TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura de Processos Organizacionais

Por:   •  10/2/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.831 Palavras (8 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 8

ATIVIDADE INDIVIDUAL

Matriz de atividade individual

Disciplina: EPO

Módulo:5

Aluno: Gustavo Sheidh Matias Takaoka

Turma: XXX

Tarefa: Tarefa individual – Módulo 5

Pesquisa in loco

McDonald’s

Burguer King

Restaurante familiar

metas da organização (rapidez, atendimento, clima, etc.) 

Foco no atendimento e no cliente, rapidez na preparação do lanche.

Veloz no atendimento, entrega valor ao cliente.

Clima familiar, espaço para boa refeição, comidas bem feitas, atendimendo mais demorado.

estrutura de autoridade

Funciona como uma hierarquia. Existencia de um gerente para dar ordens e subordinados para cada atividade.

Hierarquica, tem um ferente para lidar com toda a equipe.

Hierárquica, possui um dono que tem poder de ordenança nos funcionários.

estrutura da organização (mecanicista, orgânica)

Mecanista

Mecanista

Orgânica

trabalho em equipe ou individual (as pessoas trabalham juntas ou

sozinhas?)

Trabalho em equipe

Trabalho em equipe.

Trabalho em equipe.

interdependência (até que ponto os empregados dependem uns dos outros nas suas tarefas?)

Cada funcionário depende da atividade do outro para entregar o pedido ao cliente.

Cada um depende da função do outro para entregr o pedido ao cliente.

tarefas (rotineiras ou não rotineiras)

Rotineiras

Roeineiras

Não Rotineiras

especialização dos empregados nas tarefas

A rede proporciona treinamento aos funcionários. Os funcionários não necessitam de ensino escolar alto. Apenas os de cargos altos.

A rede proporciona treinamento aos funcionários. Os funcionários não necessitam de ensino escolar alto. Apenas os de cargos altos.

Não é comum em restaurantes.

padronização (até que ponto as tarefas e os produtos são variados?)

Existem em seus cardápios diferentes tipos de produtos. E tarefas são alocadas de acordo com a adaptação do funcionário.

Existem em seus cardápios diferentes tipos de produtos. E tarefas são alocadas de acordo com a adaptação do funcionário.

Dependende da localidade, a rede familiar fica perto de uma academia então eles focam nos produtos mais saldáveis. As tarefas são divididas de acordo com cada aptidão dos funcionários.

habilidade exigida (técnica, social)

Ser sociável, saber trabalhar em equipe, ter bom relacionamento com o cliente.

Ser sociável, saber trabalhar em equipe, ter bom relacionamento com o cliente.

Ser sociável, ter bom relacionamento com o cliente.

tomada de decisões (centralizada/descentralizada)

Centralizada

Presença do Gerente

Centralizada

Presença do Gerente

Centraliza

Tudo passa pelos gestores e donos.

Avaliação dos dados

Questão 1

  As redes de fast food Mc Donalds e Burger King mesmo visto pelos olhos dos consumidores como parecidas, redes que nos vendem comida rápida, são diferentes quando o assunto é seus posicionamentos estratégicos, mais diferente ainda é o restaurante familiar. As principais prioridades destacadas no Mc Donalds foram: Qualidade, padronização, rapidez e eficiência. Verificamos que o Mc Donalds focou em três dimensões competitivas principais: Á entrega, com tempo de entrega menor que os concorrentes e grandeconfiabilidade de entrega; qualidade, com alta conformidade às especificações dos clientes; e a flexibilidade, com possibilidade de alterar mix e volume de produção de acordo com a demanda. Além da perfeita organização do espaço, higiene, preocupação com a conservação dos condimentos, rapidez, ambiente harmonioso, alegria entre os funcionários, etc. Todos os funcionários estão devidamente treinados e capacitados para desenvolverem qualquer função dentro do restaurante. Todos os dias, o gerente de plantão, monta uma escala determinando o que funcionário fará durante o dia. Eles alternam entre atendimento ao cliente no balcão, atendimento no Drive Thru, preparação dos condimentos, montagem dos lanches, limpeza, etc. O outro aspecto que também nos chamou à atenção foi a preocupação com a satisfação do cliente. Qualquer cliente poderá solicitar a troca de seu lanche por qualquer que seja o motivo. 

