TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS: GESTÃO POR COMPETÊNCIAS E DO CONHECIMENTO, EMPREENDEDORISMO E PLANEJAMENTO DE CARREIRA EM ESTUDO DA ORGANIZAÇÃO COSMOTEC

Por:   •  10/10/2015  •  Monografia  •  1.760 Palavras (8 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. OBJETIVOS 5

3. DESENVOLVIMENTO 6

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 10

5. REFERÊNCIAS 10

1. INTRODUÇÃO

Esta produção textual objetiva ponderar e aplicar os conceitos de Gestão por Competências, Gestão do Conhecimento, Empreendedorismo e Planejamento de Carreira, no estudo sobre a empresa Cosmotec Especialidades Químicas LTDA.

Mais que um modo de direção, a gestão por competências, é uma filosofia de fomentos das capacidades humanas nas organizações. Através dela é possível nortear as ações das pessoas com a finalidade de se estabelecer uma organização forte e eficaz, engajada a atingir os objetivos.

Em um contexto empresarial que se caracteriza pela competitividade acirrada, torna-se imperativo que as organizações possuam uma visão clara de suas estratégias e objetivos, alinhada com as melhores práticas de gestão de pessoas. Nesse tocante, se faz necessário que a empresa conheça a sua força de trabalho disponível, identificando os pontos positivos e negativos de cada colaborador, objetivando assim ações que reflitam o desenvolvimento do capital humano. Um modelo de gestão de competência sempre terá um viés conceitual e deveras de difícil mensuração, mas o quão mais for possível medir esses perfis, melhor será o conduzir desse gerenciamento.

A gestão por competências concebe uma alternativa aos modelos gerenciais tradicionais. Propõe-se a orientar esforços para planejar, captar, desenvolver e avaliar, nos diferentes níveis da organização (individual, grupal e organizacional), as competências necessárias para alcançar seus objetivos. Compreender quais são as competências organizacionais críticas para o sucesso empresarial, desdobrá-las em termos de competências profissionais e desenvolvê-las junto ao quadro de funcionários internos. Trata-se de uma metodologia de gestão moderna, focada nos negócios, no mercado e no desenvolvimento profissional permanente.

A Gestão do Conhecimento, do inglês KM - Knowledge Management é um estudo que tem acendido cada vez mais atenção, tendo originado inúmeros trabalhos de investigação e investimentos cada vez mais significativos por parte das organizações que reconhecem a sua crescente importância.

Utilizando a gestão do conhecimento a empresa diminui os gastos em produtos e começa a investir em capital intelectual, o que tem um melhor custo-benefício, pois o maior capital que a empresa possui é o conhecimento de seus colaboradores. Os colaboradores quando são ouvidos e podem dividir suas opiniões, se sentem valorizados e trabalham com paixão. Dessa forma o trabalho flui com maior eficiência, qualidade e dedicação.

Empreendedorismo é o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto (técnico, científico, empresarial). Tem origem no termo empreender que significa realizar, fazer ou executar. O empreendedor é aquele que apresenta determinadas habilidades e competência para criar, abrir e gerir um negócio, gerando resultados positivos.

O plano de carreira tem por objetivo colocar a pessoa nos trilhos do sucesso pessoal, profissional, familiar e comunitário, programando, assim, o crescimento nas quatro áreas de maneira eficaz. Ele possibilita programar o tempo necessário para alcançar os objetivos e avaliar se os conhecimentos são suficientes ou não para realizar os projetos. O plano de carreira ajuda à pessoa a ter controle sobre sua própria vida evitando que perca tempo, conhecimentos, dinheiro, energias com que não vai trazes os resultados esperados. Para a empresa: diminuem riscos, rotatividade, funcionários motivados, aumenta a produtividade, qualidades dos serviços e ganhos financeiros entre outras coisas.

Os quatro itens descritos acima são de grande importância para o desenvolvimento financeiro, estrutural e organizacional das empresas.

2. OBJETIVOS

Objetivo Geral: Identificar quais os temas apresentados na produção textual “Cosmotec” e conceituar a relevância destes para formação do gestor de recursos humanos.

Objetivos específicos:

Analisar as competências individuais dos empreendedores fundadores da Cosmotec;

Apresentar as atitudes empreendedoras da empresa;

Identificar a política de gestão de carreiras na empresa Cosmotec;

3. DESENVOLVIMENTO

3.1 Gestão por competência e do conhecimento

Gestão por competências é um sistema capaz de gerir e identificar perfis profissionais que proporcionam um maior retorno de conhecimento e financeiro para empresa.

O desenvolvimento de uma gestão que enfatiza a “alma da empresa”, traz como principal cultura a valorização de valores corporativos. Na Cosmotec podemos identificar que é uma empresa que presa muito a honestidade, transparência e inovação aplicados no objetivo de melhoramento contínuo da empresa.

Outro ponto importante é a transparência que a empresa passa aos novos funcionários, passando por um programa completo de integração onde são passados todos os valores da empresa, disseminando-se assim o conhecimento que ele necessita para desenvolver a filosofia praticada na organização.

Ao priorizar a diversidade, os gestores introduzem aspectos contemporâneos à cultura da empresa, empregando uma forte busca pelo profissionalismo ao invés de uma padronização mais “aceitável”.

O administrador, sob a perspectiva de planejar, organizar, dirigir e controlar recursos desenvolve as três competências individuais:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (60.7 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com