TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapas para Desenvolvimento de Produto

Por:   •  19/11/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.049 Palavras (9 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 9

RESUMO

Palavras chave: produto; inovação; criação.

        O processo de criação de um produto é teorizado à tempos pela administração, sempre trazendo novas questões pertinentes com o passar do tempo. Com a relevância da tecnologia cada vez maior nos tempos atuais, o surgimento de novas formas de criar, produzir e comercializar, com os novos horizontes propostos pela Indústria 4.0, os processos de criação de um novo produto ganha cada dia novos atores, que desafiam o mercado a reinventar a forma de fazer negócio com o risco de ficar para trás.

É com ênfase nessas novas tendências e o olhar para o futuro, que trazemos nesse trabalho a ênfase na criação de produtos sob olhar da inovação, um processo de criação conectado com o século XXI, através de teorias e ferramentas propostos pelos autores aqui citados.

LISTA DE FIGURAS

Figura 1: Modelo de transformação do planejamento ao mercado ...................................8

Figura 2: Modelo de gerência de áreas......................................................................................9

Figura 3: Áreas de conhecimento em gerência de projetos...............................................13

sUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        6

1.1 Objetivos        7

1.2.1 Objetivo Geral        7

1.2.2 Objetivos específicos        7

2 DESENVOLVIMENTO        8

2.1. Funcionalidade do produto        9

2.2 Utilização do produto............................................................................................10

2.3 Ergonomia............................................................................................................10

2.4 Estética.................................................................................................................11

2.5 Facilidade de uso.................................................................................................12

2.6 Preservação do Meio ambiente............................................................................12

2.7 Técnicas do projeto..............................................................................................13

5 CONCLUSÃO        15

REFERÊNCIAS        16

1 INTRODUÇÃO

Consideramos como produtos os bens físicos, os serviços, os eventos, as pessoas, os locais, as organizações e as ideias. O produto é o aspecto mais importante do comporto de marketing. Somente depois de definidos o produto e o marcado ao qual ele irá atender é que são discutidas questões relacionadas ao preço, distribuição e à comunicação. STANDLER (2012, p. 15).

Dessa forma, ao optar pelo lançamento de determinado produto para a comercialização, a empresa deve, primeiramente, identificar a demanda do mercado e fazer um planejamento com base em seus objetivos, concebendo o produto de forma criativa e inovadora, levando em conta o cliente (público-alvo) e avaliando todos os riscos do processo. SELEME e PAULA (2013, p. 21)

Assim sendo, apresentamos aqui ferramentas e processos de criação do produto onde a empresa antecipa as necessidades dos clientes para que, frente a isso, desencadeie o processo de desenvolvimento de produtos que venham a satisfazê-lo, ou seja, mesmo antes que o cliente necessite de um determinado produto, a empresa oferece no mercado aquilo de que o mesmo precise.

  1. Objetivos

Apresentar através desse trabalho os processos e ferramentas identificados pela administração, de forma metodológica, para criação de um produto.

        

1.2.1 Objetivo Geral

Apresentar os principais conceitos de criação de produto.

1.2.2 Objetivos específicos

  • Apresentar as principais técnicas de criação de um produto;
  • Enfatizar os desafios do século XXI referente à inovação no mercado;
  • Realizar um processo comparativo na visão de diferentes autores a respeito de concepção de um produto
  • Desenvolver os seguintes tópicos relativos a criação de produto:
  1. funcionalidade do produto;
  2. utilização do produto;
  3. ergonomia;
  4. estética;
  5. facilidade de uso;
  6. preservação ao meio ambiente;
  7. técnicas de projeto: Facilidade de montagem - design for assembly (DFA); Facilidade de fabricação - design for manufacture (DFM); Facilidade para a desmontagem – design for disassembly (DFD); Adaptabilidade ao meio ambiente - design for environment (DFE);

2 DESENVOLVIMENTO

O processo produtivo do produto, até chegar em sua fase de concepção, parte primeiramente da definição do projeto do produto, visto que no âmbito organizacional, é preciso estar equacionados os procedimentos de criação, a definição de metodologia a serem adotados na fabricação do produto e as necessidades do público alvo. As autoras SELEME e PAULA (2013, p. 28) apresentam em figura um processo de planejamento assertivo em torno disso:

 [pic 1]

Figura 1: Modelo de transformação do planejamento ao mercado

Fonte: SELEME, R. DE PAULA, A. Projeto de produto, planejamento, desenvolvimento e gestão. Editora Intersaberes, Edição 1º, 2013.

Para fundamentar parte das ferramentas e dos processos, usaremos o quadro abaixo, adaptado de SELEME (2013):

[pic 2]

Figura 2: Modelo de gerência de áreas

Fonte: SELEME, R. DE PAULA, A. Projeto de produto, planejamento, desenvolvimento e gestão. Editora Intersaberes, Edição 1º, 2013.

Visto isso, vamos tratar a seguir da primeira etapa de circulação de um novo produto no mercado, ou seja, o seu Processo de planejamento e concepção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (380.5 Kb)   docx (310.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com