TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso - ADMINISTRAÇÃO - Mudanças na direção da São Paulo Alpargatas

Por:   •  17/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  733 Palavras (3 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMABUCO - UFPE

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS – CCSA

Alexanndre Agostinho

Atividade da disciplina Introdução à Administração, ministrada pelo Prof. André Durão, para obtenção da nota da segunda avaliação do semestre.

Trindade

2015

ESTUDO DE CASO: Mudanças na direção da São Paulo Alpargatas

01. Quais foram os principais desafios enfrentados por Fernando Tigre ao assumir a presidência da São Paulo Alpargatas? Quais foram os fatores que contribuíram para a desmotivação dos trabalhadores?

        Quando assumiu a presidência, Tigre encontrou uma administração conservadora e arcaica, com decisões centralizada e muito burocrática, que necessitava de modernizações indispensáveis para adequar-se ao mercado; a equipe estava totalmente desmotivada, sem foco e sem expectativas; as vendas dos produtos estavam estagnadas, a organização insistia na produção fabril sem considerar as exigências do mercado. Esses motivos, mas, principalmente, a posição adotada pela administração da empresa, por todos os anos desde a fundação da empresa, contribuiu com a má situação financeira da organização. O excesso de autoridade, rigorosidade nos processos, a constante falta de comunicação entre o nível estratégico e o operacional e a ausência de atividades motivadoras, foram razões que pesaram na atitude dos funcionários da São Paulo Alpargatas.

02. Quais das abordagens teóricas de motivação melhor ajudam a compreender o caso? Distinga, entre várias medidas adotadas, aquelas que podem ser consideradas fatores higiênicos e fatores motivacionais.

        A teoria motivacional que melhor representa o caso da São Paulo Alpargata é a dos Dois Fatores, desenvolvida pelo psicólogo Herzberg. Essa teoria afirma que os fatores responsáveis pela satisfação ou insatisfação do indivíduo são divididos em dois grupos, os fatores higiênicos – responsáveis pela insatisfação no trabalho - e os fatores motivacionais – responsáveis pela satisfação no trabalho. Herzberg ainda observou durante sua pesquisa que remover os fatores higiênicos não era suficiente para motivar, era necessário oferecer condições para satisfação como realização, progresso, responsabilidade, possibilidade de crescimento e aprendizagem. Os fatores higiênicos são salário, políticas da empresa, relacionamentos interpessoais, condições físicas de trabalho, segurança e outros. No caso da organização, podemos verificar que Tigre procurou remover os fatores higiênicos que causavam insatisfação da seguinte maneira: mudando a atitude dos administradores, tornando a empresa mais flexível e moderna; procurou melhoras os relacionamentos interpessoais e como medida fechou o restaurante da diretoria para que os funcionários se sentissem mais próximo de seus superiores; adotou medidas de incentivo financeiro com programas de participação nos resultados; reorganizou a estrutura da empresa para oferecer um melhor ambiente de trabalho. Após acabar com motivos que estavam provocando insatisfação, Tigre começou com medidas para satisfazer, como: dar mais liberdade aos administradores e funcionários para criar e opinar no processo de produção; delegou funções e atribui responsabilidades que antes eram atribuídas a uma única pessoa e incentivou relações mais informais entre os funcionários e administradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (66.3 Kb)   docx (745.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com