TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura de Processos Organizacionais.

Por:   •  6/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.340 Palavras (6 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 6

Disciplina: Estrutura de Processos Organizacionais.

Professor: José Luiz Trindade.

Curso: Tec. Processos Gerenciais.

Alunos: Ângela Pereira Fornasa, Gabriela Kelly, Letícia Benfica, Mariana Lang, Morgana Abel, Tatiane Fidelis, Samara Latrônico.

Estruturas Organizacionais

1 - O que são estruturas organizacionais e quais os tipos mais comuns?

É a forma pela qual as atividades desenvolvidas por uma organização são divididas, organizadas e coordenadas. A estrutura organizacional depende das circunstâncias de cada organização em determinado momento. A estrutura de uma empresa está diretamente ligada a sua estratégia. Inclui aspectos físicos, humanos, financeiros, jurídicos, administrativos e econômicos.
Os tipos mais comuns:

  • Estrutura funcional: à qual agrupa pessoas que exercem funções em uma determinada área na organização. Exemplo: funções técnicas, comerciais, financeiros, contábeis e administrativas.
  • Estrutura linear: muitas vezes tomam a forma piramidal (de pirâmide), pois começa com alguém de alta administração da organização e vai descendo para níveis mais baixos com apenas um setor.
  • Estrutura linha – staff: O tipo de organização linha-staff é o resultado da combinação dos tipos de organização linear e funcional, buscando-se incrementar as vantagens desses dois tipos de organização e reduzir as suas desvantagens. Sendo esta organização cada órgão se reporta a uma e apenas um órgão é superior como o de um assessor. É o princípio da autoridade única ou unidade de comando típico da organização linear.

2. Elabore para cada item solicitado comentários e analise como segue:

2.1-Sobre estrutura Virtual

   Não possui um conceito definido por estar sendo discutido há pouco tempo sobre esse assunto.

Usa mais as tecnologias de informação e comunicação do que fisicamente.

Estrutura e processos sendo reconfigurados pelo intensivo uso de tecnologia. A  tecnologia de comunicação e informação são consideradas muito úteis.

Desenho de estratégia  organizacional diferenciado. Utilizam da tecnologia para interagir e conduzir seus negócios. Tendo acesso e um computador e um modem os clientes podem entrar em contato com a empresa.

Quando a empresa se torna virtualizada já não há mais limites, ela se torna não presente.
Porem deve estar sempre em constante atualização.

·         Possibilita a interação com o consumidor.

·         Compartilhar recursos

·         Rateio de custos

·         Agilidade

·          Acesso a mudanças globais

·         Competitividade

As empresas não precisam necessariamente estar próximas das outras.

Pode-se mudar as organizações de acordo com as necessidades e oportunidades negócio que vão surgindo são participantes de mudanças.

Os membros tem um relacionamento igualitário.

A comunicação eletrônica esta vinculada as tecnologias as informação e comunicação.

Ciclo de vida de uma organização virtual compartilha recursos, instalações e eventualmente competências ampliando seu alcance geográfico. Dividir os riscos e custos de infraestrutura para candidatar-se a concorrência.

2.2 Estruturas orientadas a processo e modos funcionais.

Na estrutura funcional tem-se um enfoque muito forte em cumprir as metas do departamento, esquecendo que várias atividades da área funcional são parte dos processos que fazem parte da cadeia de valor da empresa. Deve-se ter consciência de que os resultados de cada departamento influenciam diretamente os resultados da empresa. Mas o enfoque funcional proporciona uma perda da conexão com o objetivo da empresa e com o cliente, fortalecendo o isolamento ligado à busca do resultado departamental. Assim, as áreas trabalham isoladamente e com baixa comunicação interdepartamental.

Para que a empresa possa agregar mais valor aos seus clientes, é necessária uma reorganização dos seus processos visando melhorar sua eficiência operacional através da otimização da produtividade e redução dos tempos de resposta.

Uma das grandes dificuldades ao se começar a trabalhar a visão de processos em uma empresa é que em geral as pessoas têm uma experiência muito forte e aprendizado empresarial muito segmentado e fixado nos departamentos e áreas funcionais. Crescemos escutando e estudando separadamente sobre departamento de vendas, departamento de pessoal, departamento de marketing, dentre outros. Mudar esse modelo mental significa uma mudança de paradigma. Nesse sentido, é importante que se tenha a consciência de que não se deve contar que uma empresa vai conseguir mudar do dia para a noite de um modelo departamental para um modelo orientado a processos. Essa mudança significa que a empresa evolua da visão de processos verticais (processos departamentais) para a organização em que os processos são desenhados e executados horizontalmente, perpassando as várias áreas da organização.

O caminho rumo à orientação por processos passa por um amadurecimento gradativo. O ponto de partida passa pela conscientização inicial da empresa e das pessoas sobre a importância de se observar e gerenciar os processos. Na evolução inicial pode-se passar, por exemplo, por abordagens localizadas de documentação e melhorias em processos específicos, em um movimento contínuo de experimentos e conscientização.

Se inicialmente a organização tem seus processos verticais como foco principal, a primeira evolução importante é que a empresa tenha seus processos transversais reconhecidos. Cada processo transversal representa basicamente os principais processos da organização, também conhecidos por processos primários. É importante que para cada processo da organização tenha atribuído um “dono”. O dono é a pessoa que vai acompanhar a execução de seu processo e fará também a gestão do desempenho do processo, cuidando para que as falhas sejam corrigidas e que processo seja seguido efetivamente. Nesse momento, temos uma empresa em configuração matricial denominada fraca. Essa estrutura matricial fraca ainda valoriza muito as áreas e departamentos funcionais. Ou seja, quem é mais forte nessa estrutura é o gerente da área. Assim, nesse contexto, as decisões em geral são mais fortes na visão funcional. Em seguida, com a evolução e amadurecimento da empresa na visão de processos, nota-se que essa estrutura ainda possui fraca orientação ao cliente por valorizar ainda bastante as áreas funcionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (104.7 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com