TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo evolução logistica

Por:   •  7/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  998 Palavras (4 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 4

ESTUDIO DA EVOLUÇÃO LOGISTICA

-1) Descreva resumidamente sobre a evolução do sistema da logística desde sua origem na área militar, na década de 50, no período de 1950 a 1970, e após 1 onde veio o EMBARCO PETROLIFERO?

R) - Na área militar – se preocupavam em coordenar as pessoas para suprir e atender a movimentação dos mesmos e também as suas necessidades, as atividades dessa época eram baseadas em transportes, controle de estoques e processamento de pedidos de maneira puramente funcional, não havia ainda o conceito definido da logística. A partir da década de 1970 nasceu os conceitos de logística integrada a partir de 1973 veio o embargo petrolífero e a súbita elevação do preço do petróleo realizado pelos países membros da OPEP, e o estimulo da demanda para melhor administração dos suprimentos.

-2) Após ter sido contextualizado em que condição ocorreu a evolução dos conceitos sobre logística anos 60 (distribuição física), 70 (fornecedores), 80 (distribuição física + suprimento), a integração total e a globalização. Fale também sobre as cinco fases administração de materiais, administração de materiais + distribuição, logística integrada, Supply Chain Management (SCM).

R) –Distribuição física: Gestão de estoque, compras e movimentação de materiais.

     -Fornecedor: Otimização sistema de transporte.

     -Distribuição física + suprimento: Visão sistêmica da Empresa e integração de informações.

    -Integração total: A junção da visão da empresa com fornecedores e canais de distribuição.

   -Globalização: É o amplo uso das alianças estratégicas Co-Markership subcontratação e alternativas de distribuição dos canais.

• 1ª Fase – Administração de Materiais: Recebimento de matéria prima, passando pela fabricação até o produto acabado.

• 2ª Fase – Distribuição é o conjunto de atividades ligadas a propaganda, vendas e transferências físicas de produtos e serviços.

• 3ª Fase – Logistica Integrada é a administração do conjunto total de materiais e produtos da fonte ao usuário.

• 4ª Fase – Supply Chain Management é o processo que integra o produto final ao usuário até os fornecedores agregando valores.

• 5ª Fase – ECR é o conjunto de metodologias onde visa quebrar as barreiras entre parceiros comerciais impactando em valores.

3) O que é logística vinculada a sua abrangência e responsabilidade dentro das organizações?

R) - Logística vinculada é a integração de informações, transporte, estoque, armazenamento, manuseio de materiais e embalagens. A abrangência define logística como sendo processo de gerenciar estrategicamente a aquisição, movimentação de materiais peças e produtos acabados.

4) - O que são atividades primarias e quais são e porque são essenciais para a coordenação e o cumprimento da tarefa logística? Justifique cada atividade.

R) – Atividades primarias contribui com a maior parcela do custo total da logística, as atividades primárias são: transporte, manutenção de estoques e processamento de pedidos.

5) - Defina agora atividades de apoio. Quais são e como elas contribuem para a realização dos processos logísticos? Justifique cada atividade de apoio.

R) – Aquelas que dão suporte ao processo logístico:

 1 – Armazenagem

2 – Manuseio de materiais

3 -  Embalagem de proteção

4 – Aquisição

5 – Programação do produto

6 – Manutenção de informação maximizando o processo onde:

1 – Armazenagem – movimentação de bens e administração do espaço necessário para manter o estoque.

2 – Armazenagem -  com apoio a manutenção de estoque.

3 – Embalagem garantir movimentação sem quebrar dimensões adequada empacotamento.

4 – Aquisição – Deixa o produto disponível para o sistema logístico.

5 – Programação do produto lida com distribuição fluxo e saída.

6) - Defina o Logística Empresarial e do que ela trata.

R) – É o conjunto de cada elemento na cadeia logística. É a interligação entre a logística de suprimentos, de produção, armazenagem, distribuição e transportes.

7) – Descreva o processo de distribuição física.

R) – Distribuição física é a movimentação externa dos produtos, do vendedor ao cliente, do consumidor a entrega ao cliente.

8) – Descreva o processo de suprimento físico.

R) – Suprimento físico é a disponibilidade da matéria prima e dos insumos para a empresa destacando a relação com fornecedores, movimento interno de materiais ou produtos ao comprador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (74.1 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com