TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução do Pensamento Organizacional

Por:   •  15/8/2016  •  Artigo  •  1.127 Palavras (5 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 5

Texto 1

Evolução do pensamento organizacional

        Uma nova era humana está levando a sobrevivência das organizações á adaptação nas mudanças ambientais, com isso a sociedade de informações substituiu a sociedade industrial, mudando as estruturas sociais, fazendo com que o capital humano será o recusro mais importante, e por conta da escassez mais valorizado, o objetivo disso é fazer com que o a tecnologia de informação e de comunição fará desaparecer a burocracia e assim o trabalho ser encarado com uma forma de desenvolver o humano.

        Existem duas grandes relevantes questões sobra a importância para a vida organizacional, a primeira diz que a concepção de oganização como centro educacional, que fala a respeito de influenciar a vida das pessoas. A segunda diz sobre o papel de aprendizagem que não pode mais se restringir à sala de aula.  O conhecimento precisa estar em todo lugar.

       Os precessos de modernização vieram tomar fomra a partir do fim da era feudal e no início da era industrial, que foi fundamental para a consolidação da Administração como ciência. Quatro elementos ajudaram no surgimento da acumulação primitiva de capital, que conhecemos hoje como capitalismo. '' a) o crescimento do intercâmbio de mercadorias  no  final da Idade  Média,  com  a  introdução  de  uma  economia  monetária  e  o  crescimento  das  cidades, esvaziando  a  economia  agrícola  da  era  feudal;  b)  o  sistema  de  produção  manufatureiro,  que permitiu  aos  artesãos  viver  de  sua  arte;  c)  a  inflação  de  preços  dos  séculos  XVIII  e  XIX, 4decorrente do aumento de preços de bens e mercadorias e da estagnação da renda de reis e de nobres; e d) o cercamento dos campos, que provocou um aumento de preços no arrendamento de terras e inviabilizou a agricultura familiar, base do antigo sistema de cultivo feudal. ''

Com todas as mudanças ocorridas pelo medolo agrícola até a Revolução Industrial, surge a Escola Clássica centrada na idéia de que o homem é capaz de tomar uma decisão mais do que boa, ótima, em troca de  pequenos salários, se sujeitava a 16 horas repetitivas de trabalho sub-humano. Em 1980 o antigo sistema feudal provocou a liberação de vários trabalhadores do campo para a cidade em busca de sobreviver. '' Eles  tinham  de  ser  educados,informados  e  moldados. Tinham  de  compreender  que  eram  necessários,  por  conseguinte  com  capacidade  para  se imaginarem  num  novo  papel  e  num  ambiente  novo”.  Surgiram,  assim,  as  primeiras  idéias sobre  aprendizagem  na  modalidade  treinamento,  que  seria  muito  simples,  uma  vez  que  o trabalho  estaria  amplamente  padronizado,  bastando  ao  operário  aprender  algumas  operações (MOTTA; VASCONCELOS, 2006, p. 30).''

Com o passar dos tempos foi criado a divisão internacional de trabalho que tem como intuito a maior produtividade e eficiência do sistema, porém a partir dos anos 20 perceberam que o homem agia e reagia a outros alementos além do modelo monetário, que foi então que surgiu a Escola de Relações Humanas que é centrada na idéia que é só tempo, condicionado pelo sistema social e pelas demadas biológicas. Essas idéias são influenciadas pela Soc. e Psico. que utilizam de um conceito para compreender suas bases. Outro ponto importante é a motivação, nesse ponto conseguimos enxergar que foi fundamentala contribuição de Maslow que seu foco.

Teorias relacionadas à aprendizagem no ambiente de trabalho

O crescimento por essa temática resultou em três fatores.“a velocidade da  mudança tecnológica, o avanço da globalização  e  a  competição  corporativa  crescente”. As empresas estão sendo ''obrigadas'' a lançar novos produtos em curto prazo de tempo e a globalização aumenta mais ainda essa pressão, colocando o preço e fazendo com que a competição aumente entre as organizações. Contudo, tem um diferencial que a medida em que as empresas conquistam novos recursos para ganhar mais, o conhecimento existente é um dos seus melhores recursos, e tem aumentado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (53.3 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com