TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura organizacional de uma organização

Por:   •  25/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.105 Palavras (5 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

POLO – CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA

ANTONIO DORYAN DE JESUS MENEZES

RA 1045515073

DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E PROCESSOS GERENCIAIS

TUTORA: ROSA MEIRE ALVES SILVA

TIANGUÁ/CE

2015

ANTONIO DORYAN DE JESUS MENEZES

DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E PROCESSOS GERENCIAIS

Trabalho de conclusão do desafio profissional das disciplinas de processos gerenciais e matemática da Universidade Anhanguera – UNIDERP, requisito parcial ao bimestre.

TIANGUÁ/CE

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.............................................................................................................4

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO HIPERMERCADO HOTERDAN.....................5

PLANO DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO.................................................6

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO/DESENVOVIMENTO E MOTIVAÇÃO PARA O PESSOAL OPERACIONAL..........................................................................................7

CONSIDERAÇÕES FINAIS..........................................................................................9

REFERÊNCIAS..........................................................................................................10


INTRODUÇÃO

Este trabalho tem o propósito de desenvolver um conjunto de metas para capacitar e desenvolver profissionalmente diretores, gerentes e colaboradores da empresa Hipermercado Hortedan, com o objetivo de aprimorar a sua atuação no mercado e consequentemente se expandir para uma rede estadual. Mas para tornar possível, foi preciso fazer um reestrutura na estrutura organizacional da empresa de forma que fosse mais bem tirado o proveito da tecnologia não incorporada.

Foi criada a nova diretoria de recursos humanos, para capitar melhor o capital humano e todos os funcionários passaram por reciclagem e cursos de capacitação.

  1. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO HIPERMERCADO HOTERDAN

A estrutura organizacional é um item indispensável para que uma empresa dê seguimento em seus objetivos. A estrutura organizacional definida para a empresa HOTERDAN HIPERMERCADO é a estrutura funcional, com subordinação múltipla, descentralização, comunicação direta e destaque na especialização funcional.

“Estrutura organizacional: Forma pela qual as atividades de uma organização são divididas, organizadas e coordenadas”. (Stoner, 1992, p. 230). 

Diante dos argumentos expostos apresento-lhes o seguinte organograma já que o hipermercado não possui.

[pic 2]

  1. PLANO DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

Na estrutura organizacional da empresa foi criada a diretoria de recursos humano(RH), para desenvolver o trabalho com o capital intelectual, que é capaz de gerar criatividade, inovação, mudanças e promovendo o empoderamento de pessoas e equipes através da relativa autonomia e liberdade em seus trabalhos.

  1. MELHORAR A EFICÁCIA GERENCIAL

Diretores e gerentes muitas vezes estão analisando comentando problemas técnicos nas áreas operacionais, deixando muitas vezes de executar suas funções de planejamento, organização e controle.

Um bom líder deve ter a noção de que ele é um modelo, suas ações e procedimentos estarão sendo avaliadas pelos seus colaboradores. Dessa forma, ele deve coordenar o trabalho de sua equipe resolvendo os problemas dela e promovendo seu desenvolvimento profissional.

A empresa deve proporcionar treinamento adequado para que os diretores e gerentes possam aperfeiçoar suas habilidades e repassarem seus conhecimentos aos seus colaboradores.

  1. DESENVOLVENDO LIDERES

Os líderes são avaliados pelos resultados que obtém no trabalho, pela qualidade do relacionamento com seus colaboradores e pela capacidade de aprender algo novo para atingir melhores resultados.

Os líderes precisam reconhecer as pessoas com que trabalham. Necessitam buscar referências teóricas e práticas para conhecer as principais competências de cada um dos participantes das equipes. Porém, o exercício da liderança exige, também, uma constante busca de autoconhecimento e de autodesenvolvimento.

  1. CAPACITÁ-LOS A LIDERANÇA SITUACIONAL

A liderança situacional é um processo dinâmico que envolve o líder, o liderado e as variáveis situacionais, e tem como pressuposto a crença no fator humano e as potencialidades das pessoas.

Um líder situacional deve ter três habilidades: Diagnóstico (Identificação das necessidades da situação), Adaptabilidade (Habilidade para transitar nos quatro estilos) e Desempenho (Saber qual estilo de liderança utilizar).

Em um ambiente organizacional é imprescindível um boa liderança que se destaque não somente no campo de gestão de pessoas bem como em obtenção de resultados. Dentre os conceitos mais eficiente de liderança está a situacional, que consiste em moldes de situações apresentadas e na capacitação em adequar-se à atualidade, propagando ações positivas que culminam na obtenção de resultados.

Um grande líder deve estar sempre pronto para as diversas situações que possam aparecer em sua gestão e deve identificar e induzir a maturidade de seus colaboradores para determinar as suas ações.

  1. CONSTRUIR E DESENVOLVER EQUIPES DE ALTO DESEMPENHO

Muitos são os fatores que se constituem na base desta construção de equipe de alto desempenho: ter uma visão precisa do querem alcançar, ter em alto grau habilidade interpessoais, saber resolver adequadamente seus conflitos, inovar, ter uma liderança inspiradora, criar um ambiente de confiança e cooperação, estimular o bom humor e reconhecer e recompensar desempenhos e esforços.

Quando estes fatores são sistematicamente buscados, a equipe se torna um lugar especial onde o individual e o coletivo se harmonizam, gerando resultados a todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (139.3 Kb)   docx (109.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com