TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing em pequenas empresas

Por:   •  4/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  3.286 Palavras (14 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 14

  1. MARKETING DE PEQUENAS EMPRESAS

INTRODUÇÃO

“Marketing é um conceito mais amplo do que vendas, sobretudo quanto à gama de responsabilidades dos que dirigem um setor comercial numa empresa moderna. Por exemplo, além das funções de transação de bens ou serviços (compra e venda), o homem de Marketing é responsável também pela realização de pesquisas de mercado, pela formulação e execução de uma política de produtos, pela escolha e o controle de um sistema adequado de distribuição física dos produtos sob sua responsabilidade, pela divulgação e promoção de seus produtos, bem como o controle dos resultados de suas transações comerciais. ” (RAIMAR RICHERS, 1994, p.9).

MARKETING: “Identificar, antecipar e satisfazer as necessidades do cliente de forma lucrativa. ”

Engana-se quem pensa que as estratégias de marketing só devem ser aplicadas em grandes empresas. Os empresários que possuem pensamentos como este, deixam de conquistar lucros mais significativos. A palavra-chave de qualquer negócio de sucesso também se faz presente quando o assunto é marketing para pequenas empresas: PLANEJAMENTO. Sem ele, as ações serão feitas “ao acaso” e nenhum bom resultado será encontrado

O marketing também será muito valioso na hora de construir uma marca sólida, que seja condizente com os valores que a sua empresa possui e pelos quais ela deseja ser reconhecida no mercado. E para isso, é preciso desenvolver uma identidade visual padronizada e condizente com aquilo que sua organização é e faz.

Marketing é um conceito bastante plural, que envolve uma infinidade de sub conceitos e estratégias. Isso se dá, principalmente e basicamente, por meio do planejamento de gastos, da divulgação dos produtos e serviços oferecidos pela sua empresa nos diversos meios e pelo reforço dos valores positivos que cercam o universo de seu negócio.

Além disso, uma empresa que possui uma estratégia sólida de marketing consegue lidar de maneira bastante efetiva com crises, sejam elas de cunho econômico-global ou de imagem, e sobreviver a todas elas com poucas baixas. Isso ocorre porque a marca é forte, a base de consumidores é sólida e fiel e os investimentos estão bem equilibrados com os ganhos.

Alguns itens que são importantes para o marketing nas pequenas empresas são:

  1. Como o marketing pode alavancar as vendas da sua empresa
  2. Tenha um sólido planejamento 
  3. Conheça o ambiente de marketing
  4. Conheça seus clientes
  5. Conheça seus concorrentes 
  6. Desenhar estratégias e ações 
  7. Sua empresa precisa estar na internet
  8. Monte um cronograma e registre todos os resultados!

Podemos observar que essas dicas de marketing para pequenas empresas, além de conceitos, possuem ideias diferentes entre si, com objetivo e naturezas distintas, mas todas elas fazem parte da mesma rede de informações, totalmente integrada, que chamamos de plano de marketing. Toda essa massa de dados está interligada, relacionando as necessidades do consumidor com os objetivos de lucratividade e crescimento de sua micro ou pequena empresa.

Concluímos que o principal fator que contribui para essa adaptabilidade é o conhecimento. Confirmamos essa afirmação fazendo uma simples e rápida recapitulação: conheça seu produto, seu mercado, seu público, saiba onde ele está e o que que quer, saiba quanto e onde você investe, quanto ganha e quanto perde, saiba onde é melhor investir.

CORPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

“Consumidores são pessoas que compram bens e serviços para si mesmas ou para outros, e não para revendê-los ou usá-los como insumos” (CHURCHILL, 2005, p. 146)

Todo processo de compra passa antes pelo reconhecimento de uma necessidade. As necessidades podem vir de diversas formas, tais como: sensações internas, que se caracterizam por desejos como fome, desejo de impressionar alguém, necessidade de autoafirmação ou status. Como podem surgir também de estímulos externos como um convite para algum aniversário ou um anúncio em uma revista.

Quando surge a necessidade no interior do consumidor, o impulso para atendê-la é chamado motivação.

Cabe ao profissional de marketing saber de onde surgiu determinado impulso, o que motivou os consumidores para que possam atender essas motivações. Para se entender as necessidades do consumidor, várias teorias sobre as motivações humanas foram criadas.

O que motiva as pessoas a agirem são as necessidades não atendidas e que as pessoas satisfazem certas necessidades básicas antes de sentir altamente motivadas a satisfazer outras. As pessoas tentam primeiro satisfazer as necessidades básicas, como as fisiológicas (alimento e descanso) para após satisfazerem as necessidades de categorias superiores como segurança, estima e auto realização.

Podemos observar que o comportamento do consumidor está ligado diretamente com o marketing. Vemos que é de extrema importância, conhecer o conceito de marketing que envolve as ações com produto ou serviço e posteriormente conhecer o consumidor, suas necessidades e valores no processo de compra, que tem início na divulgação do conteúdo, seu desejo na aquisição do mesmo e o término na manutenção e fidelização do consumidor pelos serviços oferecidos pela empresa.

Concluímos que o consumidor é influenciado por diversos fatores que serão essenciais na decisão da compra, e que mesmo após o ato, o consumidor ainda possui um vínculo com a empresa, e pode, de acordo com as táticas utilizadas pela mesma como, por exemplo, o pós-venda, optar pela fidelização ou pela concorrência.

CONCEITO SOCIOLOGICO

De forma diferenciada, a Sociologia considera o comportamento do consumidor como um fenômeno social, além da perspectiva da racionalidade econômica de maximização da produção por meio da destruição da utilidade. Ressalta-se, nesse aspecto, que o consumo constitui um assunto complexo, envolvendo indivíduos e organizações.

Estuda as características dos consumidores individuais, através de variáveis demográficas e comportamentais, numa tentativa de compreender os desejos das pessoas. Também tenta avaliar a influência sobre o consumidor de grupos, como a família, amigos, grupos de referência e a sociedade em geral.

Portanto, o estudo do comportamento do consumidor necessita combinar elementos da psicologia, sociologia, economia e antropologia social, buscando compreender o processo de tomada de decisão do comprador, tanto individualmente como em grupo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)   pdf (117.7 Kb)   docx (21.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com