Já o Burger King, busca ganhar pelo seu diferencial, implementou no Brasil o que já tinha lá fora, o refil de bebida, ou seja, você para um preço e bebe o quanto quiser durante um determinado tempo. Seus hambúrgueres também ganharam destaques por serem mais que um hambúrguer comum e sim uma experiencia gastronômica como é o caso do Whooper, o BK como é chamado por muitos também deixa a escolha do cliente a customização dos hambúrgueres podendo incluir ou excluir qualquer ingrediente. Possui também dimensões competitivas como à entrega rápida, o BK trabalha com lojas menores como uma estratégia para vender mais, Unidades são mais compactas e funcionam com menos funcionários. 
 A Rede teve que se reinventar para aumentar as vendas. Ou seja, não há grandes ambientes como o MC Donalds, mas possuem gerentes capacitados e funcionários devidamente treinados para desenvolverem a melhor atividade que lhes foi delegada possível.

 Já a rede familiar da qual eu frequentei, eles possuem poucos funcionários nos dias de semana, o pico é na hora do almoço e o publico alvo são pessoas que querem comer o mais saudável possível, sendo assim, eles implementaram uma vasta variedade de comidas sem o uso de gordura e mais variedades de comidas Fit, já que 70% da clientela frequenta a academia ou faz algum tipo de esporte, mas há também comida para quem não esteja de dieta, porém em pequena quantidade devido a analise que eles mesmo fizeram. A meta é atender a todos e dar o máximo conforto na hora da refeição, os donos são uma família conhecida na cidade, portanto há muitos consumidores fieis e eles possuem confiança no preparo da comida.

Questão 2

  Para o Mc Donalds como estão sempre investindo em tecnoligias para treinar funcionários, muitas das vezes os consumidores que acabam pagando, hoje em dia aqui no Brasil com os impostos um lanche não sai por menos de 20,00, acho que baratear um pouco os lanches para bater a concorrência seria algo bom a ser explorado, minimizar a fama de que a comida desses lugares fazem mal a saúde, mesmo sendo verdade, tentar investir em lanches mais saudáveis, com menos sódio. Daria enfaze as promoções familiares, pois muitas das famílias compram lanches separados, o que fidelizaria uma clientela boa se eles aplicassem isso. Criando assim mais valor para a empresa.

  No Burger King como eles não em um espaço muito grande, eu melhoraria o atendimento no caixa para evitar filas, pois muitas das vezes estão enormes e acabam atrapalhando quem vai pegar o lanche e quem compra pois ambos os consumidores se misturam. Melhorias na agilidade do atendimento e a implantação de pedidos online por exemplo que evitaria as filas.

 Os restaurantes familiares devem sempre investir em coisas novas para não serem deixadas para tras pelos seus concorrentes, aceitarem todos os tipos de cartão, trazer benefícios, como um exemplo no restaurante que eu frenquento pessoas que trabalham na prefeitura possuem 50 % de desconto nas refeições. Devem ter um serviço ágil para atender a demanda nos horários de pico, e instruir os funcionários para o bom serviço e a fidelização do cliente.

Referências bibliográficas

https://exame.abril.com.br/pme/a-formula-secreta-do-sucesso-do-burger-king-e-licao-para-qualquer-empresa/

http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL33200-9356,00-BURGER+KING+TRAZ+MODELO+ECONOMICO+DE+LOJA+AO+BRASIL.htmlttps

http://www.abepro.org.br/biblioteca/TN_STP_216_277_27990.pdfps

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (270.9 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com