TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO NO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  22/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.139 Palavras (21 Páginas)  •  806 Visualizações

Página 1 de 21

Dourados - MS

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO NO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Identificação da instituição...........................................................................................p

Aspectos físicos e materiais..........................................................................................p Estrutura administrativa................................................................................................p

Corpo docente...............................................................................................................p

Equipamentos e recursos..............................................................................................

Proposta pedagógica da instituição (PPP).....................................................................P

Rotinas de cuidados e educação no berçário.................................................................p

Organização do tempo e do espaço...............................................................................p

Relacionamento professores/crianças............................................................................p

Rotinas de cuidados, educação e aprendizagem no maternal........................................p

Organização do tempo e do espaço...............................................................................p

Relacionamento professores/crianças............................................................................p

ESTÁGIO DE DOCÊNCIA ASSISTIDA

Elaboração do projeto para a Semana Mundial do Brincar...........................................p

Relato detalhado da execução do projeto......................................................................p

ANÁLISE CRÍTICA DA EXECUÇÃO DO ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL......p

CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS

ANEXOS

INTRODUÇÃO

O presente trabalho consiste no relatório final que é exigência da disciplina de Estágio Supervisionado em Educação Infantil .O estágio de docência foi realizado no CEIM Professor Mario Kumagai, Jardim Novo Horizonte, Dourados – MS,pela acadêmica Janaina Cabral Castellani. Sendo acompanhados pela professora regente: Emilene Maria de Paulo,o qual visa uma etapa importante para a formação acadêmica como para a concretização desta essencial fase de formação para realização e finalizar o curso pedagógico, que foi elaborado no período matutino e vespertino nos dias: (08) oito a (17) dezessete de abril de 2015 e (25) vinte e cinco a (29) vinte e nove de maio de 2015. Conforme combinado com a professora regente e a diretora, fui apresentada às crianças.

O estágio supervisionado, desenvolvido neste semestre, teve como objetivo não somente a concretização do estágio, como também concluir uma importante etapa do curso de pedagogia, bem como a aproximação com os alunos e poder analisar as condições físicas, pedagógicas e psicológicas da instituição de educação. O estágio caracteriza-se como meio importante de observar o grau e a qualidade que a entidade oferece, e vivenciar a realidade escolar, visto que como futuro educador é necessário obter todo o tipo de informações para poder auxiliar na área relativa ao conhecimento.

A disciplina teve como metas desenvolver trabalhos educacionais em sala de aula além de aprofundar e desenvolver os conceitos, procedimentos neste sentido. O estágio é um elemento fundamental para a obtenção da conclusão do curso de pedagogia.

É um momento único do acadêmico de unir toda a teoria absorvida durante todo o curso e a exposição da prática em sala de aula podendo colocar em ação, o momento de o acadêmico ser observado e também  de refletir sobre a própria prática, para analisarmos  se estamos preparados para se integrar no setor da educação, se é aquilo que queremos.

A prática em sala nos leva a refletir como será nosso dia a dia como professor. Enquanto estamos estudando apenas as teorias, não temos ideia do que é estar frente a uma classe e ser o responsável pela mediação do conhecimento às crianças, a responsabilidade é grande. A experiência vivida na sala do CEIM – me mostrou claramente o que significa ser professor na Educação Infantil. Saber como trabalhar determinado conteúdo, para que a criança realmente se desenvolva, aprenda com prazer.

ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO NO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

O Centro de Educação Infantil têm capacidade para 100 crianças. Mas, atualmente atende 71 pequenos infantes, com idade entre 4 meses e quatro anos. A distribuição se dá da seguinte forma: berçário I – 12 crianças de 4 meses a um ano ; berçário II – 14 crianças de 1 anos a 2 anos. Maternal I – 21 crianças de dois anos a três anos ; maternal II – 24 crianças de três  anos a quatro anos , com atendimento integral. O CEIM ainda conta com duas salas pré-escolares, destinada às crianças com idade de quatro anos a quatro anos e onze meses, nesse caso, o quantitativo é de 20 crianças, nos períodos matutino e vespertino, respectivamente.

Nas salas na qual realizei o estágio, possui 2 grandes janelas, 1 portas de acesso, quatro lâmpadas fluorescentes, um armário, banheiro, trocadores ,fraldários colchonetes, TV , dois ventiladores de teto.

A decoração das paredes é feita com desenhos, letras, números, cartazes com letras musicais, fotos das crianças e datas de aniversários. Essa decoração é feita pela professora em conjunto com as crianças. Vale lembrar que através da interação em momentos de decorar a sala, por exemplo, que as crianças se desenvolvem, aprendem.

Identificação da instituição

O Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) Professor Mario Kumagai, está localizado  na Rua Anair Da Silva Rocha N° 1530  no Jardim Novo Horizonte, em rua não asfaltada região suburbana da cidade. Atende uma clientela  de baixa renda, foi reinaugurado em 10 de Agosto de 2010, as obras de reforma foram realizadas com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) – do governo Federal – e contrapartida da Prefeitura. No total, foram investidos R$ 332 mil, com esta reforma dobrou o  total de crianças atendidas .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.7 Kb)   pdf (206.1 Kb)   docx (67.6 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com