definida de UEN adotada pela GE – General Electric (apud, BUZZELL & GALE, 1991):

“Uma unidade de negócios é uma divisão, linha de produtos ou outro centro de lucro de uma empresa que: Produz e comercializa um conjunto bem definido de produtos ou serviços correlatos. Serve um conjunto claramente definido de clientes, numa área geográfica razoavelmente bem delimitada. Compete com um conjunto bem definido de concorrentes."

Para que Serve a Unidade Estratégica de Negócios

A premissa é possibilitar a avaliação dos negócios analisados em todas as áreas de UEN, como uma ferramenta para tomada de decisão quanto à aquisição de recursos, ou liquidação de UEN.

Os procedimentos de analise pode-se estabelecer uma maneira sistemática, o que facilita a estratégia empresarial, pois a, distancia organizacional torna-se menor e possibilita uma aderência maior, em relação ao que efetivamente ocorre.

Benefícios da Adoção do Conceito de UEN

Os benefícios da UEN permite agilidade em todos os processos envolvidos, operacional e maior flexibilidade na tomada de decisão. Simplifica a visualização dos fatores qualificadores e ganhadores. Pode trazer a curto prazo, um adicional de qualidade ao adquirir-se produtos ou serviços, ou seja, a empresa pode trabalhar vendendo a preços elevados do que a sua concorrência, obtendo assim, maiores lucros.

Segundo Kluyver e Pearce II (p, 100, 2010), o Marketig Science Istitute, da Harvard Busines School, conduziu uma pesquisa sobre o impacto da estratégia de mercado sobre o lucro, do inglês, profit impacto of market straregy, PIMS, onde envolveu mais de 600 empresas, o longo de um período de 15 anos. As principais conclusões do PIMS foram:

“1. As participações de mercado absoluta e relativa estão fortemente relacionadas ao ROI retorno sobre o investimento, do inglês, return onn innvestiment. Empresas com maior participação de mercado eram geralmente mais lucrativas devido as economias de escala, efeitos decorrentes de experiência, poder de mercado e qualidade administrativa.

2. A qualidade do produto é essencial para a liderança de mercado e permite que empresas com maior participação de mercado corem os preços mais altos e, consequentemente, atinjam margens maiores.

3. O ROI está positivamente relacionado com o crescimento do mercado.

4. A integração vertical poder ser benéfica mis adiante no ciclo de vida o produto. A integração para frente é mais lucrativa do que a integração para trás.

5. Uma forte intensidade de investimentos, assim como altos níveis de estoque, tende diminuir o ROI.

6. O uso de habilidade é essencial para as empresas com nível elevado de intensidade de capital; empresas com pequena participação de mercado são particularmente vulneráveis”.

Segundo Kluyner e Pearce II (p, 100,2010) Podem-se tirar conclusões do estudo do PIMS que:

“assim, embora as lições do estudo do PIMS que foram úteis à época que foi ensinada, o numero de cenários empresariais em que elas continuam a ser relevantes está diminuindo rapidamente. Essa observação ressalta a necessidade de os executivos manterem suas premissas sobre relações estratégicas essenciais continuamente atualizadas”.

Conceito de Mercado Servido

As UEN não oferecem todo e qualquer tipo de serviço ou produto, ou poderiam vender a todos os clientes, o que poderiam vender determinando assim suas operações a uma determinada parte do mercado, sendo mais amplo.

A escolha do mercado servidor é uma estratégia importante que implica conhecer:

 Onde a empresa compete realmente?

 Quais as variáveis que, de fato, representam competitividade dentro desse contexto?

 No que é fundamental ser melhor do que a concorrência?

Precisam-se evitar definições restritas ou abrangentes, de modo a manter-se um foco operacional e estratégico adequado.

Uma definição restrita induz vulnerabilidade

Segundo o artigo unidades estratégicas de negócios uma ferramenta para a gestão competitiva de empresas Fusco (1997) muitas empresas dos EUA limitaram suas atividades, “deixando caminho livre e oportunidades de mercado em outros países e permitindo aos japoneses (e outros) a obtenção de uma paridade ou superioridade competitiva”.

Critérios para a Definição de UEN

No cenário atual 2015 predomina a visão da UEN como sendo uma ferramenta de planejamento, que facilita a formulação de estratégias, mensurando e comparando resultados de UEN’s que diferem mercados concorrentes, sistemas de produção e entre outros vários fatores.

UEN's podem ou não corresponder às fronteiras existentes entre divisões de produtos, incluindo normalmente várias linhas de produtos, tipos de clientes e áreas de mercado distintas.

Critérios e Roteiro

Os critérios para definir uma Unidade Estratégica de Negócios são:

1) Levantamento inicial

Levantamento de todos os documentos referentes a produtos ou serviços prestados, entradas e saídas de pedidos, estatísticas das variáveis de atendimento, dados de clientes, faturamento, valores e recursos utilizados, tecnologia adotada para atender a produção de bens e serviços.

2) Análise preliminar

Seleção do material levantado, com características similares quanto à sua obtenção e forma de atendimento.

2.1) Analisar as linhas de produtos ou serviços envolvidas, selecionando aquelas que tenham similaridade de tecnologia e processos operacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (68.3 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com