TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura e Processos Organizacionais

Por:   •  6/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.629 Palavras (11 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 11

Nome: Edson Jose Ribeiro Junior

Disciplina: Estrutura e Processos Organizacionais

QUESTÕES AULA 01:

Defina o que é organização, distinguindo organização formal de organização informal.

R: Organização é o conjunto das atividades de formar agrupamentos humanos, distribuir o trabalho entre seus membros e equacionar a utilização de recursos, visando ao atendimento de suas necessidades, ou seja, é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. A organização formal é constituída pela estrutura organizacional composta de órgãos, cargos, relações funcionais, níveis hierárquicos etc. é conduzida pelas práticas estabelecidas pela empresa e por uma política empresarial traçada para atingir objetivos da empresa.

Já a organização informal é o conjunto de interações e relacionamentos que se estabelecem entre as pessoas. É o fruto da interação social de seus membros, desenvolvendo-se naturalmente quando as pessoas reúnem-se com o propósito de atender a suas necessidades.

2. “Uma organização é um sistema”. Comente essa frase de acordo com o assunto estudado em nossa disciplina.   Sistema é um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função.

R: A organização é um sistema aberto em constante interação com o meio (ou envolvente) do qual recebe informação, recursos materiais, financeiros, humanos, etc., transforma esses recursos ou converte-os em produtos ou serviços que são depois exportados para o seu meio.

3. Quais as variáveis do ambiente geral e do ambiente de tarefa? Qual a importância de mapear as mudanças dessas variáveis?


R: O Ambiente Geral é constituído de um conjunto amplo e complexo, de condições e fatores externos que envolvem e influenciam difusamente todas as organizações, pode ser constituído das variáveis que não estão associadas ao dia-a-dia da organização: tecnologia, políticas, legais, econômicas, sociais, demográficas e ecológicas.

O Ambiente de tarefa é o contexto ambiental mais próximo da organização que lhe fornece as entradas ou insumos de recursos e informações, bem como a colocação e distribuição de suas saídas ou resultados. As varáveis são constituídas de agentes com quem a organização tem uma relação direta no seu dia-a-dia como os clientes, fornecedores, concorrentes e grupos reguladores.

4. Por que as empresas devem ser gerenciadas como Sistemas Abertos?
As organizações podem ser vistas/gerenciadas como um sistema aberto, no qual o sistema é um conjunto de elementos mutuamente dependentes que interagem entre si com determinados objetivos e realizam determinadas funções. 

R: São empresas que estão em permanente intercâmbio com seu ambiente (externo) e se caracterizam por equilíbrio dinâmico, a partir da adaptação da empresa em relação ao seu ambiente.

5. Explique sobre o processo de entropia negativa e homeostase, considerando a empresa como sistema aberto.

R: No sistema aberto a Entropia negativa mostra o empenho dos sistemas em se organizarem para a sobrevivência, através de maior ordenação e a Homeostase é a busca constante pelo equilíbrio dinâmico.

QUESTÕES AULA 02:

1. Conceitue atividade e processo.

R: Atividade é qualquer ação ou trabalho específico;

Processo é a maneira pela qual se realiza uma operação segundo determinadas normas.

2. Quais as funções básicas da empresa segundo Fayol?

R: Funções administrativas, técnicas, comerciais, financeiras, segurança e contábeis.

3. Descreva e explique as áreas funcionais fim, apresentado as principais atividades que são desenvolvidas.

R: As áreas funcionais englobam as funções e atividades envolvidas diretamente no ciclo de transformação de recursos em produtos e de sua colação no mercado. Pertence a essa categoria as seguintes áreas funcionais de Marketing e Produção.

O marketing é a função relativa à identificação das necessidades de mercado, bem como à colocação dos produtos e serviços junto aos consumidores.

A produção é a função relativa à transformação das matérias-primas em produtos e serviços a serem colocados no mercado.

4. Descreva e explique as áreas meios, apresentando as principais atividades que são desenvolvidas.

R: As áreas meios congregam as funções e atividades que proporcionam os meios para que haja a transformação de recursos em produtos e serviços e sua colocação no mercado. Fazem parte as seguinte funções: administração financeira, administração de materiais, administração de recursos humanos, administração de serviços e gestão empresarial.

- Administração Financeira: é a função relativa ao planejamento, captação, orçamento e gestão dos recursos financeiros, envolvendo também os registros contábeis das operações realizadas nas empresas.

- Administração de Materiais: é a função relativa ao suprimento de materiais, serviços e equipamentos, à normatização, armazenamento e movimentação de materiais e equipamentos da empresa.

- Administração de Recursos Humanos: é a função relativa ao atendimento de recursos humanos da empresa, ao planejamento e gestão deste recurso, do seu desenvolvimento, benefícios e obrigações sociais.

- Administração de Serviços: é a função relativa ao transporte de pessoas, documentação, patrimônio imobiliário da empresa, serviços jurídicos e segurança.

- Gestão Empresarial: é a função relativa ao planejamento empresarial e ao desenvolvimento de sistemas de informações.

5. Qual a importância das áreas funcionais que são adotados pelas empresas?

R: As áreas funcionais são necessárias para a divisão e departamentalização de uma organização, onde todas as áreas realizam funções e atividades básicas para alcançar seus objetivos.

QUESTÕES AULA 03:


1. Conceitue dado, informação, sistema de informação e sistema de informações gerenciais.

R: Dado é a informação em estado bruto, sem ser trabalhada.

 Informação é um conjunto de fatos organizados de tal forma que adquirem valor adicional além do valor do fato em si.

 Sistema de Informação (SI) é um conjunto de componentes inter-relacionados que coletam, manipulam e disseminam dados e informação, proporcionando um mecanismo de realimentação (feedback) para atender a um objetivo determinado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (175.3 Kb)   docx (87.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com