TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FATORES QUE INFLUENCIAM NA MOTIVAÇÃO DOS PROFESSORES DO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL TINA GARCEZ NO MUNICÍPIO DE ANORI ESTADO DO AMAZONAS

Por:   •  4/4/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.254 Palavras (14 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 14

FATORES QUE INFLUENCIAM NA MOTIVAÇÃO DOS PROFESSORES  DO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL TINA GARCEZ  NO MUNICÍPIO DE ANORI  ESTADO DO AMAZONAS

Alana Henrique Marques1

José Gutemberg Vieira Compton2

Maiza Cordeiro Serrão3

Rosana Maria dos Santos Mota4

RESUMO

O estudo busca conhecer e identificar, no cotidiano dos educadores, fatores que influenciam  sua motivação, que vão interferir em suas práticas pedagógicas e vão gerar um grau de satisfação. Podendo eles serem alterados a partir de uma análise minuciosa dos dados coletados dos professores da instituição em questão, e um projeto viável diante da realidade financeira e burocrática do município. O público alvo são professores do Centro Municipal de Educação Infantil Tina Garcês, no município de Anori, no Estado do Amazonas, onde foi realizado uma pesquisa de campo, de cunho qualiquantitativo, através da aplicação de um questionário à 18 docentes. Fatores abordados nesta pesquisa autonomia, remuneração, reconhecimento dos alunos e pais, ambiente físico, crescimento profissional, convivência com equipe de trabalho entre outros, geraram gráficos que ampararam uma análise coerente à realidade dos docentes, mostrando onde estão os pontos a serem fortalecidos e os que precisam ser mantidos, com intuito de tornar o educador cada vez mais motivado. Motivação esta, estudada por Frederick Herzberg, teórico/filósofo que se aprofundou nesta área do conhecimento, apontando fatores que tornam os professores satisfeitos, insatisfeito ou ausência de ambos. As expectativas dos resultados de um trabalho desta natureza surpreende, pois a motivação está além de um bom salário, mas compõem uma série de fatores e estes sim, vão determinar se um educador está motivado.

Palavras-chave: Educação, infantil,  Professor, Motivação[pic 1]

[pic 2]

Graduanda do Curso Superior de Tecnologia em Gestão pública, pela Universidade Estadual do Amazonas - e-mail: halana.henrique@hotmail.com ;2Graduando do Curso Superior de Tecnologia em Gestão pública, pela Universidade Estadual do Amazonas - e-mail: compton_anori@hotmail.com; 3Graduanda do Curso Superior de Tecnologia em Gestão pública, pela Universidade Estadual do Amazonas - e-mail: iza.AL20@hotmail.com;4Graduanda do Curso Superior de Tecnologia em Gestão pública, pela Universidade Estadual do Amazonas - e-mail:  rosananori@gmail.com[pic 3]

1. INTRODUÇÃO[pic 4]

Este estudo foi motivado pela percepção da importância de se identificar os fatores motivacionais que possam influenciar no rendimento das atividades dos profissionais que atuam na educação infantil. Principalmente ao observa-se o surgimento de novas leis e políticas públicas voltadas para esta área, reconhecendo assim as crianças de  0 a 5 anos  como sujeitos de direito, produtores de conhecimentos e cultura. Percebe-se que: “a educação infantil traz uma nova visão sobre a criança e também uma nova concepção de profissional”. (PERALTA, 1996).  Apesar das conquistas legais, percebeu-se que a concretização dessas políticas públicas para a infância ainda estão longe de se tornar uma realidade, principalmente ao que se concerne a educação, estando distante do ideal não somente o ambiente físico onde as crianças passam boa parte do dia, como materiais adequados para trabalhar, tanto em quantidade como em qualidade, deixando também a desejar no que se refere a quem trabalha com essas crianças, que tem poucas oportunidades de capacitação, um número excessivo de alunos por professor, baixos salários entre outros motivos que podem influenciar na desmotivação desses profissionais. 

Em 2013 fora sancionada pela presidenta Dilma Rousseff, a Lei 12.796, também conhecida como “Lei da  pré-escola”, que  traz em seu Artigo  29 a seguinte definição desta modalidade “A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade”.  Esta lei demostra a  importância da educação neste período da vida  e a responsabilidade colocada sobre os   professores, destacando assim  a  necessidade  de identificarmos;  quais  fatores que influenciam  na motivação  desses profissionais.  

O principal objetivo das atividades realizadas neste trabalho consistiu em identificar os fatores que influenciam na motivação dos professores do Centro Municipal de Educação Infantil Tina Garcez, no município de Anori – Amazonas; dando ênfase aos estímulos positivos à  motivação profissional, buscando detectar os fatores internos e externos  que influenciam em suas atividades laborais, bem como conhecer o percentual de satisfação em exercer a docência.

 Para a realização deste trabalho observou-se que, fomentar os fatores quais possam influenciar na motivação humana, apresentam-se como  um grande desafio para os cientistas comportamentais e para aqueles que administram as instituições, seja ela pública ou privada. Os efeitos da não motivação no trabalho podem gerar graves problemas tanto para as organizações quanto para as pessoas. Se para o profissional, a falta de estímulos positivos é um fator constante, dificilmente este alcançará o desempenho desejado pela instituição.

 Os estudos voltados à motivação dos seres humanos levam os teóricos a acreditarem que não se pode motivar as pessoas, uma vez que a fonte de energia que move o comportamento motivacional, vem do interior delas, sendo inerente às suas características de personalidade. O que se deve buscar são as possíveis relações entre a situação que o individuo encontra no seu ambiente de trabalho, sua motivação, e como isso influencia  no êxito de suas atividades.

A pesquisa realizada buscou detectar possíveis fatores que influenciavam na motivação de uma pequena, mas importante parcela dos profissionais que exercem a “bela arte” de educar crianças de até cinco anos.

Outro fator determinante na realização desta pesquisa é que a mesma esteve voltada para os profissionais que atuam no Centro Municipal de Educação Infantil  Tina Garcez , o único nesta modalidade de ensino no município de Anori, interior do Estado do Amazonas.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1   FATORES MOTIVACIONAIS

Muitas teorias foram desenvolvidas ao longo da história humana, na tentativa de se adequar os fatores motivacionais aos valores dos grupos que formam as instituições públicas ou privadas, na busca  de sucesso em seus objetivos e satisfação do profissional. Segundo  Maciel e Sá (2007). Atualmente, uma das teorias motivacionais que mais tem sido explorada, surgiu da preocupação de Frederick Herzberg que em pesquisar  no contexto de trabalho,  buscou identificar quais os fatores que se acham relacionados com aquelas atitudes que influem na produção e situações que determinam satisfação no trabalho. Essa importante pesquisa levou Herzberg a afirmar que “o contrário de satisfação não pode ser chamado de insatisfação, mas caracteriza-se mais como nenhuma satisfação. Da mesma forma, o contrário de insatisfação não pode ser entendido como satisfação, mas nenhuma insatisfação”. Maciel e Sá (2007) Davis (1992) citando Herzberg (Apud Maciel e Sá 2007. p10), afirmam ainda que:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (224.5 Kb)   docx (28.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com