TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exemplo de Acta

Por:   •  10/7/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.301 Palavras (10 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 10

Índice

Intrudução        2

Contexto        2

Discrição do problema        3

Pergunta de pesquisa        3

Objectivos do trabalho        3

Objectivo geral        3

Objectivos específicos        3

Justificativa        4

Metodologia        5

Análise de dados        5

Tratamento de dados        5

Cronograma        9

Bibliografia        10

Intrudução

Contexto

Diariamente incide sobre a superfície da terra mais energia vinda do sol do que a demanda total de todos os habitantes de nosso planeta em todo um ano. Dentre as diversas aplicações da energia solar, a geração direta de eletricidade através do efeito fotovoltaico se apresenta como uma das mais elegantes formas de gerar potência elétrica (Ruther, 2004).

Os problemas relacionados com a qualidade de energia elétrica na sociedade actual são complexos, pois a eletricidade tem se tornado importante para as pessoas, e tornou-se essencial para o desenvolvimento económico e social da humanidade, o sistema elétrico tem evoluído e há varias descobertas de como a energia pode ser explorada, e é necessário que haja uma gestão dessa energia a ser explorada.

Dentre as fontes alternativas destaca se a energia solar fotovoltáica, que o seu impacto ambiental é quase nulo e é uma alternativa tecnológica para a gestão de energia.

A energia fotovoltáica em Moçambique é pouco explorada, sendo uma energia renovável e limpa é fundamental olhar para o cenário atual, e, para que gerações futuras possam obter benefícios através da utilização de fontes de energia limpas e sustentáveis, de forma a contribuir com a preservação do meio ambiente. Uma das opções para reduzir emissões dos gass com efeito nocivo ao ambiente é a expansão dos sistemas de geração baseada em fontes renováveis, em especial a fotovoltáica, a qual tem se mostrado como uma das mais promissoras.

A energia elétrica em Moçambique é distribuída para todas indústrias e para as residências que tem um contrato com a Eletricidade de Moçambique (EDM).

No presente seculo, a energia fotovoltáica apresenta-se como uma das fontes renováveis em desenvolvimento. Isso deve se ao grande potencial solar disponível e seu baixo impacto ambiental, quando comparada a outras formas de geração de energia. Nas últimas décadas vêm ocorrendo uma redução significativa dos custos intrínsecos à energia fotovoltaica, como a redução dos custos dos painéis, queda nos custos de operação e manutenção, melhoria da tecnologia e dos métodos de produção e o aumento da eficiência dos equipamentos.

Discrição do problema

Os consumidores de energia elétrica no bairro do Infulene no Município da Matola estão agastados com as interrupções frequentes no fornecimento de energia elétrica e com a qualidade da corrente electrica fornecida.

Os cortes de energia electrica não avisados deixam os consumidores de energia electrica no bairro do infulene preocupados. Actualmente os morradores não têm um sistema de geração de energia autonomo.[a]

Pergunta de pesquisa

Que estrategias tecnologicas podem ser usadas para a inserção de geração fotovoltaica em sistemas elétricos residências no bairro de infulene?[b]

Como estudar os documentos legais para implementação dos sistemas fotovoltaicos nas casas, como fonte alternativa para geracao de energia electrica[c]?

Como compreender o dimensionamento de sistemas fotovoltaicos e os principais componentes que compõem um sistema fotovoltaico autónomo para uma residência no bairro de infulene?

Que vantagens e desvantagens podem ser encontradas num sistema fotovoltaico interligado a rede de energia nas residências do bairro do infulene?

Objectivos do trabalho

Objectivo geral

Estudar as alternativas para a inserção de sistema fotovoltáico nos sistemas elétricos residênciais no bairro de infulene, como fonte altenativa para geração de energia electrica.

Objectivos específicos

  • Analisar os documentos legais para implementação dos sistemas fotovoltaicos como fonte alternativa de geração de energia electrica.
  • Descrever e dimensionar os principais componentes que compõem um sistema fotovoltaico autónomo para uma residência no bairro de infulene;
  • Analizar as vantagens e desvantagens do uso do sistema fotovoltaico interligados a rede de energia nas residências do bairro do infulene.

 Justificativa

[d]

A realização deste trabalho vai contribuir para o melhoramento da qualidade da energia fornecida ao bairro do infulene e a outras entidades, sendo que vai fazer uma radiografia sobre a actual situação do fornecimento de energia, vai levantar as potenciais alternativas técnicas e de gestão para o fornecimento de energia e contribuir para a estabilização e expansão do acesso a electricidade gerada por paineis solares no bairro do infulene. Com a implementação dos sistemas fotovoltaicos nas casas do bairro de infulene espera-se um aumento na qualidade de energia fornecida as residencias do bairro. De referenciar também que outra motivação do desenvolvimento do presente tema deve-se ao facto das dificuldades e dos transtornos que a população do bairro de Infulene têm passado por não ter uma outra alternativa de energia. A pesquisa contribuirá por outro lado para a comunidade académica em particular, pois ira desperte o interesse na gestão sustentável da energia elétrica,

O estudo visa contribuir tambem para o despertar da sociedade em geral e particularmente os residentes do bairo de Infulene em relação ao uso da energia fotovoltaica como fonte alternativa de geração de energia electrica. É de extrema importância realizar este estudo, uma vez que no final do mesmo, será possível afirmar categoricamente e com fundamentos científicos que a implementação do sistema de geração fotovoltaica irá desenvolver uma metodologia sustentável de gestão de energia e da qualidade da energia eletrica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (312 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com