TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Sobre o Empreendedorismo

Por:   •  4/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  668 Palavras (3 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 3

Os autores elaboraram uma análise dinâmica dos processos empresariais abordando como a compreensão dos valores, caracteristicas e ações do empreendedor evoluem ao longo do tempo durante o desenvolvimento de seus negócios. Nos Estados Unidos, as pequenas empresas são fundamentais na criação de empregos, tendo gerado entre 1990 e 1994 de acordo com Bygrave (2004), de 7 a 8 milhões novos empregos, e ainda são uma poderosa fonte para inovação. Além dos Estados Unidos, o Brasil sofre muita influência das micro e pequenas empresas, segundo o IBGE, elas se tornam cada vez mais importantes para a economia do país. No entanto, um grande número de empreendimentos não tem sucesso e acabam fechando suas portas. “Isto sublinha a importância de compreender a dinâmica do empreendedorismo e o papel do empreendedor como o ator principal neste processo”.

No presente estudo que é baseado esse resumo, adotaram uma perspectiva de Bygrave, a qual propõe um modelo (O modelo estabelecido por Bygrave (2004) baseia-se no modelo de Moore) que destaca atributos pessoais e fatores ambientais que influenciam o empreendedor. O modelo de Bygrave levanta questões que sugerem a necessidade de uma investigação que incorpore a perspectiva dinâmica na compreensão do empreendedor e empreendedorismo. Assim, construíram um modelo explicativo da dinâmica do processo empreendedor por meio de uma compreensão de valores, características e ações do empresário.

O processo empreendedor com base no modelo de Moore, apresentado na figura no Anexo I, destaca os fatores críticos que impulsionam o desenvolvimento do negócio em cada etapa. Para Bygrave (2004, p.5), como com a maioria do comportamento humano, “características empreendedoras são moldadas por atributos pessoais e do meio ambiente".

Vários outros autores citados, tentaram contribuir com termos psicológicos, definir

o comportamento que pode levar um empreendedor para o sucesso, dentre as principais características apresentadas, destacaram-se: busca de oportunidades e iniciativa, capacidade de reagir à frustração e situações, exigência de qualidade e eficiência, compromisso, estabelecendo metas, planejamento e monitoramento sistemático, persuasão e rede de contatos, independência e proatividade.

Bygrave ( 2004 , p. 5), por outro lado, afirma: "Sabemos que não existe um conjunto elegante de atributos comportamentais que nos permitem separar os emprendedores de não- empreendedores". Ele enfatiza que "parece que os empreendedores têm um ‘locus of control’ mais elevado do que os não-empreendedores”, isto é, uma pessoa tem um locus(local) de controle predominantemente interno que se sente mais no controle de sua própria vida e sucesso.

Referindo-se a fatores ambientais , Bygrave (2004) observa que são as influências externas que rodeiam o início do negócio e o seu desenvolvimento. Ele sublinha a influência que o ambiente local tem sobre a disposição do empresário para abrir um negócio. Os fatores ambientais também incluem fatores sociológicos, tais como: modelos, responsabilidades familiares, a troca entre a experiência que vem com a idade e o otimismo e energia da juventude, e contatos (uma rede de relações pessoais).

Nas fases subsequentes do negócio, de implementação para o desenvolvimento organizacional na fase de crescimento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (61.9 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com