TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de caso: Mudanças na direção da São Paulo Alpargatas

Por:   •  20/3/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.715 Palavras (7 Páginas)  •  971 Visualizações

Página 1 de 7

7-Estudo de caso: Mudanças na direção da São Paulo Alpargatas

1. Ao assumir a presidência da São Paulo Alpargatas, Fernando Tigre foi recebido com desconfiança pelos diretores e funcionários da empresa. Alguns dos desafios encontrados eram que a estratégia da Alpargatas estava ultrapassada para as condições ambientais que enfrentava. A organização era ineficiente, a comunicação entre as divisões era falha e a centralização excessiva. Outro grande problema encontrado quando Tigre assumiu o cargo, foi ter encontrado trabalhadores desmotivados, sem esperança quanto ao futuro da empresa. Tigre teria que mudar essa realidade.

Para autores como Peter Drucker, “cada organização precisa embutir o gerenciamento das mudanças em sua própria estrutura e dedicar-se a criação do novo de forma sistemática, aperfeiçoando tudo o que é feito, além do auto-aperfeiçoamento contínuo e organizado”. É correto comentar sobre a mudança organizacional a partir desta afirmação.

I- Existe uma necessidade, segundo o mesmo autor, de se organizar para mudar, sendo necessário um alto grau de centralização, como forma de agilizar a tomada de decisão embasada no desempenho, mercado, tecnologia e todas as mudanças na sociedade, ambiente, demografia e no conhecimento, além de minimizar a resistência à mudança.

II- Seguindo a mesma linha de raciocínio, Idalberto Chiavenato, comenta que toda mudança implica novos caminhos, novas abordagens, novas soluções. Ela significa uma transformação que tanto pode ser gradativa e constante, como ser rápida e impactante.

III- Complementando Drucker, Chiavenato entende que toda mudança implica algo diferente. Ela rompe o estado de equilíbrio alcançado na situação anterior e o substitui por um estado de provisoriedade, de tensão, de incômodo.

IV- No contexto organizacional, a mudança é quase sempre de paradigmas, mas, por outro lado, refere-se concretamente a implementação de novos procedimentos, processos e tecnologias que possibilitem a adaptação e reposicionamento da organização diante da competitividade no mercado de consumo e a conquista de novas oportunidades de negócios.

Estão corretas as alternativas:

A) I, II e IV

B) I, II e III

C) II, III e IV

D) I, III e IV

E) I, II, III e IV

A resposta correta é a alternativa "C", A 1ª afirmação esta incorreta pois fala em centralizar, e um dos problemas da empresa é a centralização demasiada, nas demais afirmação é falado de mudanças e esse é o primeiro passo para que a empresa caminhe para frente.

2. Alguns fatores que contribuíram para a falta de motivação dos funcionários da São Paulo Alpargatas eram a preservação da hierarquia e burocracia acentuadas, além de formalização muito exagerada para quem lidava com um mercado exigente e sedento por novidades. Eram necessários mudanças em todas as aéreas funcionais, na motivação dos funcionários, bem como no fortalecimento das marcas e criação de produtos inovadores.

Segundo a teoria dos dois fatores de Herzberg são fatores para a motivação:

A) segurança no cargo, status, relações interpessoais e vida pessoal

B) relações interpessoais, supervisão, colegas e subordinados

C) o trabalho em si; responsabilidades; crescimento; realização e status.

D) status, relações interpessoais, condições físicas de trabalho e supervisão.

E) segurança no cargo, supervisão técnica, reconhecimento e realização.

A resposta correta é a alternativa "C", A teoria da motivação de Frederick Herzberg tem ênfase do ambiente e distingue satisfação de insatisfação que são originadas de fatores motivacionais intrínsecos e extrínsecos.

3. Na gestão da nova Alpargatas, a delegação de tarefas animou muitos funcionários que esperavam a chance de mostrar o seu potencial. As novas responsabilidades alegraram os ânimos e permitiram que mentes dinâmicas e criativas fossem descobertas.

Esta atitude está de acordo com Hackman & Oldham (1980) que fizeram uma análise das condições básicas para promover o alto potencial motivador e a satisfação no ambiente de trabalho e determinaram como essas condições podem ser criadas sugerindo, para isso, a criação de programas para a motivação interna:

Qual das alternativas abaixo está relacionada com os dois raciocínios apresentados:

Conhecimento da qualidade do trabalho e dos resultados financeiros;

Responsabilidade percebida pelos resultados do seu trabalho;

Significância percebida do seu trabalho com vistas ao resultado.

A) Somente a alternativa I está correta;

B) Somente a alternativa II está correta;

C) Somente a alternativa III está correta;

D) Somente as alternativas I e II estão corretas;

E) Somente as alternativas II e III estão corretas.

A resposta correta é a alternativa "E", nas dias ultimas os colaboradores percebem a responsabilidade e significância dos resultados individuais e em grupo.

8-Estudo de caso: O processo de Controle no Bradesco

1. O sistema de controle desenvolvido pelo Bradesco, denominado Programa de Inovação em Suprimentos, buscava a racionalização dos gastos e a melhoria do desempenho. Inicialmente obtiveram o perfil dos gastos, a seguir fizeram a segmentação das compras, já que melhores preços poderiam ser acordados, a seguir padronizaram os materiais adquiridos, depois elaboraram um cadastro de fornecedores aptos a atender às demandas da empresa, e, por fim, desenvolveram um sistema de informação gerencial que integrou todos as empresas do Grupo Bradesco.

Entretanto nem todas as atividades são passíveis de racionalização. É possível racionalizar atividades que agregam valor ao cliente, exceto as que:

A) transformam o produto em algo mais valioso para o cliente;

B) existem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (58 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com