TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso Comportamento Organizacional

Por:   •  17/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  510 Palavras (3 Páginas)  •  536 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL E EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE BRASÍLIA

Campus Brasília Ciências Sociais, Negócios e Direito Curso de Especialização Em Gestão Pública – Governança E Políticas Públicas

Docente: Mariana Carolina Barbosa Rêgo

Matéria: Comportamento Organizacional

Discente: Mirian Luci Bispo Freitas

  

Questões a serem debatidas e respondidas por escrito:

  1. Relacione o comportamento da Andrea com os construtos sofrimento, estresse e bem-estar no trabalho.

        Com a promoção de Andrea, as exigências do trabalho aumentaram, a equipe começou a procurar mais por ela e a exigir posicionamentos da gestora, mas a própria gestora não estava compreendendo quais eram as suas atribuições, o que dificultou foi à falta de experiência, demonstrando dificuldades diante dos seus subordinados. Esse comportamento de Andrea está relacionado ao sofrimento, ela não está sendo produtiva, causando estresse com a falta de um bom relacionamento, gerando resultados negativos, consequentemente essas atitudes afetaram os costumes e condutas que caracterizaram na organização da equipe. Não oferecendo um ambiente adequado de trabalho, Andrea não dava bons exemplos e automaticamente se refletia no bem-estar do clima organizacional.

  1. Com base nas informações apresentadas, quais são as fontes de estresse presentes nesse ambiente organizacional?

        Com base nas informações, as fontes de estresse presentes no ambiente foram à dificuldade para lidar com as exigências do ambiente corporativo, envolvendo demandas excessivas, os prazos apertados, sobrecarga de tarefas, as dificuldades com a rotina na empresa e a tensão nas relações com colegas e superiores, jornada longa de trabalho, problemas de relacionamento, cobranças inadequadas ou em demasia são algumas das fontes encontradas nesse ambiente organizacional.

  1. Que impactos o comportamento de Andrea causou e pode causar na sua equipe? E no contexto organizacional? Desenvolvam e justifiquem.

        Por ter seus valores mal definidos, objetivos organizacionais confusos, liderança mal administrada. O comportamento de Andrea, causou conflitos entre a sua equipe, ansiedade, esgotamento, depressão, exaustão emocional, colegas insatisfeitos com o seu trabalho, a desqualificação e falta de cooperação, para com aqueles que se dedicaram a prestarem um bom trabalho.

  1. Nesse caso, o que a equipe poderia fazer para reestabelecer o bem-estar no trabalho?

        Primeiramente, é preciso que seja solicitado recursos e equipamentos necessários para exercer bem a sua equipe. Podemos iniciar oferecendo um bom ambiente de trabalho, estimular a realização de atividades físicas, cuidar do clima organizacional, adotar a flexibilidade, dar bons exemplos. Isso irá proporcionar o indivíduo um ambiente jovem, criativo e dinâmico.

  1. O que poderia ser feito para solucionar a situação (nos níveis individual, de grupo e

organizacional)?

        Os profissionais que encontram dificuldades para trabalharem em equipe dentro de uma determinada empresa podem gerar situações conflituosas e para solucionar essas situações nos níveis individual seria mapear e diagnosticar, assim quando algo que não esteja se encaminhando muito bem aos indivíduos, de maneira afetiva, faria uma intervenção, promovendo saúde. Sendo necessário a identificação dos fatores ambientais e organizacionais, podendo contribuir para a solução dessa situação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (88.4 Kb)   docx (28.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com