TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercicio de Logistica Empresarial

Por:   •  7/4/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  707 Palavras (3 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 3

Tarefa 3 – Magazine Luiza, Uma Visão dos Modelos de Negócios Circulares e Logística Reversa na Economia Circular

  1. Com base no artigo Magazine Luiza, assinale as afirmativas como Verdadeira ou Falsa.

  1. (V) No segmento varejista, estar preparado para trabalhar o fluxo reverso dos produtos do consumo representa uma competência de extrema importância para o negócio.
  2. (F) O texto demonstra a preocupação da empresa em adotar práticas sustentáveis voltadas à preservação ambiental.
  3. (F) A má qualidade do serviço prestado pelas transportadoras foi determinante para a implantação do projeto de reestruturação da logística reversa.
  4. (V) Apesar de atuar nacionalmente, toda a operação de logística reversa era centralizada no principal CD da empresa em São Paulo.
  5. (V) A morosidade gerada pela centralização da logística reversa era tamanha que, um produto retornado, poderia levar até 9 meses entre seu recebimento no CD e a sua disponibilização para as lojas.
  6. (V) Uma vez retornada a mercadoria, o fluxo da logística reversa na Magazine Luiza abrange as seguintes atividades: seleção, triagem, diagnóstico, envio para o fabricante (ou autorizada) e descarte.
  7. (V) A operação descentralizada proporcionou redução de custos e do tempo de retorno das mercadorias para a comercialização.
  8. (F) A descentralização logística na Magazine Luiza teve como drive elevar o nível de serviço ao cliente.
  9. (V) A participação dos fabricantes foi fundamental para viabilizar a descentralização logística.
  10. (V) Na reestruturação da logística reversa a empresa conseguiu “arrefecer” (diminuir) o trade-off estoques x transporte.

  1. Com base nos artigos Uma Visão dos Modelos de Negócios Circulares, Logística Reversa na Economia Circular e nos vídeos https://www.youtube.com/watch?v=zhFhgXb4hO4 e https://www.youtube.com/watch?v=7d5uZsVggPU, responda:
  1. Qual a diferença entre economia circular e economia linear?

A diferença entre a Economia Linear e a Economia Circular, é que o modelo linear visa a obtenção de recursos e venda de mercadorias, sempre com foco na geração de lucro, sem pensar no descarte dos produtos e as consequências disso. A Economia Circular vem com a ideia de redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia, focando na maximização de reutilização e aumento da eficiência e do desenvolvimento dos modelos de negócios e cadeias de valor.

  1. Economia circular e logística reversa são sinônimos? Explique sua resposta.

Sim, a logística reversa é um modelo de logística dentro do contexto da economia circular, dando operacionalidade a teoria. As duas definições falam sobre a reciclagem, reutilização e ideia de redução.

  1. “A economia circular não é feita apenas por uma empresa, e sim pela interconexão entre empresas”. Você poderia substituir “interconexão entre empresas” por qual expressão? Responda com base na teoria abordada em nossas aulas.

  1. Assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F):

(F) “Salvar o planeta” e “fazer negócios” são objetivos incompatíveis com economia circular.

(F) Ao investirem em projetos sociais as indústrias se coadunam com os princípios da economia circular.

  1. Qual a principal diferença entre os exemplos de LR apresentados da Coca Cola e da HP Brazil & Sinctronics?

A logística reversa da Coca-Cola é focada nas embalagens do pós-consumo. Que são descartadas no meio ambiente, pelo fato do comprador não enxergar mais utilização no produto usado. A Coca-Cola volta seus esforços na coleta desses plásticos para utilização reciclável na criação de novos insumos. Diferente da Coca-Cola, a HP investe em LR aprimorando seu produto e novas pesquisas em parceria com a Sinctronics. Produzindo peças de plásticos mais sustentáveis que vão incorporar o seu produto final e irá levar maior qualidade e maior vida útil ao seu produto. É uma Logistica Reversa mais pensada no pós-venda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (56.5 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com