TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégia de Posicionamento Construtora

Por:   •  11/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.700 Palavras (19 Páginas)  •  576 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

FACULDADE DE GESTÃO E NEGÓCIOS

GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

PLANO DE MARKETING DA A.L. CONSTRUÇÕES E EMPREENDIMENTOS LTDA

BRUNO SOARES DUARTE

LARISSE PEREIRA SOUZA

LUISA SEYFRIED FERREIRA

MARCOS VINICIUS DANTAS

Uberlândia

2015

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA[pic 1]

FACULDADE DE GESTÃO E NEGÓCIOS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

BRUNO SOARES DUARTE

LARISSE PEREIRA SOUZA

LUISA SEYFRIED FERREIRA

MARCOS VINICIUS DANTAS

PLANO DE MARKETING DA A.L. CONSTRUÇÕES E EMPREENDIMENTOS LTDA

Trabalho apresentado à professora Stella Naomi, docente da disciplina de Estratégia Mercadológica do curso de Administração noturno, da Faculdade de Gestão de Negócios, da Universidade Federal de Uberlândia.

Uberlândia

2015

SUMÁRIO

1.        APRESENTAÇÃO        

2.        SUMÁRIO EXECUTIVO        

3.        ANÁLISE DO AMBIENTE        

3.1.        Análise do Macroambiente        

3.1.1.        Análise SWOT        

3.1.2.        As 5 Forças de Porter        

3.2.        Análise do Microambiente        

4.        SEGMENTAÇÃO DE MERCADO        

4.1.        Segmentação Demográfica        

4.2.        Segmentação Geográfica        

4.3.        Segmentação Comportamental        

4.4.        Segmentação Psicográfica ou Psicológicas        

4.5.        Segmento Alvo da Empresa        

5.        POSICIONAMENTO DA EMPRESA        

6.        POSICIONAMENTO        

6.1.        Posicionamento Proposto        

7.        BIBLIOGRAFIA        


  1. APRESENTAÇÃO

O objetivo deste Plano de Marketing é compreender o ambiente atual do negócio de modo a facilitar a inserção da empresa no mercado. Desta forma, pretende-se empreender esforços para a introdução e aceitação dos blocos para A.L. Construções e Empreendimentos LTDA no mercado da construção civil, definindo as estratégias de atuação para o mercado. A compreensão do mercado potencial, a análise da concorrência atual e potencial, bem como a identificação dos pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças que possam influenciar o crescimento da empresa permitirá estabelecer os objetivos de marketing estratégicos relacionados ao produto. O primeiro passo para um planejamento é analisar onde sua empresa está e onde ela quer chegar. Dessa forma deve-se analisar o seu mercado de atuação, definir o público-alvo, as metas e traçar as ações para o alcance dos objetivos.


  1. SUMÁRIO EXECUTIVO

O setor da construção civil se divide em materiais de construção, edificações e construção pesada. Compreende-se matérias de construção todos os insumos utilizados durante a construção, tais como cimento, areia, tijolos e etc.. Já o no campo de edificações encontram-se as Construções de edificações, residenciais, comerciais e para setor público, que se subdivide em construção autogerida residencial, construção por contrato e construção imobiliária. E por fim a construção pesada que envolve obras de infraestrutura, como construção de ferrovias, estradas, túneis e etc.

A empresa que será analisada, A.L. Construções e Empreendimentos LTDA, realiza suas obras nas áreas da construção autogerida e residencial, bem como a construção imobiliária (construções que ficam sob responsabilidade da incorporadora, sendo está responsável por toda a articulação dos agentes e recursos necessários para a construção do projeto). A organização preza pelo bom atendimento e qualidade nos produtos utilizados.

A empresa foi fundada em 2002, pelo sr. Anerzírio de Souza e herdada pelos seus filhos. Tem um escritório localizado no bairro Fundinho, na cidade de Uberlândia e seu mercado de atuação também é em Uberlândia. Atualmente a empresa tem mais de 14 prédios de construção própria e algumas residências espalhadas no entorno da cidade. A empresa oferece soluções imobiliárias a fim de atender diversos públicos, desde construções mais simples as mais modernas. A organização não apresenta missão, visão e valores definidos explicitamente.

Os prédios residenciais da A.L. Construções e Empreendimentos LTDA, são voltados para o público familiar de Uberlândia, das classes A, B, C. Não existem restrições em relações a bairros, entretanto, a empresa tende a focar suas ações nos bairros considerados de melhor padrão de vida na cidade de Uberlândia.

O cenário atual mediante crise, aumento de juros, redução das concessões de crédito, inflação, tem gerado preocupação para o setor da construção civil, principalmente no faturamento da empresa em questão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.6 Kb)   pdf (365.2 Kb)   docx (284.5 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com