TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTUDO DE CASO: OS SEGREDOS DA CACAU SHOW

Por:   •  31/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.385 Palavras (6 Páginas)  •  562 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

SILVIA SOARES NUNES COSTA

 trabalho INTERDISCIPLINAR: INDIVIDUAL

O ESTUDO DE CASO: OS SEGREDOS DA CACAU SHOW

[pic 3]

Castanhal-PA

2012

SILVIA SOARES NUNES COSTA

TRABALHO INTERDISCIPLINAR: INDIVIDUAL

O ESTUDO DE CASO: OS SEGREDOS DA CACAU SHOW

Trabalho apresentado ao Curso de Bacharelado em Admistração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a Atividade de Portifólio Interdisciplinar, das disciplinas Teorias da Administração II, Matemática, Introdução a Economia e Introdução a Contabilidade.

Professores: Dirceu Casa Grande Junior, Helenara Sampaio Figueiredo, Regina Malassise e Vânia de Almeida Silva Machado.

Castanhal-PA

2012

1- INTRODUÇÃO

O trabalho interdisciplinar de produção textual é de fundamental importância para o desenvolvimento intelectual, pessoal e acadêmico. Pois será realizado dentro das disciplinas estudadas no segundo semestre.

A realização deste trabalho tem como objetivo, demonstrar como se dá o processo da criação de uma empresa, e quais os procedimentos para sua legalização.

2-DESENVOLVIMENTO

2.1- ASPECTOS SUBJETIVOS E OBJETIVOS

Nos dias de hoje é muito comum notarmos as pessoas  abrindo seus próprios negócios, mas também temos notado que vários empreendimentos não consegue ter uma evolução, e com pouco tempo fecham suas portas. E isso se dá pela falta de planejamento, ou melhor pelo desconhecimento do mercado que pretende se inserir, onde vários aspectos devem ser anlisados para diminuir os riscos de sua empresa.

No texto sobre o estudo de caso, os segredos da cacau show, segundo relato do empresário Alexandre Tadeu da Costa, vimos que esta empresa, hoje de grande sucesso já passou por problemas no principio de sua criação, como financeiros e estruturais. Problemas que ocorreram devido as falhas na abertura de sua empresa. E para se abrir um negócio são necessários alguns passos que devem ser dados para que seus objetivos sejam alcançados, e assim diminuir os riscos para o seu empreendimento.

Antes de abrir um negócio, é necessário fazer um planejamento do que você está querendo inserir no mercado, procurar identificar quais as motivações que o levaram a criar o seu próprio negócio, se você tem afinidades, qual o ramo de atividade que vai desempenhar e quais os processos que irá precisar para desenvolver esse empreendimento, procurar fazer uma análise de viabilidade.

  • ANÁLISE DE VIABILIDADE

Analisar a possibilidade de implantação de uma nova empresa, fazendo um levantamento de todos os fatores que influenciam na atuação desse negócio como por exemplo:

  1. O local onde será instalada esta empresa,
  2. O tipo de negócio ou ramo de atividade que irá desenvolver,
  3. Definir qual o público alvo,
  4. Fazer uma avaliação da concorrência, para oferecer um empreendimento diferenciado,
  5. Que tipo de maquinários ou produtos terão que ser comprados, onde encontrar fornecedores.
  6. Verificar o numero de funcionários que seu empreendimento irá precisar,
  7. Quais os documentos necessários para a abertura de sua empresa. E quais tipos de imposto e taxas terá que se enquadrar.

A elaboração de um plano de negócio é fundamental para o empreendedor, é a definição e análise por escrito das variáveis do negócio. É uma forma de planejar com mais eficiencia, antes de entrar de cabeça em um mercado competitivo.E ciente destas


O seu Plano de Negócio deve ajudá-lo a responder questões importantes relativas ao seu negócio  antes de seu lançamento. Não é incomum mudanças profundas no projeto ou até mesmo o abandono da idéia inicial, quando se começa a pesquisar e checar as suposições iniciais para a montagem do Plano de Negócio.  É justamente aí, que reside o seu valor:  é muito mais fácil modificar um negócio que está apenas no papel do que quando seu site já está no ar com o comprometimento de parcela expressiva  de  seus recursos.

Para auxiliar na montagem do plano é importante um modelo que sirva como uma espécie de roteiro na construção de seu Plano de Negócio.  No final desta página você vai poder baixar para o seu computador um modelo de Plano desenvolvido para empresas da Internet. Um link no final da página vai levá-lo ao site ABCcommerce onde você poderá fazer o download  do  modelo ABCcommerce de Plano de Negócio. A partir do download do modelo de plano de negócio você pode imediatamente começar a trabalhar em seu projeto.

A abertura de uma empresa necessita de todo um processo legal a ser seguido: é a parte burocrática necessária para a abertura formal do negócio.

2.2- AS FORMALIDADES LEGAIS PARA ABERTURA DE UMA EMPRESA

Nesta etapa de legalização de uma empresa, é importante procurar um contador e informe-se qual é a forma jurídica mais adequada para a constituição de sua empresa. Mas vamos citar os passos legais para abertura de uma empresa.

1º PASSO: Consulta prévia do local

Verificar a possibilidade de a empresa funcionar no endereço pretendido. Para conhecer a legislação local, consulte a Prefeitura/Região Administrativa do local de instalação da empresa.

2º PASSO: Busca prévia do nome da empresa e registro do contrato social/Declaração de empresário

A busca prévia do nome da empresa objetiva verificar a existência de nome idêntico ao escolhido para o registro da empresa.
O Contrato Social, em linhas gerais, estabelece o regime jurídico, as regras para o funcionamento, e necessita ser registrado no órgão competente. Devem registrar-se na Junta Comercial do Estado.


3º PASSO: Inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ

A inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica – CNPJ é feita através do site do Ministério da Fazenda. www.receita.fazenda.gov.br

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (157.6 Kb)   docx (963.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com