TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura e Processos Organizacionais

Por:   •  2/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  309 Palavras (2 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 2
  1. Organograma utilizando a departamentalização por funções, onde é possível perceber o achatamento da estrutura organizacional.

[pic 1]

  1. Segundo (OLIVEIRA, 2002, p.1120) departamentalização é o agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondentes recursos em unidades organizacionais.                                                         A departamentalização funcional busca agrupar funções e/ou atividades semelhantes, dessa forma quem exerce funções semelhantes ficam agrupados. As principais vantagens são: eficiência; centraliza a perícia da organização; facilita um maior controle das funções pela alta administração; promove segurança na execução de tarefas e relacionamento de colegas devido ao conhecimento de sua área de atuação; é aconselhada para empresas que tenham poucas linhas de produtos e que permanecem inalteradas por longo prazo. (Adaptado de Oliveira, 2002).

A ferramenta Downsizing a curto-prazo envolve demissões, achatamento da estrutura organizacional, reestruturação, redução de custos e racionalização.                                            O Downsizing como estratégia para melhoria da eficiência de uma organização tem os seguintes objetivos: Redução de custos; Rapidez na tomada de decisão; Resposta mais rápida às ações do concorrente; Comunicação menos distorcida e mais rápida; Manutenção da orientação para a ação com menos análise e paralisia; Promoção das sinergias dentro da empresa; Elevação da moral na gerência geral; Criação do foco nas necessidades do cliente, e não nos procedimentos internos; Aumento da produtividade dos gerentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (68.9 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com