TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estruturas e Processos Organizacionais

Por:   •  10/2/2019  •  Ensaio  •  1.041 Palavras (5 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADE INDIVIDUAL

Matriz de atividade individual

Disciplina:

Módulo:

Aluno:

Turma:

Tarefa:

Pesquisa in loco

Kozan

Burguer King

Mesa da Roça

metas da organização (rapidez, atendimento,

clima, etc.) 

- cozinha especializada

- restaurante temático

- ambiente reservado

- serviço de qualidade

- espaço amplo confortável

- seviço rápido e    

  eficiente

- atendimento simples

- ambiente agitado

- interação do cliente

- ambiente familiar

- bem estar do cliente

- entretenimento

  (música ao vivo)

- cozinha diversificada

estrutura de autoridade

- formal

- unidade de comando

- centralizada

- formal

- autoridade hierárquica

- centralizada

- formal e informal

- unidade de comando

- descentralizada

estrutura da organização (mecanicista, orgânica)

- mecanicista

- departamentalização

- mecanicista

- especialização do

   trabalho

- orgânica

- baixa formalização

trabalho em equipe ou individual (as pessoas trabalham juntas ou

sozinhas?)

- trabalho em equipe

* Mesmo que não seja evidende, acredito que há uma boa integração da equipe com as tarefas.  

- individual

- trabalho em equipe

interdependência (até que ponto os empregados dependem uns dos outros nas suas tarefas?)

- alta dependência

- alta dependência

- média dependência

* Classifiquei levando em consideração que um funcionário possa execer mais de uma função, não comprometendo tanto a execução das tarefas.

tarefas (rotineiras ou não rotineiras)

- rotineiras

- rotineiras

- rotineiras

especialização dos empregados nas tarefas

- alta especialização

- eficaz e eficienciente

- alta especialização

- eficaz e eficiente

- média especialização

- eficaz e nem tanto  

  eficiente

padronização (até que ponto as tarefas e os produtos são variados?)

- todos produtos

  padronizados

- maior parte das tarefas

  padronizadas

- todos produtos

  padronizados

- todas tarefas

  padronizadas

- maior parte dos

  produtos padronizados

- algumas tarefas

  padronizadas

habilidade exigida (técnica, social)

- alta habilidade técnica

- alta habilidade social

- baixa halibidade

  técnica

- baixa habilidade

  social

- média habilidade

  técnica

- alta habilidade social

tomada de decisões (centralizada/descentralizada)

- centralizada

- centralizada

- descentralizada

Avaliação dos dados

Questão 1

   O primeiro restaurante analisado foi o KOZAN, restaurante especializado na culinária japonesa, conta com 5 unidades distribuídas no interior paulista (Marília, Bauru e Itapetininga) e no paraná (Apucarana e Londrina). Oferece rodízio completo, além de pratos “la carte” com amplo leque de opções de pratos quentes e frios, bem como serviço de delivey. Conta com uma estrutura ampla bem localizada (região nobre), ambiente reservado, decorado, pouca luz, bem confortável. Funcionários uniformizados, atenciosos, educados e prestativos.

   Analisando o posicionamento estratégico do restaurante, considero a estrutura adequada, tem todo um ambiente temático oriental, atendimento especializado, os garçons trazem informações sobre os pratos, tiram dúvidas sobre o cardápio, faz sugestões e recomendações, é notável que se trata de um serviço diferenciado, porém um ponto a destacar, é a falta de informação no cardápio a respeito da opção rodízio, uma vez que não é informado o valor, os pratos que o compõe, e quais sobremesas são inclusas. Todas essas informações devem ser solicitadas ao garçom.  Já ao analisar os processos do restaurante, digamos que metade deles estão adequados.  Pôde se observar uma preocupação constante com o desperdício dos produtos, na opção rodízio o cliente deve solicitar entre as opções disponíveis o prato que deseja comer ao garçom, ao invés de aguardar a opções passarem pela sua mesa, detalhe considerado bom olhando o lado sustentável. Aos olhos do cliente não agrega tanto valor, uma vez que acaba tendo sempre um intervalo de espera entre as solicitações, além de não poder visualizar as opções de comida antes (algo que no rodízio tradicional acontece), sem contar a frequência de ter que ficar solicitando o garçom a todo instante para fazer o pedido. Os pratos são bem apresentados, com um visual bem atraente. A comida é boa (um pouco simples até pelo padrão e preço do restaurante) e de qualidade, em quantidade suficiente, o serviço é bem organizado, e o número de funcionários é suficientes para atender a demanda.  

   

   Seguindo, o outro restaurante analisado foi o da rede de fast food BURGER KING, modelo de franquia, que conta variadas opções de lanches, batata frita, refrigerante e sorvete basicamente. Também tem o serviço de delivery, mas para retirada no local apenas. Possui estacionamento próprio e amplo espaço para trânsito de carros. A área interna do restaurante é pequena, as mesas e cadeiras são distribuídos de forma a maximizar o espaço, sendo possível também dividir a mesa com várias pessoas, mais funcional do que confortável. O ambiente é bem iluminado, agitado, com fluxo intenso de clientes. Funcionários uniformizados padrão operacional, são educados e muito ativos.

   Pelo posicionamento estratégico, “marca de fast food preferida e mais rentável”, apresenta estrutura adequada, com um ambiente físico bem funcional, que prioriza a rapidez no atendimento de um grande número pessoas, fluxo intenso de clientes, alta demanda no delivery. Oferece uma acomodação razoável, ambiente limpo, fácil acesso, ideal para quem precisa fazer uma refeição rápida, não se importa com pouco conforto e por um preço acessível.

   Os processos mostram de forma bem clara o objetivo desse modelo de negócio: produtividade, redução de custos e otimização de resultados.  E são adequados para que as metas e desempenho da empresa sejam atingidas. O restaurante como um todo funciona como uma linha de produção, e o cliente também participa do processo, não é apenas um mero espectador esperando para ser servido. Além da escolha do prato, o cliente deve ir ao balcão fazer o pedido e efetuar o pagamento, recebe uma senha e aguarda até ser chamado pelo nome. Depois tem de voltar ao balcão para retirar o pedido. Os produtos são todos padronizados, os funcionários trabalham de forma intensa e cada um é especializado na sua etapa. A máquina de bebidas fica ao lado mesas, cabendo ao cliente buscá-la (auto serviço, o cliente pega o copo e enche como a opção a ser escolhida no local), ao deixar a mesa deve recolher a bandeija e colocá-la em local apropriado. Não há atendendes para servir, apenas um funcionário para limpar as mesas e o chão quando necessário. O serviço atende a expectativa versus o valor cobrado, os produtos são de qualidade, e o ambiente longe de ser tranquilo, favorece a interação entre as pessoas pela proximida das mesas e divisão dos mesmos espaços.

  Finalizando, o terceiro restaurante avaliado foi o MESA DA ROÇA, restaurante familiar que ofecere culinária típica brasileira e regional, com opção de self servisse e comida por kilo.    

   

Questão 2

Referências bibliográficas

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (189.7 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com