TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio I - Aplicação do Marketing Digital na empresa

Por:   •  2/6/2018  •  Artigo  •  2.723 Palavras (11 Páginas)  •  591 Visualizações

Página 1 de 11

JOYCE RODRIGUES DUARTE

  1. INTRODUÇÃO

A realidade é essa, o mundo chegou num ponto de evolução que os negócios já não são feitos mais como antigamente, "À medida que o ritmo de mudanças se acelera, as empresas não podem mais confiar em suas antigas práticas de negócios para manter a prosperidade" (KOTLER, 1999, p.17), ou seja, o mundo evoluiu e a maneira de vender e ‘fazer marketing’ evoluiu junto com ele.

Nesse artigo será apresentada uma proposta de Marketing, mais especificadamente Marketing Digital, onde uma empresa precisa ser ‘mais vista’ e reconhecida no mercado. “A maior parte do marketing de hoje está se mudando do mercado para o ciberespaço” (KOTLER, KELLER, 2006, p.667). E se as empresas querem sucesso, devem acompanhar os clientes, e suprir seus desejos e necessidades sejam eles quais forem. “Um profissional de vendas bem-sucedido cuida primeiro do cliente, depois dos produtos” (KOTLER, 1998). São as empresas que devem se adequar aos clientes.

A partir disso, será feita uma análise elaboramos os objetivos gerais para verificar para viabilidade de aplicar o marketing digital na empresa, de tal forma que até os clientes mais tradicionais possam confiar nas compras online, além de aumentar a visibilidade da empresa no ramo que ela atua.

Já como os objetivos específicos, temos: Conhecer os tipos de propaganda que a empresa já utiliza; Analisar qual tipo de propaganda vai ser mais viável para empresa; Acompanhar a aplicação da propaganda na empresa: Avaliar o feedback do processo de marketing digital aplicado na empresa

A fim de melhorar a imagem da empresa proposta perante o novo marketing, justifica-se o presente artigo: (KOTLER, 2010) “O novo marketing é claramente (...) sobre as mídias sociais.” 

Uma empresa que acompanha as tendências, logo também acompanha os clientes e além de satisfazê-los, os encanta. “Atender às expectativas do cliente irá apenas satisfazer os clientes; excedê-las irá encantá-los.” (KOTLER, 2001, p. 21). E como citado anteriormente, por Kotler (1999) As mudanças estão acelerando, as empresas devem se adequar ao novo marketing para manter a prosperidade, logo, se adequar ao marketing digital é essencial para as empresas que querem se manter no mercado.

A metodologia que foi utilizada no presente artigo quanto aos objetivos é a de pesquisa descritiva; Quanto a abordagem, qualitativa. Será feita uma coleta de dados por meio de questionários abertos, pessoalmente e via e-mail. A técnica de coleta de dados será observação direta extensiva. A técnica de coleta de dados será feita através das interpretações e analises dos resultados.

Considerando o problema de pesquisa e os objetivos geral e específicos apresentados, anteriormente, dividiu-se este trabalho em seis partes. Na primeira parte a introdução, na segunda parte o referencial teórico, na terceira parte a metodologia, quarta parte estudo de caso, quinta parte considerações finais e por fim, têm-se as referências consultadas e os anexos.

2. REFERENCIAL TEÓRICO         

2.1 Definição de marketing

Em inglês, market significa mercado e Marketing pode ser traduzido como o uso de mercados (LIMEIRA, 2003).

Consiste em uma série de atividades operacionalizadas por organizações atingindo também status de processo social (LAMBIN, 2000).

Philip Kotler em seu livro “Marketing 3.0” (p. 18) traz uma definição de marketing criada pela American Marketing Association (AMA) em 2008 que diz: “A atividade de marketing é o conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para os clientes, parceiros e sociedade como um todo.“

E ainda, para Kotler (2005, p.13)

O marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro. Ele aponta quais os segmentos que a empresa é capaz de servir melhor e que projeta e promove os produtos e serviços adequadamente.

Na maioria das vezes quando é vista, a palavra marketing já é associada logo à propaganda, como se fossem sinônimos, mas dados seus significados e definições, conclui-se que o ele é muito mais complexo e amplo que isso.

2.1.1 Surgimento do Marketing

De acordo com o site Marketing de Conteúdo, no artigo: O que é Marketing, o autor Renato Mesquita faz uma breve ‘linha do tempo’ da história do Marketing, mostrando os anos e ações que fizeram diferença e acrescentaram algo no marketing.

De acordo com MESQUITA, Renato (2015):

É difícil estipular uma data específica para o início do Marketing, mas pode-se considerar como as primeiras interações entre pessoas com o interesse de venda e compra. Em 1450: A invenção da maquina de impressão iniciou a Revolução da Imprensa e também contribuiu bastante para o desenvolvimento do Marketing; Quase 300 anos depois começam os primeiros anúncios em revistas; Em 1839 a popularização dos pôsteres nas ruas; Em 1867 Outdoors começaram a ser utilizados; De 1920 a 1949 a era de ouro do rádio. Nos anos 50 a 1972 os televisores se tornam a principal forma de anúncio da época e surgiu o telemarketing; De 73 a 94 começa a era digital, com computadores pessoais nos lares americanos e a popularização dos telefones celulares. De 1995 a 2002: Boom da tecnologia, internet, mobile e e-mail. Surgimento do Inbound Marketing onde o cliente se torna o centro das atenções. Em 2003 e 2004: Popularização das redes sociais; Em 2007 o mobile passa a ser levado em consideração por empresas de diversos nichos. E em 2010 o e-mail marketing ganha força e passa a ser utilizado de maneira mais pessoal.

2.2 Tendências do marketing

Após verificar a história do marketing percebe-se sua evolução, e que seu conceito atual tem um foco mais voltado para o cliente. De acordo com Kotler (2002) no passado os profissionais de marketing pautavam-se mais na aquisição de novos clientes, sem preocupação com os clientes já existentes. Atualmente além da necessidade de captação de novos consumidores, os profissionais têm como objetivo primeiro manter um relacionamento próximo com os clientes já existentes.

Ainda na visão de (KOTLER, 2010, p 21) “O novo marketing é claramente mais sobre as mídias sociais e da nossa capacidade de atingir indivíduos”. O antigo marketing já não existe mais. Em suas palestras, vídeos e livros, ele defende desse novo modelo de negócio que se rende às mídias sociais, ao relacionamento mais direto com o público, que propõe ao consumidor uma participação no processo produtivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (161.5 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com