TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Centro Municipal de Atenção Integral à Saúde (CEMAIS)

Por:   •  13/6/2016  •  Resenha  •  1.468 Palavras (6 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 6

O Centro Municipal de Atenção Integral à Saúde (CEMAIS) foi implantado em janeiro de 2008 e tem como norteador de suas ações a Portaria n° 971, de 03 de maio de 2006, que dispõe sobre a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS.

Práticas Integrativas e Complementares (PICs) são técnicas que visam a assistência à saúde do indivíduo, seja na prevenção, tratamento ou cura, considerando-o como mente/corpo/espírito e não um conjunto de partes isoladas. Sua atuação é preventiva e coadjuvante, em qualquer tratamento e todos podem se beneficiar do atendimento, independente da faixa etária e patologia. Atualmente, o serviço oferece tratamento em:

Homeopatia: trata o indivíduo em sua totalidade e não somente a doença. O médico homeopata busca conhecer, além da queixa principal, o temperamento, humor, sociabilidade, desejos, aversões, medos e todo um conjunto de outras informações. Por isso, o tempo de consulta homeopática torna-se maior (até 1 hora e 30 minutos) para que se tenham resultados satisfatórios. A procura por consulta homeopática vem crescendo a cada dia, pois foi feito um trabalho de apresentação do tratamento a outros setores da saúde como um grande parceiro na prevenção e tratamento de diversas doenças0,  levando a uma demanda reprimida de 35 pessoas/mês (média);

Acupuntura: o tratamento é realizado através da inserção de finíssimas agulhas em pontos ao longo dos canais de energia na superfície do corpo, desbloqueando e influenciando o sistema de regulação interna com o objetivo de promover o bem estar físico e mental e estimular a capacidade de auto-cura. O tempo de espera para primeira consulta é, em média, 09 meses.  Até maio/2016 a demanda reprimida é de 186 pacientes.        

Reiki: É uma terapia baseada na canalização da energia universal, através da imposição de mãos. Quando fazemos uso da energia Reiki estamos aplicando energia-luz, visando recuperar e manter a saúde física, mental, emocional e a espiritual; é um método natural de equilibrar, restaurar, aperfeiçoar e curar os corpos, criando para o ser um estado de harmonia. Atualmente o serviço é oferecido às sextas-feiras a tarde, podendo ser ampliado, pois temos profissional concursado capacitado interessado em suprir a  demanda reprimida existente. O tempo de atendimento de cada paciente por sessão gira em torno de 45 minutos, sendo ministradas oito sessões com reavaliação ao término para verificar a necessidade de alta ou extensão do atendimento. Até maio/2016 temos uma demanda reprimida de 35 pessoas.

Lian Gong (Prática Chinesa): é uma prática corporal elaborada na década de 70 pelo Dr. Zhuang Yuan Ming, médico ortopedista. O objetivo principal é o de tratar e prevenir dores no corpo, inúmeros problemas osteomusculares, articulações, etc., hoje tão freqüente, além de atuar nas disfunções dos órgãos internos e problemas respiratórios. São exercícios preventivos e curativos e seu público é composto por pessoas de qualquer idade, bastando respeitar os limites de cada participante. Atualmente esta técnica é ministrada desde 2015 no CEMAIS, às segundas-feiras pela manhã, contemplando atualmente um grupo de 50 participantes.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (94.6 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com