TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso Grupo Schincariol

Por:   •  22/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  586 Palavras (3 Páginas)  •  53 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Nome Completo: Carolina Dias Cerqueira dos Santos, RA: 12723116850, Curso: Logística

Nome Completo: Laiane Almeida de Carvalho, RA: 12723110790,Curso: Administração

Nome Completo: Lucas da Silva Santos, RA:12723131977, Curso: Logística

Nome Completo: Thiago Gesteira Amorim, RA: 12723128614, Curso: Gestão Pública

Nome Completo: Thifane Beatriz Ramos Trindade, RA: 1272316987, Curso: Administração

Professora: Luana Araújo

Atividade

1-Analise e discuta as principais decisões relatadas no caso – criar a marca Primus, lançar a Nova Schin e adquiri a Devassa. Você classificaria essas decisões como programadas ou não-programadas? Como você avalia a eficácia dessas decisões?

Decisão não programada: Eles buscavam sempre uma solução sem uma análise profunda do mercado e não procuravam se aperfeiçoar tanto no marketing quanto em outros setores.

Primus: Houve Baixo investimento na publicidade havendo pouca divulgação e pouco alcance já que queriam atingir a classe mais seleta, resultando no desconhecimento da marca e baixa popularidade tornando assim não eficaz.

Nova Schin: Houve uma campanha intensa investindo na publicidade atingindo alguns públicos, e tendo uma eficácia de curto prazo, classificada como parcialmente eficaz.

Devassa: Ampliaram a publicidade e buscaram a abertura de mercado onde ela não alcançava, buscaram eventos de grandes massas buscando atingir todas as classes, e conseguiram emplacar Rio e São Paulo lugares antes nunca alcançados.

2-Compare a decisão de criar a marca Primus, a Nova Schin e a Devassa Bem Loura com base no conceito de racionalidade limitada de Simon.

Primus: Processo pensado e analisado para acirrar o mercado com novas marcas, mas com erros básicos devido à inexperiência e à limitada visão de mercado, pois não dispunham de estrutura profissional, nos diversos aspectos para as tomadas de decisões empresariais em larga escala,

Nova Schin: Processo avaliado sob a perspectiva do lançamento anterior, com novos olhares, captando ações empresariais de marcas concorrentes e buscando inovações.

Devassa Bem Loura: A compra da devassa por mais que aparentemente uma das decisões mais assertivas, também se enquadra na teoria de Simon. Que diz que é impossível um indivíduo conhecer todas as alternativas ou consequências das escolhas. Sendo assim, não conseguem se manter no mercado, caindo no ranking nacional.

3-Os lançamentos da Nova Schin e a aquisição da Devassa foram decisões racionais ou intuitivas? Que medidas foram tomadas para reduzir a imprevisibilidade das decisões? Em que armadilhas psicológicas poderão os gestores da Schincariol ter caído ao tomar essas decisões?

Racionais. No momento do lançamento da Nova Schin, a empresa já dispunha de profissionais que pudessem dimensionar a curto e médio prazo as tomadas de decisões. Observa-se a utilização de Famosos, patrocínios diretos em eventos de massa na difusão direta da marca entre o público alvo. Infelizmente a continuidade da atuação da marca pode ter sido um dos problemas para o rápido declínio.

Algumas das armadilhas que podem ter influenciado é o excesso de confiança, na esperança de serem 100% eficazes. E na ancoragem, usando a mesma linha de estratégia para as decisões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (89.1 Kb)   docx (23.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com