TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso Cacau Show

Por:   •  18/3/2020  •  Projeto de pesquisa  •  2.001 Palavras (9 Páginas)  •  765 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 3]

PLANO DE MARKETING

 [Novembro de 2019]

[pic 4]

Elaborado por:

Disciplina: Marketing

Turma: 1019-9_7


Introdução

A presente atividade tem como objetivo, realizar um plano de marketing a partir das necessidades e oportunidades da empresa Cacau Show S/A, que atua no ramo de Alimentação.

A empresa surgiu na Pascoa de 1998 com o seu fundador Alexandre Tadeu da Costa, que resolveu revender Chocolates. Logo Alexandre conseguiu uma encomenda de 2 mil ovos de 50 gramas. Sua maior surpresa ao chegar com o pedido na fábrica foi que não havia possibilidade de produzir ovos com esse peso. Para honrar o compromisso assumido, resolveu produzir os ovos por conta própria, comprou a matéria-prima e contratou uma senhora que fazia chocolate caseiro. Após três dias, com jornadas de trabalho de 18 horas, o pedido foi entregue.

Em 2008, a Cacau Show ultrapassou a norte-americana Rocky Mountain e se tornou a maior rede de lojas de chocolates finos do mundo. Hoje a empresa conta mais de mil lojas em todo o país e, com isso, se tornou a maior rede de alimentação do Brasil.

Todas as informações disponíveis são de acesso público, através de meios eletrônicos como o site da empresa, Facebook, Instagram, LoveMondays, Reclameaqui, e várias notícias relacionadas a empresa através de outros sites de comunicação. Entretanto, demonstrará a partir da coleta dessas informações, uma proposta que se encaixe estrategicamente na visão, missão e valores da empresa.


Desenvolvimento

Analise ambiental da empresa

Abaixo veremos a análise ambiental da Cacau Show, mostrando oportunidades e ameaças enfrentadas pela empresa no ambiente onde está inserida. Fatores econômicos, sociais, ambientais e culturais não são possíveis de controlar e deverão ser previstos e direcionados pelas ações de Marketing.

  1. Tabela Ambiental da Cacau Show

Tendências – Oportunidades ou Ameaças

Impactos

Crise econômica Nacional

Queda nas vendas, redução dos lucros, produtos substitutos

Ações trabalhistas

Comprometimento da imagem da

companhia e despesas com pagamento de ações judiciais.

Inflação/ Deflação

Variação no Consumo

Preocupação da Sociedade com a Sustentabilidade

A sociedade mais preocupada em consumir produtos que causem menor impacto e que contribuam para o meio ambiente e a sociedade.

Maior Poder de barganha com fornecedores

Como uma das maiores franquias a empresa tem alto poder de negociar insumos e matéria prima.

Produtos Saúdaveis e sem Lactose

Crescimento e reconhecimento da Marca com públicos nichados e sem atenção especifica da Marca

Escazzez de recursos naturais

Restrição de Produtividade

2. Pesquisa de Mercado

Esta Pesquisa de mercado visa mostrar o posicionamento que a empresa possui hoje no mercado, destacando possíveis ações futuras de Marketing, uma vez que a empresa compreendeu o mercado e criou um “oceano azul”, mas que diante de tantas transformações é preciso ações rápidas para evitar os produtos substitutos.

Com uma boa analise é preciso tomar ações rápidas , substituir produtos que estão em fase decadência do público e entender os gostos dos consumidores, através de ferramentas de canal de comunicação direta com redes sociais e marketing digital e mídias sociais.

A Cacau Show se tornou a maior franquia de chocolates finos do Mundo, criando espaço em um mercado altamente competitivo, porém a estratégia de não apenas vender chocolates, mas torna-los presentes criou uma grande vantagem competitiva e a paixão por chocolate explica muito:

[pic 5]

Segundo uma pesquisa nacional, da Abicab  – Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (2015), os brasileiros consomem certa de 2,5 Kg por ano, contrariando a pesquisa da Confectionary News, da Target Map – 2014, que mencionou o valor de 1,6 Kg/ ano per capita.

Diante dos dados apresentados nesta pesquisa é possível observar que existe um mercado imenso a ser explorado, sendo o maior ponto de atenção são que 88% das pessoas compra para consumo próprio e 56% destes números são mulheres, o que trazem grandes oportunidades para a marca ampliar o seu mercado.

O Maior diferencial da marca hoje foi criar valor em pequenos chocolates como pequenos presentes que competem, portanto, em diferentes mercados, como o mercado de perfumes, roupas, sapatos, isso amplia o mercado da empresa com mais possibilidade de venda de produtos.

A empresa hoje utiliza a estratégia de marketing de mudar o nível de concorrência, pois cada chocolate traz um significado e traz a mente do consumidor, não a compra de um chocolate, mas de um presente (elevando o valor agregado). Isso quebra barreiras da marca para entrar em mercados tradicionais, sem a necessidade de grandes investimentos o que aumenta o potencial competitivo.

Outro grande diferencial da marca para superar a concorrência é a forma como a marca traz esse valor ao ambiente de suas lojas e aos layout utilizados, pois todos foram desenhados pelo mesmo arquiteto que projetou as lojas de chocolates mais famosas do mundo a Lindt e da Godiva. As lojas refletem um ambiente diferente de uma loja de doces, mas a estratégia é que com detalhes que trazem a sensação de aconchego, proximidade e carinho. Esta comunicação e este ambiente passam a mente das pessoas que aquele local transmite valores de afeto, o que se alinha com a estratégia da empresa de tornar o chocolate um presente que mexe com a emoção de alguém.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (457.2 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com