TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estruturas e Processos Organizacionais

Por:   •  12/11/2016  •  Projeto de pesquisa  •  526 Palavras (3 Páginas)  •  740 Visualizações

Página 1 de 3

TRABALHO DE ESTRUTURAS E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS

1) Quais são as características essenciais dos processos empresariais?

R: A primeira característica importante dos processos é a interfuncionalidade. Embora alguns processos sejam interamente realizados dentro de uma unidade funcional, a maioria dos processos importantes das empresas atravessa as fronteiras das áreas funcionais. Por isso são conhecidos como transversais, transorganizacionais, interfuncionais ou interdepartamentais.

A segunda característica mais importante é que eles têm clientes. Esse cliente, ao qual o resultado deve ser intregue, pode ser interno ou externo à organização. Nesse sentido, a empresa é uma coleção dos fluxos de valor voltados à satisfação das expectativas de um determinado grupo de clientes. Os processos utilizar recurssos da organização para oferecer resultados objetivos aos seus clientes.

2) Por que os processos são importantes?

R: Desde a origem das organizações empresariais, as teorias tiveram forma de administração hieráquircas, baseando-se no funcionamento natural das sociedades organizadas, representadas pelos ornanogramas. Na Gestão de Processos, mapeia-se as atividades da organização para conhecer seus processos  e após modelagem e otimização dos mesmos, elaborados.

Por uma questão de sobrevivência e foco no negócio, conhecer seus processos é uma necessidade de toda e qualquer organização de qualquer segmento e porte.

3) O que são processos não fabris essenciais?

R: Os processos na área fabril são fáceis de se observar, tanto nos periodos de bom funcionamento como na ocorrência de problemas. O desperdício e o retrabalho são claramente identificáveis, e o fluxo do material é tão importante que os equipamentos e equipes de trabalho são dispostos ao longo dele. O nível de aperfeiçoamento, ao longo das décadas de estudo, levou com que tais processos fossem aplicados em situações de trabalho em escritório.

Porém, os processos empresariais são atividades coordenadas que envolvem pessoas, procedimentos e tecnologia. Assim, pensar nos processos em termos de coordenação em vez de fluxos de trabalho ou fluxos físicos de materiais ou produtos é importante para identificar e tratar os processos não industriais como importantes ativos de negócio e para poder analisar qualquer tipo de processo.

Sendo chamado de processo de trabalho a maneira particular de realizar um determinado conjunto de tarefas, sob o ponto de vista dos especialistas em análise do trabalho. Dessa forma, a definição inclui não apenas as tarefas a serem executadas mas também o número de operadores, a distribuição de trabalho entre eles, a tecnologia a ser usada, os indicadores de eficiência e os resultados esperados.

4) Dê, no mínimo, 03 (três) exemplos de processos empresariais classificados como ligados aos clientes ou de negócios e também de processos gerenciais.

R: Processos de Negócios: Fabricação, relacionamento com cliente e desenvolvimento de produto.

Processos Gerenciais: Planejamento estratégico, definição de preços e gestão de desempenho.

5) Qual o papel da tecnologia no estudo dos processos empresariais? Como ela pode influenciar a forma de realizar o trabalho e na maneira de gerenciá-lo?

R: A ciência dos processos esta sempre evoluindo e buscando novas formas de aprimoramento, com cada nova tecnologia se tem diversas utilizações possíveis para o melhoramento dos diversos processos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (83.5 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com