TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégia de Marketing da Elma Chips

Por:   •  31/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.348 Palavras (10 Páginas)  •  2.343 Visualizações

Página 1 de 10

FUCAPE BUSINESS SCHOOL

Édipo, Luana Silva e Marcelo Loureiro

TRABALHO DE MARKETING

empresa Elma Chips

Vitória

2018

Édipo, Luana Silva e Marcelo Loureiro

TRABALHO DE MARKETING

empresa Elma Chips

FUCAPE BUSINESS SCHOOL

 

Trabalho de graduação

Prof. Dr. Emerson Wagner Mainardes

Vitória-ES

2018

1. Introdução

A empresa Elma Chips, em sua comunicação mercadológica, emprega um complexo conjunto de estratégias discursivas para a construção de imagem de marca que podem nos ajudar a compreender melhor como um universo textual e imagético foi e é apresentado às crianças, adolescentes e adultos, numa associação entre a alimentação e diversão. Os salgadinhos têm sido um atrativo desde o seu surgimento no Brasil.

Para além do universo plástico construído em volta do produto, a satisfação no ato de consumo do salgadinho parece estar diretamente ligada à surpresa em seu interior: brindes atraentes que convidam à interação e à experimentação do produto.

2. Desenvolvimento de marketing dentro da empresa

A Elma Chips foi criada a mais de 50 anos nos Estados Unidos da América, mas se tornou representativa quando foi adquirida pela PepsiCo, estando em mais de 25 países atualmente. No Brasil, fundada em 1974, a marca investiu seus produtos voltados aos públicos infantis e adolescente. A empresa buscou sempre demonstrar um atributo diferencial em seus produtos como formato e embalagem bem elaboradas. A marca Elma Chips conquistou os brasileiros de forma profunda. Mas por decisão estratégica da PepsiCo, a Elma Chips por um tempo não sofreu grandes investimentos. Ao perceber o poder de mercado que a marca Elma Chips detinha no mercado nacional, A Pepsico decide que a Elma Chips será a marca definitiva em todos os produtos de salgados. Diferente das concorrentes, que investiam em pontos de venda, a Elma Chips investiu em propagandas de massa sempre sugerindo o consumo junto com ambiente de lazer e descontração, como na praia, no esporte, na música, na dança, em festas, dentre outros. Com grande investimento em propagar a marca, hoje detém uma participação no mercado de mais de 50%.

A Elma Chips vem percebendo a mudança cultural que envolve os jovens e adolescentes, pois esse público vem se tornando mais instável a cada ano. São mudanças no humor, no modo de se vestir, na aparência e percepção do mundo. O desafio da marca portando é conseguir acompanhar essas mudanças para que seu público continue a consumir seus produtos. Ao perceber que seus consumidores estão buscando forma de vida mais sustentáveis, a Pepsico, portando, a Elma Chips está se preocupando com a origem dos produtos alimentares produzidos. Desta feita, a Pepsico está investindo em pesquisas afim de implementar gradualmente qualidade em seus processos, desde a matéria prima até o descarte de resíduos.

3. As necessidades e desejos atendidos pela empresa

O dia a dia das pessoas tem se tornado mais e mais dinâmico e exaustivo. As pessoas não têm empregado tempo para executar tarefas domésticas como em outros tempos. Assim o aumento do consumo de produtos alimentares de fácil preparo se tornou uma necessidade em todo o mundo. Com essa demanda por alimentação rápida, a Elma Chips encontrou uma necessidade no mercado na qual pode se desenvolver. Em busca de se diferenciar no mercado de lanches rápidos e práticos, tendo em vista o público jovem e infantil, divulgou um slogan “Elma Chips, porque diversão não tem segredo” no intuito de demonstrar facilidade em ter uma forma de saciar a fome sem qualquer complicação, ou seja, sem precisar de tempo para cozinhar, principalmente por seu público alvo geralmente gostar desse tipo de alimento. Por conquistar um status de produzir produtos de qualidade e saborosos, trouxe aos seus consumidores a sensação de estar em todos os lugares, gerando o desejo de consumo em todos os ambientes, principalmente em momentos de lazer.

4. Os produtos e serviços entregues pela empresa

Elma Chips® é uma marca de salgadinhos que tem por estratégia vender seus produtos no Brasil de acordo com o momento de consumo, ou seja, satisfazer demandas diferenciadas, que consomem salgadinhos em diferentes momentos da vida, como infância, adolescência e na idade adulta, na escola, no lanche da tarde com os amigos, reuniões de família, entre outros.

A função principal é servir um alimento de conveniência que está de acordo com a objetividade de consumo demandado.

Os produtos da Elma Chips® podem ser divididos em Batatas, Pingo D´ouro, Cheetos, Fandangos, Banconzitos, Stiksy, Doritos, OPA!, Torcida e Cebolitos.

4.2 Embalagem  

Os produtos preparados industrialmente são armazenados em embalagens que lhes proporcionem longa permanência nas prateleiras dos estabelecimentos comerciais. No caso dos salgadinhos Elma Chips, o produto é embalado em pacote de material metalizado e flexível, protegendo-o da umidade. No entanto, muito mais do que uma proteção ao produto, as embalagens são o principal contato entre o produto propriamente dito e quem o consome.

Até o início dos anos 1990, a publicidade dos salgadinhos apresentava caráter informativo, e o mesmo acontecia nas embalagens. Diante do crescimento e da competitividade do mercado, a diferenciação se tornou necessária.

Além dos personagens, das promoções e mascotes da Elma Chips, a escolha das cores das embalagens constitui elemento persuasivo. Os salgadinhos da Elma Chips mantêm, ao longo da história da marca, um padrão de cores em suas embalagens, embora haja algumas inovações ocasionalmente. Os primeiros chips e que permanecem no mercado até hoje, como Doritos, Fandangos, Cheetos, Ruffles, entre outros, vêm sempre em embalagem de cores quentes como o vermelho, o amarelo, o laranja e azul.

4.2. Processo de produção

O processo tecnológico na produção de salgadinhos é fundamental para garantir vantagens competitivas em relação à custos e características funcionais particulares como formato, sabor, textura, crocância, adesão de aromas e aparência de superfície, aumento de expansão da massa e redução da quebra do salgadinho que acabam sendo determinantes na fidelização do consumidor.

5. Valor entregue pela empresa ao consumidor

Os atributos são importantes para que o consumidor perceba os diferenciais de um produto. Os atributos tangíveis e intangíveis proporcionam benefícios reais ou percebidos, com a finalidade de satisfazer as necessidades e os desejos do consumidor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (274.3 Kb)   docx (151 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com