TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Cacau Show - Marketing

Por:   •  24/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  1.032 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho MKT

Justificativa: Evitar a queda de vendas, tentando abranger esse objetivo, criamos uma ação promocional Gosto muito Gasto pouco com a ideia de que as pessoas possam ter tudo da Cacau Show por um preço mais em conta e é uma forma de chamar os consumidores.

Entendendo que a crise afetou não só a média de vendas como também o consumidor, a Cacau Show decide se posicionar criado essa ação. Não querendo que o consumidor seja afetado pela elevação de preço.

http://www.jornaldebrasilia.com.br/noticias/cidades/611481/chocolate-preco-alto-e-vendas-abaixo-da-expectativa/

http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/29667/000769511.pdf?sequence=1

Justificativa

A crise econômica afetou até o consumo de doces no Brasil. Terceiro maior produtor e consumidor de chocolates do mundo, o setor brasileiro de chocolate fechou o 1º trimestre deste ano com um desempenho inferior em relação ao mesmo período de 2014, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (ABICAB). Houve uma queda de 9,97% na produção de chocolates em função da diminuição de vendas.

Com base nessa queda nas vendas e na produção, é esperado que que as vendas de chocolate no Natal sigam o mesmo caminho das vendas da Páscoa. A crise afetou a todos e principalmente o bolso do consumidor, e diante disso, muitos deles preferem abrir mão de presentear seus amigos e familiares com chocolate.

A saída encontrada para muitas lojas que vendem chocolate foi aumentar os preços dos produtos, gerando grande insatisfação entre os clientes. Em uma entrevista feita pelo Jornal de Brasília, a funcionária pública Dioneide Campos Lopes manifesta o seu degradado pelo aumento dos preços do chocolate. Em 2014, ela pagou por 18 ovos, enquanto que agora em 2015 levou quatro unidades para casa. "Até no supermercado os preços estão altíssimos. O brasileiro não tem mais condições de gastar como antes", conclui.

Visando não afetar as economias dos consumidores, resolvemos desenvolver a ação promocional "Gosto muito Gasto pouco", onde o cliente poderá adquirir os chocolates da Cacau Show como forma de presente de Natal, sem desembolsar uma grande quantidade de dinheiro. Desta forma, conseguimos manter a filosofia da Cacau Show, de oferecer chocolate de qualidade a preços acessíveis, atendendo as necessidades dos seus clientes. A decisão foi tomada mediante os dados abaixo, onde é possível perceber a influência que o preço exerce na hora da compra do chocolate.

  • Através de uma pesquisa feita sobre as vendas da Cacau Show na Páscoa, notamos que a promoção "paga dois ovos clássicos e leva três" foi de longe a que fez mais sucesso entre os clientes.
  • Em uma pesquisa feita no ano de 2013 com os consumidores da Cacau Show, 15% dos entrevistados disseram que consumiam os chocolates da empresa devido ao fator preço, como mostra o gráfico abaixo.

[pic 1]

  • Nesta mesma pesquisa, constatou-se que grande parte dos consumidores compra os chocolates da Cacau Show com o intuito de presentar alguém, como é possível verificar no gráfico “Finalidade de Compra” abaixo. A ação promocional desenvolvida foi feita para que os chocolates da Cacau Show continuem sendo uma opção de um presente de qualidade e num preço adequado.

[pic 2]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (117.6 Kb)   docx (92.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com