TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura e Processos Organizacionais

Por:   •  18/1/2020  •  Dissertação  •  1.324 Palavras (6 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 6

Atividade individual

Matriz de análise

Disciplina: Estrutura e Processos Organizacionais

Módulo: 5

Aluno: Jamille dos Santos Xavier

Turma: POS _ADM53

Tarefa: Estudo de caso livraria do Senhor Arthur

Introdução

Nesta  atividade, estarei  realizando o estudo de caso da livraria do  Sr. Arthur,  onde irei   avaliar  como as empresas  deveriam se  comportar diante  das mudanças  que  ocorrem  continuamente no Mercado .

Podemos  afirmar que é uma  questão de comportamento empresarial, onde as empresas sentem a necessidade de investir em  sua estrutura e processos  organizacionais  para se manterem vivos na  concorrência , caso contrário  perdem seu  espaço e são engolidas por grandes concorrentes,  a chave para atingir  os  objetivos organizacionais  consiste  em ser  mais eficaz que  a concorrência saindo  á frente em sua  criação , na entrega e na comunicação de  valor  superior aos mercados alvos .

Desenvolvimento

Segue abaixo a base  para desenvolver este  estudo :

Vamos imaginar o Senhor Arthur. Ele tem 70 anos e é dono de uma livraria física, um negócio tradicional e de renome em um ótimo ponto da cidade e com uma segmentação específica em romances nacionais.

 

Em certo momento, o movimento da livraria começou a cair bruscamente, pois estava inaugurada a época de compras virtuais de livros pela internet!

 

Dentre os novos competidores virtuais, havia alguns que trabalhavam muito próximos do seu nicho de mercado.

 

Os pensamentos possíveis do Senhor Arthur são:

 

Opção 1:

“Essa coisa de mudar não vai dar certo, isso é um modismo, as pessoas gostam de pegar o livro com as mãos, de vir na livraria, têm prazer com isso, aposto que essas empresas todas modernas e virtuais vão “dar com os burros n’água”!

 

Pode ser até que eu perca alguns poucos clientes ou vendas, mas, no final, tudo vai dar certo. Estou pagando para ver!”

 

Opção 2:

“É, o tempo passou, muita coisa mudou e temos que mudar também, vamos em frente! Sei que não vai ser fácil, mas para ter mais chances de sobrevivência, vou começar a me preparar e pensar em novas estratégias.

 

Talvez criar um site ou um e-commerce da minha loja com serviços diferenciados. Não podemos desistir. Se temos que mudar, vamos em frente!”.

 

Desenvolvam, argumentem...

 

  1. Que tipo de pensamento parece mais correto para você? Por quê? Haverá espaço para as duas opções? Justifique com base nas teorias de nossos módulos anteriores.

Me parece  mais correta  opção 2, pois estamos em momento de  grandes mudanças e infelizmente as empresas  que não possuem esta  sensibilidade  ficam para  trás, e se tornam  inadequadas as expectativas do Mercado, por este se faz  necessário um mapeamento de processo e uma gestão de mudança organizacional .

"A mudança, em quase todas as situações da vida, significa algo difícil, custoso e ao qual temos uma tendência natural de resistência." (Robbins, 2011).

Analisando o  seguimento das livraria, acredito que existem as duas opções no mercado, pois  se trata de uma questão de postura gestacional e cultural de cada  organização. Mas   não há espaço para  as  duas  opções , pois é necessário estar atento as tendências de mercado, e se manter ativo na concorrência.

Para este  é preciso obter uma equipe  motivada, e comprometida  em fazer  acontecer.

Um boa  sugestão é  realizar  uma pesquisa de mercado segmentada  com a visão clara  do foco da organização, e definir a estratégia que  venham de encontro com a missão organizacional, e utilizar os mapeamentos de processos a nosso favor e criar mecanismos para análises críticas,  avaliar o desempenho das atividades a serem  desenvolvidas, identificar pontos de melhorias e a possibilidade de divulgar as lições  aprendidas com a experiências adquiridas de forma a potencializar as  mudanças de forma  positiva  e satisfatória  para  todos  os  indivíduos envolvidos  no processo .

  • 2) Qual das duas opções você acredita ser mais usual? Por quê?
    Acredito que a  opção 2 é a  mais usual pois as empresas que não se adequarem as mudanças do Mercado Editorial, estão sujeitas a morrem no  caminho a  cultivar sua  falência por desistência .

O  mercado editorial  esta  sendo influenciado por  algumas  tendências  que afetam diretamente a gestão de mudança organizacional, podemos  citar  como exemplo a forma de aquisição onde o consumidor é quem decide como quer comprar a história, se será em livro impresso, livro digital, áudio livro ou até em filme , e as  Livrarias  precisam estar prontas para  atender esta necessidade, a opção  indicada  na  opção 2 que é tendência  do e-commerce ,  pois as  livrarias  estão  vagarosamente deixando de ser  o único meio de adquirir livros e assim o  e-commerce  a contar de sua praticidade e disponibilidade  vem ganhando seu espaço no mercado editorial/ digital . No entanto, a percepção de cada  individuo é que  conta  pois uma livraria on-line não vai permitir a mesma experiência de uma loja física.

  • Que tipo de conselho você daria ao dono da livraria e em que consubstanciaria os seus argumentos?

Sabemos que um empresário com 70 anos de idade deve  obter uma  rica  experiência , e poderá  contribuir e  muito para  o bom andamento  do processo,  mas  para optar  por um investimento  é imprescindível que  esteja  aberto as  mudanças ,  e que  haja  recursos  disponíveis  para que  sua  equipe possa  desenvolver  um bom trabalho  .

Meu  conselho ao  Sr. Arthur  é  que  se  adéqüe  as necessidades do mercado , estude, pesquise, e tenha um planejamento estratégico  para esta  mudança de  investir  no mercado e-commerce  para se manter  vivo na concorrência , neste caso é necessário  uma equipe capacitada e motivada, pois os  funcionários/ colaboradores são pontos  chaves e importantes para  obter  resultados     positivos quando se trata da implementação da mudança em uma organização.

Um dos  métodos  mais indicados para esta  transição é  utilização do plano para mudança organizacional de Kotter ,  que  foi desenvolvido para melhorar a capacidade de uma organização para mudar e para aumentar suas chances de sucesso em suas  tomadas de  decisão., utilizando este plano o Sr. Arthur  poderá  avaliar  situações e  evitar o fracasso e estar apto a implementação da mudança. Com este  método, podemos aumentar suas chances de sucesso quanto ao resultado esperado com a mudança.

Considerações finais

Podemos afirmar que as empresas  que  não se atualizarem  perderão seu especo no mercado , e através do estudo do Modulo 5 tivemos a ciência de que  as organizações tanto incentivam, quanto impedem essa mudança de acontecer, para que mudança  seja  realizada  de  forma  eficaz é necessário  realizar  um planejamento  do ambiente  interno e um levantamento de tudo que precisa ser  mudado . Sabemos que as tendências de mercado  nos levam a almejar  novas  conquistas  e para  isso  temos que  nos estruturar e estruturar  a organização e os indivíduos nela contida  para que possamos  alcançar o mesmo objetivo e o  plano para mudança organizacional de Kotter,  se bem elaborados os 8 passos eles nos  conduzirá  a um planejamento eficaz  e de sucesso.

Referências bibliográficas

TEIXEIRA, Ana Christina Celano. Estrutura e Processos Organizacionais. Apostila de Pós Graduação em Administração de Empresas. Rio de Janeiro: FGV Online, 2017.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (118.8 Kb)   docx (776.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com