TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido

Por:   •  30/5/2016  •  Exam  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 2

ESTUDO DIRIGIDO

1. Entre os Princípios da Qualidade está elencado a abordagem de Processo. Defina o que é uma abordagem de processo e indique as vantagens aplicá-la em uma organização

R: A abordagem por processos implica uma ênfase grande na melhoria da forma pela qual o trabalho é realizado, em contraste com o enfoque nos produtos ou serviços oferecidos aos clientes.

Através dos processos eficientes as organizações aperfeiçoam a capacidade de antecipar, gerenciar e responder as alterações do mercado e maximizar as oportunidades de negócios.

2. Diferencie um processo eficiente de um processo eficaz. Utilize exemplos que justifique a diferença.

R: A eficiência consiste em fazer certo as coisas: geralmente está ligada ao nível operacional, como realizar as operações com menos recursos – menos tempo, menor orçamento, menos pessoas, menos matéria-prima, etc…

     a eficácia consiste em fazer as coisas certas: geralmente está relacionada ao nível gerencial

Por exemplo, se uma fábrica tiver como objetivo produzir quinhentas mesas por dia, é relativamente simples avaliar se é ou não eficaz na consecução deste objetivo: no final de cada dia, teríamos de contar o número de mesas produzidas e verificar se atingem as quinhentas unidades. Se sim, a fábrica é eficaz. Se não, é ineficaz.

No entanto, avaliar a eficiência da produção desta fábrica poderá ser um pouco mais complexo. Teríamos de avaliar a quantidade de recursos consumida. Qual a quantidade de madeira consumida, e qual o consumo energético, a quantidade de desperdícios, a taxa de defeituosos, o custo total da produção, as máquinas e pessoas necessárias para levar a cabo a produção, entre muitos outros fatores.

3- Para que servem os indicadores de desempenho?

 INDICADORES DE DESEMPENHO permite acompanhar, avaliar, sugerir, decidir, interferir ou mudar o rumo de um processo ou conjunto de atividades visando atingir determinado objetivo. No caso dos Indicadores de Desempenho, cada indicador deverá ter uma meta diretamente relacionada com o Planejamento Anual ou outro valor que represente uma expectativa ou desafio para o responsável ou sua equipe atingirem em determinado tempo.

4- Conceito de processo.

5- O que é mapeamento de processos e qual a ferramenta mais utilizada para o mapeamento de processos?

6- Explique porque devemos considerar a organização como uma sequência de passos de como as coisas são feitas e não como uma tabela de departamentos e pessoas.

7- Descrever as fases para análise dos processos.

8- Explique por que a repetição do ciclo PDCA é tão importante para a melhoria da eficiência do processo.

9-  Explique detalhadamente as competências de cada uma das  normas apresentadas abaixo:

ISO 9001 -

ISO 14001 -

OHSAS 18001 -

SA 8000 -

        

10 - Quais não as vantagens da implementação do SGI?

11-  O que é Política da Qualidade e por que ela aparece frequentemente associada aos processos; atividades, as opções estratégicas; os objetivos, as metas, os programas, os recursos, os prazos e os indicadores de desempenho;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (116.2 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com