TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de caso 7 - Mudanças na direção da São Paulo Alpargatas

Por:   •  27/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  785 Palavras (4 Páginas)  •  1.373 Visualizações

Página 1 de 4

1. Quais foram os principais desafios enfrentados por Fernando Tigre ao assumir a presidência das São Paulo Alpargatas?

Fernando Tigre assumiu a presidência da São Paulo Alpargatas em 1997 e foi recebido com desconfiança pelos diretores e funcionários da empresa. Neste período a empresa passava por grandes dificuldades, pois enfrentava grande concorrência das empresas estrangeiras, principalmente chinesas, e suas vendas estavam estagnadas, causando seguidos prejuízos para a Alpargatas. Além disso, a empresa conservava traços antiquados de administração e o cenário de trabalho era de desmotivação e falta de esperança quanto ao futuro. Nesse cenário, Tigre teve que modernizar e reestruturar a empresa, modificando quase todos os processos da estrutura organizacional, atingindo desde funcionários até membros da diretoria, para fazê-la crescer novamente e voltar a gerar lucros.

2. Quais foram os fatores que contribuíram para a falta de motivação entre os trabalhadores?

A desmotivação dos trabalhadores se devia as grandes dificuldades que a empresa enfrentava e a excessiva formalização da empresa. O ambiente de trabalho era muito rígido, formal e pesado, sem descontração alguma, o que abria espaço para eventuais conflitos entre superiores e subordinados, além de os funcionários não terem participação nenhuma nas decisões da empresa devido a centralização.

3. Quais as características dos grupos de trabalho que Fernando Tigre encontrou quando assumiu a presidência da Alpargatas? Qual foi o seu impacto no ambiente de trabalho?

Quando assumiu a presidência da São Paulo Alpargatas, Fernando Tigre encontrou grupos de trabalho pouco unidos devido principalmente à excessiva formalização e burocratização da empresa. As amizades e interesses compartilhados eram postos de lado, assim o ambiente de trabalho era muito formal e “pesado”, inibindo a criatividade dos trabalhadores e gerando falta de motivação.

4. Quais foram as medidas tomadas para mudar o comportamento dos funcionários?

Uma das medidas tomada por Tigre para mudar o comportamento dos funcionários foi incentivar os funcionários a aceitação de mudanças e a criatividade. Tigre também ampliou a variedade de produtos, atendendo às necessidades do mercado e gosto dos consumidores. Para isso, dividiu as operações em 5 subdivisões, sendo que cada unidade ficou responsável por todas as etapas, da produção à venda do produto. Dessa forma, as decisões eram tomadas mais rápidas por conta da redução da formalização e da delegação de tarefas e poderes aos diretores, contribuindo para aumentar a motivação dos funcionários que agora também tinham maior liberdade de mostrar sua criatividade e auxiliavam no crescimento da empresa.

5. Distinga, entre várias medidas adotadas, aquelas que podem ser consideradas fatores higiênicos e fatores motivacionais, segundo Herzberg.

Os fatores higiênicos se referem ao conjunto de fatores que são responsáveis pela insatisfação no trabalho. No caso da São Paulo Alpargatas, vale descartar como fato higiênico o mal relacionamento interpessoal entre superiores e subordinados e a política da empresa de excessiva formalização e burocratização, os quais Tigre procurou remover com suas medidas.

Fatores motivacionais são aqueles que influenciam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (45.4 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com