TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudos de Casos de Implantação de Gestão de Projetos

Por:   •  7/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  991 Palavras (4 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 4

Disciplina: Estudos de Casos de Implantação de Gestão de Projetos

Identificação da tarefa: Tarefa 3. Unidade 2. Envio de arquivo

Pontuação: 10 pontos

Tarefa 3

Faça a leitura do estudo de caso 1, intitulado: Fatores críticos para a implementação do Escritório de Projetos: um estudo de caso, disponível no nosso material, e elabore um resumo crítico acerca deste.

O texto deve ter entre 500 e 1.000 palavras, excluídas as referências bibliográficas.

O Artigo apresentado descreve como metodologia um estudo de caso, onde apresenta o conceito de que, em ambientes tão complexos quanto dinâmicos como os encontrados hoje em dia, tem-se a certeza de que as inovações vão continuar tendo um destaque importante. O processo de planejar, criar, monitorar e mensurar a execução de uma novidade, produto, serviço ou funcionalidade exige estratégias de gerenciamento cada vez mais dedicadas. Neste contexto, a gestão de projetos é uma estratégia para que se tenha o conhecimento necessário para corresponder às demandas de um mercado em constante transformação.

A empresa citada teve um impacto considerável devido a mudanças impostas devido à competitividade do mercado de telecomunicações que obrigou a uma revolução nos processos de trabalho. Esta mudança impôs uma quebra de paradigmas e mudança de valores, principalmente, na estratégia da organização, onde transformou a empresa caracterizada por sua manufatura para uma empresa provedora de soluções, mudando o conceito interno de prestação de serviços, o qual inicialmente tinha um menor valor agregado.

Durante a mudança, houve problemas enfrentados no gerenciamento dos projetos, como atrasos, estouros de orçamento, muito devido à ausência total ou parcial de um planejamento adequado, ausência total ou parcial de controle de portfólio, ausência de metodologia, processos e padrões de gerenciamento, ausência de planos de treinamentos dos gerentes de projetos, falta de padronizações de ferramentas de gerenciamento de projetos que pudessem resultar em relatórios corporativos, utilização inadequada de recursos, altos índices de retrabalhos, ausência de um repositório de lições aprendidas e falta de alinhamento entre a gestão de projetos e as demais áreas da empresa.

Após estes fracassos recorrentes, foram buscadas as melhores práticas existentes no mercado de gerenciamento de projetos para que proporcionassem uma gestão centralizada de forma que seus projetos pudessem ser geridos de forma alinhada com a estratégia da organização.

O formato do PMO criado, norteado pelas necessidades e perfil da empresa, foi do tipo Program Management Office (PrgMO), segundo classificação de Dinsmore (2003).

Para que esta mudança obtivesse sucesso, foi necessária uma reestruturação na organização e criada uma estratégia direcionada para o sucesso da mudança, formalizando diretrizes de planejamento, monitoramento, controle e execução. Neste sentido, houve investimento em ferramentas e técnicas da área de gerenciamento de projetos e existência de uma estrutura de projetos com algumas características de PMO (Escritório de Projetos).

Considerando que um PMO tem resumidamente como principais objetivos:

  • Estabelecer e aplicar processos de gerenciamento de projetos;
  • Construir uma metodologia e atualizá-la sempre que necessário;
  • Criar um repositório comum contendo documentos que são disponibilizados para futuras consultas;
  • Prover treinamentos (internos ou externos) para desenvolver competências em gerenciamento de projetos;
  • Prover consultoria e mentoring em gerenciamento de projetos à organização;
  • Buscar e compilar informações básicas dos status atuais de todos os projetos da organização;
  • Organizar as métricas da situação do gerenciamento de projetos, os entregáveis do projeto e os valores que estão sendo providos aos negócios;

Como desafio do PMO, foi traçada a padronização na atividade de gerenciamento de projetos; a uniformização da cultura de gerenciamento de projetos; a obtenção e/ou manutenção dos níveis aceitáveis de lucratividade dos projetos; a melhoria nas ferramentas de controle dos projetos; a melhoria da satisfação dos clientes no que se refere à transparência e qualidade dos serviços de gestão do projeto; os planejamentos mais sólidos dos projetos; gestão de riscos; o auxílio às demais áreas na gestão de negócios; o desenvolvimento de comunicações eficazes; a melhoria contínua do processo baseada nas informações de desempenho; criação da carreira em gerenciamento de projetos; programa de treinamento em gerenciamento de projetos; critérios para classificar os maiores e mais importantes projetos estratégicos; avaliação dos gerentes de projetos quanto às suas capacitações; suprir com informações confiáveis a alta gerência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (77.4 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com