TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura e Processos Organizacionais

Por:   •  9/2/2019  •  Relatório de pesquisa  •  902 Palavras (4 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade individual

Matriz de atividade individual

Disciplina: Estrutura e Processos Organizacionais

Módulo: 05

Aluno: Eduardo Antonio Alves

Turma: VJR01833-PAAADM17

Tarefa: Atividade Individual -

Pesquisa in loco

McDonald’s

Burguer King

Restaurante familiar

metas da organização (rapidez, atendimento, clima, etc.) 

Processo rápido, atendimento muito impessoal, percepção de clima organizacional pouco produtivo.

Processo rápido, atendimento muito impessoal, percepção de clima organizacional pouco produtivo.

Processo mais lento, atendimento mais pessoal, percepção de clima organizacional mais produtivo.

estrutura de autoridade

Estrutura Funcional

Estrutura Funcional

Estrutura Linear

estrutura da organização (mecanicista, orgânica)

Estrutura mecanicista.

Estrutura mecanicista.

Estrutura orgânica.

trabalho em equipe ou individual (as pessoas trabalham juntas ou

sozinhas?)

Trabalho em equipe. Processo é executado por várias pessoas.

Trabalho em equipe. Processo é executado por várias pessoas.

Trabalho em equipe. Processo é executado por várias pessoas.

interdependência (até que ponto os empregados dependem uns dos outros nas suas tarefas?)

Nível alto de interdependência.

Nível alto de interdependência.

Nível baixo de interdependência.

tarefas (rotineiras ou não rotineiras)

Tarefas rotineiras.

Tarefas rotineiras.

Tarefas rotineiras.

especialização dos empregados nas tarefas

Empregados altamente especializados nas tarefas.

Empegados altamente especializados nas tarefas

Empregados especializados, mas em um nível abaixo dos outros dois pesquisados.

padronização (até que ponto as tarefas e os produtos são variados?)

Tarefas e produtos bem variados.

Tarefas e produtos bem variados.

Dentre os três, o mais variado.

habilidade exigida (técnica, social)

Habilidade técnica baixa;

Habilidade social baixa.

Habilidade técnica baixa;

Habilidade social muito baixa.

Habilidade técnica média;

Habilidade social alta.

tomada de decisões (centralizada/descentralizada)

Descentralizada.

Descentralizada.

Centralizada.

Avaliação dos dados

Questão 1

Considerando o posicionamento estratégico dos restaurantes pesquisados (as suas metas, os seus objetivos e a sua identidade organizacional), disserte, analisando criticamente, se considera adequada a estrutura e os processos locais observados.

Tomando por base a observação feita in loco nos três estabelecimentos, podemos observar que a estrutura e os processos são, sim, adequados aos posicionamentos estratégicos adotados.

Segundo Porter (2004), o posicionamento estratégico estratégio estabelece como se deseja que um negócio seja percebido pelos clientes. Ou seja, o posicionamento estratégico mostra a proposta de valor da empresa para os seus clientes. E é essa proposta de valor que direciona o progresso, a criação e entrega dos produtos.

Neste sentido é justificável que as grandes redes de fast-food orientem grande parte de suas operações para estratégias de custos. Isto porque essas empresas tem como objetivo, através da promoção de vendas, desenvolver economias de escala visando reduzir o mix de produção e o aumento da sua capacidade de produção. Isso já seria suficiente para reduzir os custos unitários dos produtos fazendo com que seja possível a redução do preço de venda. Mas elas vão além: nas suas operações, as redes de fast food trabalham levado em conta outros fatores, como sazonalidade, escalas de margem de contribuição e vários outros fatores que influenciam nas análise de oportunidade da empresa, aumentando assim, a sua competitividade. Todos estes pontos combinados nas operações geram a conhecida maior velocidade no processo produtivo e a diminuição do tempo de entrega do produto para o cliente. Ou seja, por mais que o posicionamento estratégico tenha sido em custos, ele ainda está orientado para a estratégia operacional e competitiva central, que é a rapidez.

Já no caso do restaurante familiar, a estratégia adotada é a diferenciação. Procura-se a todo momento ofertar produtos que possuam a qualidade desejada pelos clientes, mas que, ao mesmo tempo, também tenham características diferentes dos outros estabelecimentos da concorrência. Ainda segundo Porter (1986), essa diferenciação é benéfica porque estimula uma lealdade maior dos seus consumidores fazendo com que eles retornem.

Questão 2

Se você fizesse parte de uma consultoria indicada para melhorar as operações das organizações pesquisadas, que recomendações você faria a cada uma delas? Embase a sua resposta em suas observações e na teoria da disciplina.

Como pôde ser percebido e confrmado com os conceitos contidos na teoria da disciplina, as grandes redes de fast-food já possuem uma estratégia bem estruturada das suas operações, principalmente no que tange ao ciclo de vida de seus produtos. Assim, elas desenvolvem e aplicam uma promoção de vendas eficiente. Porém, falta a elas aplicar alguma característica que permita se diferenciar dos seus concorrentes próximos. Algumas empresas do setor, como o McDonald´s, buscam fazer essa diferenciação aplicando uma espécie de temática aos seus produtos, se baseando em temas de filmes e desenhos animados para estimular o consumo. Mas ainda atua pouco nesse sentido. Uma das soluções para ambas as empresas pesquisadas poderia ser atuar de forma mais forte e constante nessas temáticas, inclusive alterando o cardápio, fornecendo produtos mais saudáveis e respeitando alguns fatores regionais. Dessa maneira, os impactos oriundos das sazonalidades poderiam ser diminuídos.

Já no restaurante famliar seria interessante aprimorar o treinamento dos funcionários, ou seja, fortalecer ainda mais algumas qualidades observadas na pesquisa. Colocar todos os funcionários a par da cultura organizacional da empresa e engaja-los nos objetivos, inclusive estabelecendo metas para os colaboradores, bonificando aqueles que mais se adequarem e se esforçarem. Outro ponto interessante seria fazer um investimento em tecnologia, melhorando o controle financeiro e proporcionando assim, um diferencial. Dessa maneira, estabelecendo metas, com um pouco mais de tecnologia e fazendo o acompanhamento rígido, os custos (que tanto impactam as empresas deste nicho de mercado) ficariam dentro das estimativas.

Referências bibliográficas

PORTER, Michael E. Estratégia Competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 2. ed. Rio de Janeiro, RJ: Campus, 2004.

PORTER, Michael. Estratégia Competitiva. Rio de Janeiro. Elsevier, 1986.

QUEIROZ, Jamisson. Posicionamento estratégico de diferenciação como vantagem empresarial. Disponível em: . Acesso em: 30 de setembro de 2018.

MARANGONI, D.; RIBEIRO, E.; ZILLI, J. Estratégias Operacionais em Redes de Fast-Food. In: WORKSHOP DE COMÉRCIO EXTERIOR, 3., 2016, III Workshop de Comércio Exterior: Perspectivas para a Internacionalização de PMEs – Oportunidades e Desafios. Criciúma: UNESC, 2016. Disponível em: <periodicos.unesc.net/admcomex/article/download/3611/3350>. Acesso em: 01 de outubrode 2018.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (223 Kb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com