TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de caso cacau show

Por:   •  9/7/2017  •  Resenha  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  1.389 Visualizações

Página 1 de 3

Estudo de caso Cacau Show

Os objetivos do estudo de caso:

De acordo com Adizes, o ciclo de vida organizacional possui vários estágios, começando com o namoro, depois infância, toca-toca, adolescência e plenitude e cada estagio, caso não conseguir ir adiante possui um etapa que não passa para os próximos estágios. Por exemplo, na fase de namoro a organização terá que enfrentar ameaças e é preciso enfrentá-las para concretizar o compromisso, caso o empreendedor falhe, o namoro não vai para o próximo estagio e se transforma em um affair.

Tendo como base os conceitos de Adizes, o estudo de caso tem como objetivo associar esses estágios  com a biografia da Cacau Show e analisar cada fase passada por ela e como o empreendedor conseguiu superá-las e por fim verificar em qual estagio ela está no momento.

A ideia central, os pontos mais significantes do estudo de caso:

O estudo de caso demonstra o quão importante é o empreendedor ter acesso a informações para direcionar o caminho que ele deve seguir para alcançar as metas da empresa. Esses estágios do ciclo de vida das organizações servem para qualquer empresa, que qualquer tamanho, e que tenha qualquer foco, pois são direcionamentos generalizados de o que o empreendedor tem que focar para crescer. Contudo, por serem muito gerais, não há um método de como alcançar esses objetivos e isso fica a critério do empreendedor que deve buscar outros meios para descobrir esses métodos.

Até que ponto no caso da Cacau Show o conhecimento por parte do empresario das características  dos diferentes estágios do CVO o orientou:

Cada estágio possui suas características para a organização poder se alocar nele, então quando o empreendedor as conhece, ele consegue superar as dificuldades para alcançar a próxima. No caso da Cacau Show quando estava na infância por exemplo, o empreendedor sabia que só com muito trabalho iria conseguir crescer seu empreendimento e que se contasse só com a sorte não iria conseguir chegar a lugar nenhum, devido essa dedicação e outros fatores ele se encaixava na fase infância. Contudo, ele percebeu que chocolates recheados possuem um tempo de validade menor e com isso seria mais adequado se vendesse em bares e lanchonetes e manteve seu objetivo de continuar vendendo chocolates a baixo custo, essas decisões os passaram para o estagio toca-toca que tem como algumas características vendas em ascensão e foco no mercado.

Qual estagio você colocaria a Cacau Show e porque:

A Cacau Show é um empresa jovem, sua primeira loja foi inaugurada em 2001. Contudo, é uma organização  que conta com quatro fábricas – em Itapevi (SP), Campos do Jordão (SP), São Paulo (SP) e Curitiba (PR) – e uma produção de mais de 10 mil toneladas de chocolate ao ano, e está em constante inovação.

As características da CVO no estagio da Plenitude incluem sistemas e estruturas organizacional funcional, que sem duvidas a Cacau Show cumpre esse requisito. Satisfação das necessidades do cliente, que é outro ponto bem focado da empresa, até porque desde o começo o foco são chocolates de boa qualidade com baixo custo para atender as classes B e C. E também tem como característica manutenção do crescimento de vendas, e como toda a historia da empresa é bem evidente o quanto o empreendedor tenta crescer a organização de todos os modos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (80.6 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com