TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido - Administração Pública

Por:   •  1/9/2018  •  Resenha  •  619 Palavras (3 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO[pic 1]

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Curso de Administração

Professora: Jackeline Amantino        Disciplina: Administração Pública

Aluno: Ricardo Alves        Turma: 3A

ESTUDO DIRIGIDO – UNIDADE 1

  1. Explique como a definição de patrimonialismo, no caso brasileiro, diferencia-se daquilo definido por Max Weber,conforme Raymundo Faoro.

Na categoria de patrimonialismo estamental, a partir da experiência histórica de constituição, consolidação e cristalização da monarquia portuguesa. Faoro retrata a figura do rei proprietário, lavrador e comerciante, em uma Europa onde predominava o feudalismo.

Foi pela espada que o reino português se formou, as terras reconquistadas tomadas dos mouros passam ao domínio particular do rei, que se torna, alem do senhor das armas, o maior proprietário do novo reino, cujo patrimônio em muito supera o do clero e o da nobreza. O rei era senhor de tudo ou, pelo menos, um sócio com quem todos deviam repartir seus ganhos.

Portugal passou do mercantilismo estatal ao capitalismo politicamente orientado. Segundo Faoro, “o Estado torna-se uma empresa do príncipe, que intervêm em tudo, empresário audacioso, exposto a muitos riscos por amor à riqueza e à gloria: empresa de paz e empresa de guerra”.

No Weber, patrimonialismo é entendido como formas tradicionais de dominação que contrastavam com o estado moderno, racional e legal – tipos ideais. O Weber elenca a relativa indistinção/sobreposição do privado sobre o público na organização da vida política – estado – sociedade. No caso brasileiro, segundo a leitura do Faoro, o patrimonialismo tem sido usado para marcar uma atuação do Estado, mais que da sociedade, como se o estado se destacasse da sociedade, fosse autônomo. O Weber usou o conceito para contrastar, os tipos ideais, com outras formas de dominação, já no Brasil, o patrimonialismo passou a ser um conceito normativo, para definição uma realidade e ponto.

  1. Quais são as críticas de Frederico Lustosa da Costa para a definição de Faoro?

Uso das categorias weberianas – a noção de patrimonialismo estamental estaria bastante próxima do conceiro de feudalismo.

A fidelidade à obra de Weber não acrescentaria méritos ao trabalho de Faoro. Este rejeita a hipótese do feudalismo português e afirma a proeminência do estamento político político no patrimonislismo luso-brasileiro. No patrimonialismo estamental de Faoro, não há lugar para a descentralização, o que poderia caracterizar uma ordem feudal.

Faoro negligenciou a importância do mandonismo rural na vida política brasileira

Imobilismo histórico que o emprego da teoria do patrimonislismo estamental determina.

Percebe-se, na analise do patrimonialismo uma condenação à herança  ibérica, que de certa forma nos legou uma experiência histórica.

  1. Como se caracterizam as quatro novas gramáticas da política brasileira, segundo Edson Nunes?

GRAMÁTICA

(interpretações do Brasil)

CARACTERÍSTICA

Clientelismo

Padrão específico de troca social;articulação entre sociedade e sistema político; sistema de trocas generalizado e pessoal que inclui expectativa de retornos futuros (é dando que se recebe – São Francisco), sendo caracterizado como um sistema de controle do fluxo de recursos materiais e intermediação de interesses.

Corporativismo

sistema de intermediação de interesses em que as unidades constitutivas estão organizadas em um número limitado de categorias particulares, obrigatórias, não competitivas, e hierarquicamente ordenadas, reconhecidas ou permitidas pelo Estado e que têm a garantia do monopólio de representação dentro de suas categorias respectivas, em troca da

observância de controles de seleção de líderes e na articulação de demandas e apoios.

Insulamento burocrático

“Reforma do estado”, isolamento da tecnocracia governamental das pressões pelo direcionamento das políticas públicas por demandas de segmentos da sociedade e de agentes políticos. Entende-se que com isso seria garantida a independência dos técnicos integrantes das estruturas burocráticas do Estado no processo de planejamento, elaboração e execução de políticas públicas.

Universalismo de procedimentos

Padrão de ação social baseada no individualismo, nas normas e instituições do Estado, na economia de mercado e no pluralismo da representação da cidadania em frações de classes, grupos e partidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (147.9 Kb)   docx (92.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com